O coordenador do MBA Inovação, Empreendedorismo & Estratégia Competitiva, Joe Weider, conduziu uma jornada empreendedora na capital goiana, e nós claro acompanhamos tudo para trazer para você os melhores momentos. Durante sua palestra, Joe fez um balanço sobre as principais características de empreendedores de sucesso, mostrando que algumas pessoas simplesmente nascem com tais características, enquanto outras podem desenvolvê-las com disciplina e foco nos resultados almejados.
Um empreendedor de sucesso adota certas atitudes ao longo de sua vida. “Empreender é um estilo de vida”, reflete Joe Weider. Hoje temos os empreendedores natos que são aqueles que assumem os riscos de patrocinarem suas ideias, e os intraempreendedores, que conseguem desenvolver ideias promissoras sendo parte integrante de corporações.
Não é preciso largar o seu emprego para empreender. Você pode fazer isso na posição que ocupa hoje, desde que adote uma série de características que demonstrem seu interesse em desenvolver novas ideias”, explica.
Conforme pontua Joe Weider, os empreendedores possuem algumas características em comum como:
- valorização da capacidade de enfrentar desafios;
- são altamente otimistas;
- pragmáticos;
- se diferenciam pela excelência em tudo que fazem;
- calculam os riscos e preferem assumir riscos médios;
- mantêm o foco nos resultados;
- cultivam pensamentos criativos e encontram maneiras diferentes de fazerem as coisas;
- estimulam ambientes de aprendizagem;
- exercem a capacidade da resiliência.
Dentre as características descritas acima, com quantas você se identificou? Não precisa se preocupar se você não possui todas elas aprimoradas. O mais importante é que cada uma delas pode ser desenvolvida com a prática, com o senso de que para se empreender é preciso fazer as coisas acontecerem.
Não se aprende a empreender meramente na teoria, mas se colocando à prova das situações que o mercado lhe impõe. Daí a importância da resiliência e do foco na aprendizagem serem tão importantes neste processo”.
Outro ponto crucial dos empreendedores é que, ao contrário do que se imagina, eles não apostam tudo que disponibilizam em uma ideia. Gostam de correr riscos médios, mas que não extingam suas forças ou reservas financeiras. Para quem deseja aprimorar sua capacidade empreendedora, esteja voltado para a educação empresarial, que auxilia e muito na eficácia dos empreendedores. “O aperfeiçoamento constante é fundamental”, alerta Joe.
Pensando como empreendedores de sucesso
Para colocar em prática as características empreendedoras que cada um carrega em si que tal começar a pensar de forma estratégica? As estratégias foram desenvolvidas durante as guerras e mostram importantes formas de se posicionar diante de situações desafiadoras. Pensamento estratégico detalha o que será feito, enquanto o pensamento tático mostra como será feito.
Trabalhar estratégias demanda uma observação aprimorada do mercado para saber como se posicionar e quais estratégias adotar. Essa observação pode ser por meio de pesquisa, ou de forma informal mesmo, adentrando no universo do seu concorrente, sondando pessoas próximas sobre como enxergam a sua área e as sugestões que apresentam para melhorá-la. “Você deve respirar a sua área de atuação se mantendo ligado a tudo que se refere a ela”, orienta.
Agora que seu radar está ajustado para captar tudo que se refere à sua área de atuação, insira o seu público-alvo na sua zona de observação. Conhecer suas aspirações e dores faz com que você pense em estratégias certeiras para impactá-lo.
Neta fase está na hora de verificar se há barreiras de entrada neste ramo que quer se dedicar. Quem serão meus fornecedores? Já existem produtos e serviços no mercado que substituem o que proponho fazer? Todas essas perguntas devem ser respondidas com a maior franqueza e sem medo do enfrentamento. Quanto maior for a sua noção de tudo que tem sido feito na área que deseja atuar, melhor conseguirá desenhar formas de se diferenciar, de lidar estrategicamente com as dificuldades do mercado.
Após definir todos os detalhes para fazer a sua inserção no mercado tenha em mente a evolução do seu produto ou serviço, pois tudo que é muito bom é copiado no meio empresarial. Você deve estar preparado para se aprimorar com inovações constantemente, como se estivesse sempre lançando a versão beta das suas ideias, pois elas logo serão copiadas, e você precisará de um novo lançamento para manter-se na liderança.
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