O mercado para profissionais de engenharia está cada vez mais concorrido. Isso porque o grande número de graduados tem aumentado, mas muitos não encontram as melhores oportunidades de trabalho por não ter formações complementares e atender às exigências do mercado.
Por isso, estudar e se manter atualizado é a melhor opção para se diferenciar e ainda aumenta as opções de atuação e garante melhor rentabilidade.
Então, quem busca uma especialização que apresente valor para o mercado de trabalho vai se interessar no novo curso do IPOG: MBA Projeto e Construção de Obras Industriais e Especiais.
A seguir, entenda por que vale a pena se capacitar para atuar nessa área, as oportunidades de quem se especializa e as vantagens de escolher o IPOG para impulsionar o seu currículo.
Como está o mercado de engenharia para obras industriais e especiais?
O setor de construção de obras industriais e especiais se estabelece como uma área de destaque dentro do campo da engenharia. Confira alguns dados que explicam esse cenário.
- São mais de 300 mil prédios industriais no Brasil, empregando 8 milhões de pessoas e com receita líquida de R$ 3 trilhões, conforme a Pesquisa Industrial Anual do IBGE;.
- No Brasil, existem 1,7 milhão de quilômetros de estradas, mas apenas 13% estão pavimentadas, segundo estimativa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT);
- No segmento de barragens, o Brasil conta com o maior potencial hídrico do mundo;
- O segmento de obras industriais tem grande potencial de crescimento (corresponde a 11% das empresas e concentra 40% da renda dos profissionais da construção civil).
Além do mais, é possível pontuar que há uma tendência de aumento de investimentos em obras de infraestrutura pelo setor privado e na área de commodities, conforme estudos da Confederação Nacional das Indústrias (CNI).
Sendo assim, o Brasil é considerado a nova fronteira das obras industriais, devido ao potencial ainda a ser explorado. Então, ainda há mercado para quintuplicar a área industrial nacional, como apontam especialistas internacionais da Bloomberg e Deloitte.
É preciso se manter atualizado às novidades
De acordo com o professor Sérgio Botassi, coordenador da nova pós-graduação em Projeto e Construção de Obras Industriais e Especiais, o segmento de obras industriais tem um grande potencial de crescimento.
Deste modo, quem se prepara e se especializa para enfrentar os desafios do mercado de construção tem uma noção melhor de como aproveitar as oportunidades do setor e se apresenta como um profissional diferenciado.
Nesse caso, o novo curso do IPOG oferece a preparação adequada, considerando o cenário atual do mercado de construção civil, agora focado nas oportunidades em obras industriais e especiais.
Quais são os diferenciais competitivos de quem domina as técnicas de obras industriais e especiais?
As construções industriais demandam maior personalização do que projetos residenciais, visto que as empresas podem ter necessidades distintas de acordo com o ramo de atuação. Sendo assim, o profissional precisa ter a melhor preparação para atender a essas características específicas.
Outro fator em relação às obras industriais é a preocupação com a possibilidade de mudanças futuras, como o crescimento da empresa. Esse é um dos pontos que pode influenciar a necessidade de expansão das atividades e, consequentemente, as mudanças no espaço físico.
Portanto, o profissional da área deve ter os conhecimentos necessários para fazer adaptações e oferecer maior flexibilidade em todo o processo.
Ou seja, o profissional que faz um curso de pós-graduação na área de obras industriais e especiais se prepara para demandas cada vez mais urgentes do mercado, como a economia das edificações.
Profissionais mais completos
O professor Sergio Botassi esclarece que o estudante ganha uma formação mais integral:
“O estudante adquire competências em vários tipos de obras especiais e elementos da construção industrial, as quais normalmente demandam mais de um profissional. Assim, ele se torna mais completo do que a maioria dos profissionais do segmento. Além de melhorias salariais, ele tem experiência condensada em termos de conhecimento e práticas profissionais a partir dos docentes que são consultores da área”, justifica o coordenador do novo curso de Projeto e Construção de Obras Industriais e Especiais do IPOG
Conhecimento atrativo para o mercado
No entanto, a formação não é interessante apenas para o estudante, mas também para as empresas que contratam profissionais que entendem as necessidades do mercado e sabem inovar com novos processos e maior flexibilidade.
Sendo assim, a formação agrega valor aos trabalhos desenvolvidos pelo egresso, já que ele aprenderá boas práticas e normas técnicas, a fim de garantir durabilidade das obras, mas sem se esquecer de manter a economia nas soluções.
Quais são as oportunidades que se abrem ao especialista em obras industriais e especiais?
O curso é indicado para engenheiros civis, eletricistas, mecânicos, arquitetos e áreas correlatas, assim como interessados em ampliar o campo de conhecimento sobre projetos e construção de obras industriais e especiais.
