Estratégias eficazes para aumentar a visibilidade de consultórios de saúde
2 minutos de leitura
13 de março de 2017

Estratégias eficazes para aumentar a visibilidade de consultórios de saúde

IPOG, Consultórios, Saúde

Como a área de saúde trabalha com clientes que muitas vezes estão vulneráveis ao procurar os profissionais, a humanização do atendimento faz a diferença. “A conexão emocional entre paciente e profissional de saúde permite que o tratamento flua de maneira mais tranquila”, explica  Andréa Tirlone, professora do curso de aperfeiçoamento em Excelência em Saúde – Marketing, Fidelização e Captação de Clientes do IPOG.

Hoje, há no mercado inúmeras clínicas que investem em chaves de sucesso para engajar clientes, tornando-os fidelizados. A especialista explica que, para isso, é importante investir um tempo em planejamento estratégico do negócio. Veja aqui algumas dicas que podem ajudar a aumentar a visibilidade de consultórios de saúde:

– Cuide do ambiente do consultório para que o cliente se sinta acolhido.

– Apresente as técnicas existentes no consultório.

– Estabeleça ações periódicas de marketing, sempre respeitando o código de ética profissional relativo a área que atua.

– Invista em comunicação efetiva para lembrar os clientes da importância dos retornos periódicos e da prevenção.

A professora destaca que dentre os fatores limitantes que o profissional de saúde enfrenta em seus estabelecimentos estão: a falta de conhecimento dos princípios básicos de administração e marketing, e também a falta de percepção de que os estabelecimentos de saúde são empresas que precisam ser gerenciadas para alcançar o retorno esperado.

A tendência dos profissionais é direcionar a atenção apenas para a área técnica, “ocorre que após captar o cliente e atendê-lo, os profissionais acabam, na maioria das vezes, negligenciando ações de manutenção dos clientes, perdendo a oportunidade de fidelizá-lo junto ao consultório ou clínica”, explica.

O marketing de indicação ainda é o mais eficaz, permite que o próprio cliente compartilhe suas experiências e motive outras pessoas a buscar as mesmas oportunidades. “É fundamental ainda que o profissional defina o público-alvo a ser atendido e estabeleça as estratégias adequadas de abordagem”, ressalta Andréa.

Confira mais algumas dicas que podem ajudar a aumentar a visibilidade do consultório e fazer de você um profissional de saúde com muito sucesso:

– Mude paradigmas, entenda os estabelecimentos de saúde como empresas

– Invista em estratégias de marketing

– Selecione a equipe de trabalho de acordo com a cultura organizacional

– Invista na manutenção e obtenção de clientes

– Mantenha o ambiente de consultório limpo e organizado

– Atenda no horário, respeitando os compromissos do cliente

– Invista em tecnologia e conhecimento para demonstrar segurança nas atividades realizadas

– Tenha planos de tratamento compatíveis com o público-alvo

– Estabeleça conexões emocionais com seus clientes

– Invista em programas de qualidade e pesquisas periódicas

Gostou das dicas?  Desejamos a você uma pesquisa muito produtiva e bons estudos.


Artigos relacionados

Gestão do Tempo: Melhore suas práticas e se torne mais eficiente! Já teve aquela impressão de que 24 horas são insuficientes para cumprir com todos os compromissos do dia?! Se esse sentimento é frequente na sua rotina, vai aí uma dica do coordenador do MBA a distância em Gestão Empresarial, Inovação e Estratégia Competitiva ...
Tendências tecnológicas: 5 dicas para potencializar os seus negócios Vivemos em uma era plenamente envolvida pelas facilidades advindas do desenvolvimento tecnológico. Hoje, temos praticamente todas as nossas atividades resolvidas no alcance de um clique. Saber tirar proveito dessas facilidades se tornou um fator crucial para o...
O que é Eficiência Energética? E o que engloba? Eficiência energética é a relação entre o resultado da utilização de um determinado equipamento comparado ao seu consumo de energia. Por exemplo, vamos considerar uma lâmpada: a sua eficiência energética é a relação entre a quantidade de luz emitida e o consum...

Sobre Andréa Tirlone

Professora do curso de aperfeiçoamento em Excelência em Saúde – Marketing, Fidelização e Captação de Clientes do IPOG

Comentários