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13 de março de 2017

Estratégias eficazes para aumentar a visibilidade de consultórios de saúde

IPOG, Consultórios, Saúde

Como a área de saúde trabalha com clientes que muitas vezes estão vulneráveis ao procurar os profissionais, a humanização do atendimento faz a diferença. “A conexão emocional entre paciente e profissional de saúde permite que o tratamento flua de maneira mais tranquila”, explica  Andréa Tirlone, professora do curso de aperfeiçoamento em Excelência em Saúde – Marketing, Fidelização e Captação de Clientes do IPOG.

Hoje, há no mercado inúmeras clínicas que investem em chaves de sucesso para engajar clientes, tornando-os fidelizados. A especialista explica que, para isso, é importante investir um tempo em planejamento estratégico do negócio. Veja aqui algumas dicas que podem ajudar a aumentar a visibilidade de consultórios de saúde:

– Cuide do ambiente do consultório para que o cliente se sinta acolhido.

– Apresente as técnicas existentes no consultório.

– Estabeleça ações periódicas de marketing, sempre respeitando o código de ética profissional relativo a área que atua.

– Invista em comunicação efetiva para lembrar os clientes da importância dos retornos periódicos e da prevenção.

A professora destaca que dentre os fatores limitantes que o profissional de saúde enfrenta em seus estabelecimentos estão: a falta de conhecimento dos princípios básicos de administração e marketing, e também a falta de percepção de que os estabelecimentos de saúde são empresas que precisam ser gerenciadas para alcançar o retorno esperado.

A tendência dos profissionais é direcionar a atenção apenas para a área técnica, “ocorre que após captar o cliente e atendê-lo, os profissionais acabam, na maioria das vezes, negligenciando ações de manutenção dos clientes, perdendo a oportunidade de fidelizá-lo junto ao consultório ou clínica”, explica.

O marketing de indicação ainda é o mais eficaz, permite que o próprio cliente compartilhe suas experiências e motive outras pessoas a buscar as mesmas oportunidades. “É fundamental ainda que o profissional defina o público-alvo a ser atendido e estabeleça as estratégias adequadas de abordagem”, ressalta Andréa.

Confira mais algumas dicas que podem ajudar a aumentar a visibilidade do consultório e fazer de você um profissional de saúde com muito sucesso:

– Mude paradigmas, entenda os estabelecimentos de saúde como empresas

– Invista em estratégias de marketing

– Selecione a equipe de trabalho de acordo com a cultura organizacional

– Invista na manutenção e obtenção de clientes

– Mantenha o ambiente de consultório limpo e organizado

– Atenda no horário, respeitando os compromissos do cliente

– Invista em tecnologia e conhecimento para demonstrar segurança nas atividades realizadas

– Tenha planos de tratamento compatíveis com o público-alvo

– Estabeleça conexões emocionais com seus clientes

– Invista em programas de qualidade e pesquisas periódicas

Gostou das dicas?  Desejamos a você uma pesquisa muito produtiva e bons estudos.

Sobre Andréa Tirlone

Professora do curso de aperfeiçoamento em Excelência em Saúde – Marketing, Fidelização e Captação de Clientes do IPOG

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