Contudo, a formação também é recomendada a empreendedores, gestores e coordenadores que desejam aliar a sua competência técnica com a gerencial, em empreendimentos industriais e obras especiais, com enfoque na otimização de seus processos.
Quem se especializa nesse segmento pode usufruir de um salário mais competitivo. Afinal, a área envolve um nível de responsabilidade maior, bem como as obras são de maior magnitude. Assim, o profissional tem oportunidade de ser mais valorizado e obter ganhos 30% maiores do que o salário médio de profissionais da construção civil.
Conheça o novo curso de Projeto e Construção de Obras Industriais e Especiais do IPOG
A nova pós-graduação em Projeto e Construção de Obras Industriais e Especiais do IPOG oferece ao estudante a possibilidade de obter conhecimento amplo e detalhado sobre as melhores práticas de concepção de projetos dessa área, além dos respectivos dimensionamentos.
A especialização é voltada para o atendimento de requisitos de qualidade e desempenho das edificações. Além do mais, o estudante desenvolve habilidades técnicas e gerenciais para projetos com excelente capacidade de execução e de economia para a obra.
Com duração de 12 meses, o curso ainda incentiva a aplicação de instruções normativas que regulam o setor (ABNT, ISO etc.) e o debate sobre o uso de modernos recursos e técnicas para a construção civil.
Serão 12 disciplinas, cada uma com módulo on-line e ao vivo. Também são 12 horas de atividades práticas no Ambiente Virtual de Aprendizagem para fixar ainda mais os conhecimentos ensinados.
Grade curricular
- Projeto de Galpão em Estrutura Metálica e Detalhes Executivos;
- Projeto de Galpão em Estrutura Pré-moldada e Detalhes Executivos;
- Projeto e Detalhamento de Piso Industrial e Construção da Superestrutura;
- Sistemas de Vedações e Isolamento Térmico Industriais;
- Projeto Hidráulico de Barragem de Reservatório;
- Projeto Estrutural de Barragem de Concreto;
- Projeto Estrutural de Barragem de Solo;
- Boas Práticas Construtivas e Estudos em Grandes Concretagens;
- Projeto de Pontes de Concreto Protendido;
- Projeto de Pavimento Rígido Aplicado a Tráfego Pesado;
- Projeto de Sistemas de Drenagem Pluvial Industrial;
- Gestão da Qualidade em Obras Industriais.
Diferenciais do curso
Essa é a primeira e única pós-graduação do mercado a tratar de obras industriais e especiais em um único curso, com enfoque direcionado para projeto e execução de indústrias, barragens, pontes e pavimentação.
Sendo assim, a pós-graduação oferece uma visão sistêmica e estratégica da obra, a fim de que o especialista esteja focado na racionalização de processos e no desempenho ao longo da vida útil.
O curso também é voltado para o campo prático e profissionalizante, estando alinhado com regulamentações normativas e apresenta vários estudos de casos práticos e exercícios aplicados. Dessa forma, não há preocupação em se aprofundar em temas teóricos e acadêmicos.
Outra vantagem importante é que o IPOG é uma instituição reconhecida pelo conselho de classe (Crea-GO). Além disso, a pós-graduação em Projeto e Construção de Obras Industriais e Especiais está em processo de registro no Crea.
Corpo docente qualificado
Os professores que integram o corpo docente do curso são especialistas no mercado de projetos e execução de obras industriais e especiais de infraestrutura, incluindo pontes, barragens e pavimentação.
São mestres e doutores com grande experiência acadêmica, com diferencial de atuação de sucesso nas respectivas áreas. Ou seja, existe uma visão sistêmica e real do mercado, dos obstáculos e de como enfrentá-los.
Metodologia inovadora com o selo IPOG de qualidade
A metodologia inovadora do IPOG conta com atividades práticas aplicadas usando o modelo de sala de aula invertida. O estudo do conteúdo é organizado pelo professor, com a realização de atividades preparatórias e de ancoragem que envolvem cases e aplicação de ferramentas, potencializando a aprendizagem durante as aulas ao vivo.
Tudo isso vem para oferecer maior autonomia ao estudante e um método que possibilite maior retenção dos módulos e do conhecimento adquirido.
Construa uma carreira de sucesso com o IPOG
Dê um salto em sua carreira profissional com a primeira pós-graduação do mercado a tratar de obras industriais e especiais em um único curso.
A pós-graduação em Projeto e Construção de Obras Industriais e Especiais do IPOG vai atender às necessidades do mercado, possibilitando atuação em áreas em potencial crescimento.
Conheça nosso curso e esteja preparado para assumir cargos mais elevados, maiores responsabilidades e salários e se desenvolver entre os melhores da construção civil.
Gostou deste conteúdo? Leia também outros artigos em nosso blog:
- O que falta no mercado para profissionais de engenharia?
- Gestão de contratos na construção civil: aprenda com o IPOG
Case de sucesso: conheça os diferenciais da graduação em Engenharia Civil no IPOG