Estratégias eficazes para aumentar a visibilidade de consultórios de saúde
2 minutos de leitura
13 de março de 2017

Estratégias eficazes para aumentar a visibilidade de consultórios de saúde

IPOG, Consultórios, Saúde

Como a área de saúde trabalha com clientes que muitas vezes estão vulneráveis ao procurar os profissionais, a humanização do atendimento faz a diferença. “A conexão emocional entre paciente e profissional de saúde permite que o tratamento flua de maneira mais tranquila”, explica  Andréa Tirlone, professora do curso de aperfeiçoamento em Excelência em Saúde – Marketing, Fidelização e Captação de Clientes do IPOG.

Hoje, há no mercado inúmeras clínicas que investem em chaves de sucesso para engajar clientes, tornando-os fidelizados. A especialista explica que, para isso, é importante investir um tempo em planejamento estratégico do negócio. Veja aqui algumas dicas que podem ajudar a aumentar a visibilidade de consultórios de saúde:

– Cuide do ambiente do consultório para que o cliente se sinta acolhido.

– Apresente as técnicas existentes no consultório.

– Estabeleça ações periódicas de marketing, sempre respeitando o código de ética profissional relativo a área que atua.

– Invista em comunicação efetiva para lembrar os clientes da importância dos retornos periódicos e da prevenção.

A professora destaca que dentre os fatores limitantes que o profissional de saúde enfrenta em seus estabelecimentos estão: a falta de conhecimento dos princípios básicos de administração e marketing, e também a falta de percepção de que os estabelecimentos de saúde são empresas que precisam ser gerenciadas para alcançar o retorno esperado.

A tendência dos profissionais é direcionar a atenção apenas para a área técnica, “ocorre que após captar o cliente e atendê-lo, os profissionais acabam, na maioria das vezes, negligenciando ações de manutenção dos clientes, perdendo a oportunidade de fidelizá-lo junto ao consultório ou clínica”, explica.

O marketing de indicação ainda é o mais eficaz, permite que o próprio cliente compartilhe suas experiências e motive outras pessoas a buscar as mesmas oportunidades. “É fundamental ainda que o profissional defina o público-alvo a ser atendido e estabeleça as estratégias adequadas de abordagem”, ressalta Andréa.

Confira mais algumas dicas que podem ajudar a aumentar a visibilidade do consultório e fazer de você um profissional de saúde com muito sucesso:

– Mude paradigmas, entenda os estabelecimentos de saúde como empresas

– Invista em estratégias de marketing

– Selecione a equipe de trabalho de acordo com a cultura organizacional

– Invista na manutenção e obtenção de clientes

– Mantenha o ambiente de consultório limpo e organizado

– Atenda no horário, respeitando os compromissos do cliente

– Invista em tecnologia e conhecimento para demonstrar segurança nas atividades realizadas

– Tenha planos de tratamento compatíveis com o público-alvo

– Estabeleça conexões emocionais com seus clientes

– Invista em programas de qualidade e pesquisas periódicas

Gostou das dicas?  Desejamos a você uma pesquisa muito produtiva e bons estudos.


Artigos relacionados

Uma visão geral sobre os modais brasileiros Quer saber tudo sobre os modais brasileiros? Então este post é para você! É inegável o quanto os transportes são importantes nos processos de fluxo de pessoas e mercadorias. Quando se trata de um sistema ágil e prático então, os benefícios são muitos: vai desd...
Qual o comportamento do cliente? Uma coisa é fato, não um existe um parâmetro que analise os clientes de forma generalizada, como um "manual" de como agir. Afinal, é preciso levar em consideração os mais diversos aspectos: culturais, regionais, sociais e econômicos. Mas, também é fato que o c...
4 carreiras para especialistas em Saúde Pública Foi-se o tempo em que concluir uma graduação era sinônimo de sucesso profissional. Cada vez o mercado de trabalho fica mais exigente e, para acompanhar o ritmo e não ficar de fora, é necessário se manter atualizado e tornar-se especialista em determinado assun...

Sobre Andréa Tirlone

Coordenadora dos cursos de MBA "Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental" e "Engenharia Sanitária e Ambiental" do IPOG.

Comentários