Como a infraestrutura de transportes e rodovias pode ajudar na retomada do crescimento do Brasil

Global logistics network concept and wireless communication network, abstract image visual, internet of things concept..

Um dos principais desafios hoje no Brasil está centrado nos gargalos apresentados pela falta de infraestrutura de transportes e rodovias. Sempre procuro estabelecer um comparativo da eficiência dos modais brasileiros com a de países de mesmo porte territorial como Estados Unidos, China e Austrália, e fica nítido o quanto estamos atrasados neste sentido.

Nos Estados Unidos, por exemplo, todos os estados são interligados por rodovias duplicadas. Se isso fosse uma realidade por aqui, seria possível sair de Belém e chegar ao Rio Grande do Sul trafegando exclusivamente por vias duplicadas.

Essa carência de infraestrutura adequada gera altos custos para o transporte de mercadorias e commodities, causando a ineficiência dos planos logísticos traçados, e da diminuição da circulação de riquezas em solo nacional.

 Infraestrutura de transportes e rodovias: desafios logísticos

O grande desafio da atualidade é melhorar o nosso principal modal, que são as rodovias, sendo que a grande maioria não apresenta sequer pavimentação. Segundo levantamentos sobre a utilização dos modais no Brasil temos o seguinte cenário:

  1. 65% rodoviário
  2. 15% ferroviário
  3. 11% cabotagem
  4. 4% dutoviário
  5. 5% hidroviário
  6. 0,6% aeroviário

* Fonte Empresa de Planejamento e Logística (EPL) 2015

Raio X dos modais brasileiros

  • O Brasil possui cerca de 2 milhões de quilômetros de rodovias. Deste total, aproximadamente 90% não está pavimentada;
  • As hidrovias não são exploradas em todo o seu potencial;
  • Os portos são ineficientes e apresentam problemas estruturais como profundidade inadequada e acesso complexo;
  • Contamos com poucos aeroportos considerado o tamanho do país. A grande maioria é de pequeno porte.

O Brasil é uma folha em branco no quesito infraestrutura, tem muito a ser edificado para conseguir dar vazão e eficiência a toda riqueza produzida por aqui. Portanto, vi a necessidade de oferecer junto ao IPOG o MBA Infraestrutura de Transportes e Rodovias

Essa carência de Infraestrutura de transportes e rodovias faz o custo logístico brasileiro ser exorbitante. Um dos caminhos para resolver esse grande gargalo seriam as parcerias público privadas (PPP), estabelecidas entre o governo e a iniciativa privada. Só assim conseguiremos dinamizar e dar eficiência aos planos logísticos traçados pelos gestores das cadeias de suprimentos.

Clique aqui e entenda melhor sobre a Supply Chain (cadeia de suprimentos)

Artigos relacionados

#MulheresNoComando: as arquitetas que encontraram no empreendedorismo uma forma de emocionar as pess... Em 2015, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), divulgou um estudo o qual constatava a presença de 7,3 milhões de mulheres empreendedoras no Brasil. Isto representa uma crescente autonomia da mulher brasileira, a qual tem conquist...
5 razões para fazer um MBA em Gestão de Projetos Cada vez mais, empregadores de diversos segmentos têm procurado profissionais competentes em gestão de projetos. Eles buscam profissionais qualificados, com competências como: gestão do tempo, implantação de estratégias, administração eficiente do cronograma d...
Coworking e os benefícios para o empreendedor Você já ouviu falar sobre coworking, os novos espaços de trabalho que têm ganhado força no Brasil? Trata-se de lugares que reúnem diversos profissionais, que compartilham não apenas a infraestrutura, mas também os serviços diários e muita inspiração. O mercad...
Edésio Lopes: Doutor engenharia civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na área de Infraestrutura Viária, onde também obteve o seu mestrado, graduado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). É coordenador do MBA de Infraestrutura de Transporte e rodovias do IPOG; MBA Geociências e Geotecnologias; MBA Planejamento Urbano Sustentável; MBA Executivo em Logística de Distribuição e Produção. É colaborador na IDP engenharia (empresa sediada na Espanha) em projetos voltados para infraestrutura de transportes, logística e mobilidade urbana. Atuou por 9 anos como pesquisador no LabTrans/UFSC em projetos relacionados a infraestrutura de transporte em órgão federias e estaduais. Atuou como professor no setor de Geodésia no departamento de engenharia civil da UFSC e trabalhou no Laboratório de Fotogrametria e Sensoriamento Remoto em projetos de auxílio à execução de planos diretores municipais.