Conheça a melhor pós-graduação em Energias Renováveis
5 minutos de leitura

Pós-graduação em Energias Renováveis: confira a preparação dos melhores profissionais

A transição para um futuro mais sustentável e livre de emissões de carbono requer profissionais altamente qualificados e especializados em energias renováveis. Dessa forma, a área nunca esteve tão em alta quanto agora por conta da preocupação com as energias limpas e a sustentabilidade.

Nesse contexto, a pós-graduação desempenha um papel fundamental ao oferecer programas de estudo e pesquisa focados no desenvolvimento e na implementação de tecnologias limpas.

Para isso, é preciso contar com um curso competitivo e que ofereça o que há de melhor em teoria e prática.

Neste artigo, o IPOG mostra a importância de uma formação no setor e como é o mercado de trabalho e energias renováveis. Além disso, você entende as vantagens da pós-graduação e qual é o diferencial competitivo de quem escolhe o melhor curso no segmento. Confira!

Energias renováveis: por que se especializar na área?

A participação das energias renováveis no segmento tem crescido ao longo dos anos. Essa fatia aumentou de 26% para 28% no primeiro trimestre de 2020, em relação ao mesmo período do ano anterior. Depois, fechou em quase 30% no fim de 2020, de acordo com o relatório Global Energy Review 2020, da Agência Internacional de Energia (IEA).

Isso acontece, principalmente, por conta da redução dos impactos causados ao meio ambiente. Além de contribuir para a preservação da biodiversidade, essa modalidade de geração de energia é importante para a redução da emissão de gases de efeito estufa.

De outro modo, a utilização de energias renováveis tem um papel essencial para o desenvolvimento econômico. A modalidade reduz os custos e colabora com a segurança energética do país. 

Por isso, o setor se destaca com a geração de empregos e busca mão de obra especializada.

Mercado de trabalho para fontes renováveis de energia

No Brasil, são 1,158 milhão de empregos em energias renováveis. O país tem o segundo maior número de profissionais do setor no mundo, ficando atrás somente da China, conforme a Agência Internacional de Energia Renovável (Irena).

Geralmente, as vagas se concentram no segmento de energia hidroelétrica. No entanto, as energias solar e eólica também chamam atenção pelo crescimento acelerado e se consolidam como alternativas.

As projeções para o setor de energia eólica, por exemplo, são promissoras. A expectativa é que a fatia eólica aumente dos 9% registrados em 2019 para 16% no ano de 2029, de acordo com o Plano Decenal de Expansão de Energia do Ministério de Minas Energia. Já a energia solar deve aumentar quatro vezes, saltando de 2% para 8%.

Quais são as vantagens competitivas de contar com um MBA em Energias Renováveis e Eficiência Energética?

O profissional que conta com um MBA em Energias Renováveis e Eficiência Energética conta com um diferencial competitivo no currículo, porque as empresas do setor estão em busca de profissionais especializados no setor.

A pós-graduação na área ajuda o profissional a responder aos desafios do cotidiano profissional. Assim, os especialistas podem oferecer melhores soluções para os sistemas baseados em energias renováveis.

Quem conclui o MBA em Energias Renováveis e Eficiência Energética também tem maiores chances de garantir salários competitivos. Do mesmo modo, uma formação no setor é essencial para o networking, ampliando a sua rede de contatos e conexões, favorecendo o aprendizado e a ampliação de oportunidades para atuar na área.

Onde trabalhar depois da especialização?

Após a conclusão da pós-graduação em Energias Renováveis e Eficiência Energética, você estará habilitado para atuar em:

  • empresas que oferecem instalação, manutenção e comercialização de equipamentos e sistemas de energia;
  • órgãos de administração pública que usam ou regulam energia renovável;
  • concessionárias do ramo de energia;
  • cooperativas de energia elétrica;
  • empresas de geração e comercialização de energia;
  • empreendimentos com sistemas de geração de energia renovável próprios;
  • centros de pesquisa sobre sistemas de energias renováveis.

O que você aprende na pós-graduação em Energias Renováveis?

Durante a Pós-graduação em Fontes Renováveis de Energia e Eficiência Energética, você estuda os fundamentos da gestão estratégica em projetos. A formação também permite que você compreenda como funciona a eficiência energética em sistemas térmicos e quais são as fontes alternativas.

O profissional matriculado também aprende sobre fontes alternativas e transição energética. Ainda são abordados tópicos como energia de biomassa e biocombustíveis, além de energias hidráulica, solar e eólica. 

Assim, você se torna preparado para explorar novas possibilidades de trabalho e inúmeras possibilidades de crescimento.

Quem pode fazer pós-graduação em Energias Renováveis?

Engenheiros, consultores e outros profissionais de nível superior que têm interesse de se especializar na área de energias renováveis podem fazer uma pós-graduação na área e se capacitar para atuar no segmento.

Obtenha a melhor certificação com o MBA em Gestão de Fontes Renováveis de Energia e Eficiência Energética

O MBA em Gestão de Fontes Renováveis de Energia e Eficiência Energética do IPOG é a melhor certificação da área. A instituição une vantagens: corpo docente qualificado, módulos adequados com as necessidades do mercado de trabalho, aulas ao vivo e foco na prática profissional. 

Saiba mais detalhes.

Módulos do curso

  • Fundamentos da Gestão Estratégica em Projetos
  • Eficiência Energética em Sistemas Térmicos
  • Fontes Alternativas e Transição Energética
  • Tarifas de Energia Elétrica
  • Energia de Biomassa e Biocombustíveis
  • Energia Hidráulica
  • Energia Solar
  • Energia Eólica
  • Projetos Eficientes em Iluminação
  • Eficiência Energética e Etiquetagem Procel
  • Eficiência em Instalações Industriais e Comerciais
  • Gestão de Energia e Contratos de Performance

Professores de referência no setor

O coordenador do curso é Alan Nascimento, mestre em energia pela UFABC (2012). Ele é  professor do IPOG desde 2010 em vários cursos e disciplinas, sempre voltadas às áreas de arquitetura e engenharia elétrica.

Nascimento conta com sólida formação técnica, com treinamentos na Bélgica e em Portugal. Com mais de 20 anos de atuação no mercado de iluminação, o coordenador do curso é gerente comercial e consultor técnico na área de LED de empresas especializadas na distribuição e no desenvolvimento de soluções eficientes para a indústria de iluminação.

Além disso, o MBA em Gestão de Fontes Renováveis de Energia e Eficiência Energética do IPOG apresenta um corpo docente formado pelos seguintes professores:

  • Vivian Fetzner Ritter
  • Júlia Teixeira Fernandes
  • Diego Luis Brancher
  • Evandro Medeiros Braz
  • Fernando Cesar Calsoni

Aulas on-line e ao vivo

Outro diferencial da pós-graduação em Energias Renováveis do IPOG são as aulas on-line e ao vivo. Desse modo, você consegue assistir às aulas de onde preferir, facilitando o seu dia a dia. A modalidade também amplia a interação dos estudantes com os professores, melhorando o aprendizado do conteúdo.

Foco na prática profissional e nas novas tecnologias de inovação

Além de apresentar teorias para que o profissional tenha habilidades técnicas, a formação aborda as aplicações práticas dos tópicos abordados. Com isso, o estudante ganha um olhar ampliado sobre os assuntos tratados nas aulas e amplia a sua compreensão sobre os desafios do cotidiano do setor de energias renováveis.

Atualização desejada pelo mercado

A pós-graduação do IPOG é idealizada para corresponder às necessidades do mercado de trabalho de energias renováveis. O objetivo do curso é formar profissionais capacitados para oferecer as melhores soluções para o setor, com conhecimento técnico robusto e adequado às demandas do segmento.

Invista em uma carreira de sucesso na área

Foque no desenvolvimento de sua carreira com conhecimento especializado e focada no que o mercado realmente precisa. 

Visite a página do MBA em Gestão de Fontes Renováveis de Energia e Eficiência Energética, preencha o formulário e fale com nossos consultores de carreira.

Artigos relacionados

Setor industrial deve abrir mais de 50 mil vagas em tecnologia, engenharias e gestão até 2025 Sabe-se que a indústria é indispensável para a competitividade comercial do país. Do ponto de vista empresarial, um setor competitivo gera resultados melhores, e, para o profissional, isso aumenta a quantidade de postos de trabalho e melhora os salários entre...
MBA em Projeto, Desempenho e Construção de Estruturas e Fundações: um curso que supre a alta procura... Com tantos profissionais graduados, o mercado de construção civil acabou saturado. Não por falta de vagas, mas sim por falta de profissionais qualificados. Hoje, é essencial ter conhecimento técnico aprofundado, acompanhar as tendências do mercado e se apr...
Professora do IPOG participa da criação da Primeira Norma Brasileira de Elaboração de Orçamentos de ... A Professora do MBA Planejamento, Execução de Controle de Obras Públicas e do MBA Gerenciamento de Obras, Qualidade & Desempenho da Construção do IPOG, Inaiara Ferreira Marini, participou da comissão para a criação da Primeira Norma Brasileira de Elaboraçã...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br