Você sabe o que é gestão da inovação? Conheça este conceito e saiba como aplicá-lo na organização

Com um mercado tão competitivo e com tantas transformações tecnológicas, as empresas que buscam crescer devem buscar compreender a gestão da inovação. Seja para o lançamento de uma startup de sucesso ou até mesmo para transformar os resultados, inovar é palavra de ordem para quem busca liderança e reconhecimento de mercado.

Por meio da gestão da inovação, as empresas acompanham e fomentam o surgimento de novos produtos e processos internos, sendo possível, assim, desenvolver uma gestão eficiente e estratégica dentro das organizações.

Trouxemos neste artigo informações para que você conheça o que é a gestão da inovação e como implementar essa metodologia em um ambiente organizacional.

O que é gestão da inovação?

A gestão de inovação é a estruturação de um processo de aprimoramento, com começo, meio e fim. Essa gestão consiste em estabelecer meios e métodos para gerar valor, concretizando ideias.

Partindo do pressuposto de que toda organização que queira se diferenciar deve inovar, é preciso haver um processo definido para que a inovação aconteça de forma constante. Controlar esse processo e suas variáveis, como fundamentos e atividades, é chamado de gestão da inovação.

Dentro das empresas, a gestão da inovação tecnológica é responsável por sistematizar o processo de aperfeiçoamento, determinando quantas etapas e quais rotinas ele terá. Hoje o foco da gestão deve ser no cliente e em propor soluções para atender de melhor forma suas demanda, indo além da estratégia empresarial da organização em si.

Também é responsável por designar quais recursos humanos, materiais, financeiros e tecnológicos serão aplicados no processo, estabelecendo a estrutura hierárquica e decisória que será praticada para viabilizar a geração de resultados.

Na prática, a gestão da inovação passa pelos seguintes pontos:

  • identificação da oportunidade
  • percepção da ideia com bom potencial criativo
  • efetiva e eficaz implementação
  • geração de valor
  • aprendizado lean startup

Para obter o sucesso na gestão da inovação, é necessário que todos os envolvidos colaborem e entendam quão valiosa pode ser uma implementação inovadora. Desde a gestão, colaboradores, fornecedores e investidores precisam estar conscientes durante o processo de inovação.

Gestão da inovação e cultura organizacional: qual a importância nas empresas

A cultura organizacional de uma empresa ajuda a promover inovação. Ela estimula a criatividade e fornece estímulo para uma gestão estratégica e mais participativa. Por meio dessa participação promovida pela cultura organizacional, é possível a atração e retenção de talentos.

Por esse motivo, unindo a cultura organizacional à gestão da inovação, muitas empresas tornam-se destaque no mercado por serem um lugar de referência para se trabalhar.

É importante que as empresas sigam os objetivos de inovação de forma contínua, para que as melhorias sejam alcançadas a longo prazo e que, com isso, elas possam conquistar novos espaços de destaque no mercado.

Quando a empresa atua por meio de inovações, identificando oportunidades de mercado e utilizando a cultura organizacional a favor de seu crescimento, é possível construir de forma sólida o potencial criativo da empresa, além de alcançar positivamente a comunidade em seu entorno por meio de projetos e iniciativas que inovem o mercado e auxiliem o desenvolvimento de pessoas. 

O impacto da união entre cultura organizacional e gestão da inovação é refletido em ações sociais, ambientais e econômicas que tornam as organizações referência no setor.

Saiba como implementar a gestão da inovação


Para uma gestão da inovação assertiva, é preciso categorizar a inovação e entender como utilizar cada tipo de inovação para melhor aplicar em seu negócio. Conheça dois tipos de inovação:

  • Inovação radical ou disruptiva: busca transformar o mercado por meio de um novo serviço ou produto. É pensado com base em uma necessidade recente ou de uma forma inovadora. Um bom exemplo são os serviços de transporte por aplicativo; e
  • Inovação incremental: busca causar pequenas mudanças em algo já estabelecido. Age como uma otimização de um processo inovador já existente.

Por isso, é extremamente importante que o gestor de inovação consiga mensurar e avaliar qual tipo de inovação a empresa precisa utilizar.É importante lembrar que a gestão da inovação, seja ela radical ou incremental, precisa ser contínua, incluindo ciclos de avaliação, ajustes e adaptações ao longo do processo.

A gestão da inovação deve ser uma ação sistemática e planejada, que envolva cultura construída em toda a empresa, processos, ferramentas e todos os níveis da organização.

Confira as etapas para gerenciar a inovação do seu negócio:

1# Defina uma estratégia

Estabeleça uma tática a ser seguida, buscando atingir a inovação e os melhores resultados para a empresa.

2# Tenha um modelo de gestão bem definido

É muito importante usar métodos, processos e ferramentas para dar suporte à inovação. Por isso, antes mesmo de iniciar um projeto inovador, é necessário que a gestão avalie os métodos que serão utilizados e proponha uma análise das ideias para o lançamento e a gestão desse novo negócio. 

A partir de um modelo de gestão bem definido, é possível selecionar as melhores ideias e transformá-las em projetos.

Obtenha recursos

Além dos recursos financeiros, é necessária atenção aos recursos que dizem respeito ao capital humano. Um time capacitado composto de pessoas experientes e engajadas com a inovação torna-se um grande diferencial, pois essas experiências e conhecimentos serão usados a favor do projeto.

Mensure resultados

É indispensável o uso de indicadores para medir constantemente o valor que a inovação está retornando para o negócio. A partir do resultado que as inovações podem trazer, os gestores ficarão mais abertos a novos projetos.

Ajuste e transforme a cultura da inovação

O ambiente corporativo inovador deve ser livre e as ideias devem surgir com facilidade. Dessa forma, as possibilidades para que um projeto inovador aconteça são muito maiores.

Por isso, é muito importante que a liderança se atente à ideia da gestão da inovação, pois ela não é somente sobre implementação de produtos. Esse modelo de gestão pode ser aplicado também a processos e serviços, por exemplo.

Conheça os pontos de desenvolvimento da gestão da inovação

Como foi visto ao longo do nosso conteúdo, para que a gestão da inovação seja assertiva e gere grandes impactos nos resultados de uma empresa, é necessário desenvolver princípios que garantam o progresso de um processo de inovação contínua.

Dentro desses pontos está a liderança comprometida com a inovação. Ela é fundamental para diversos processos da gestão da inovação, pois, além de liderar pessoas, dando exemplo de engajamento e empenho, é responsável por sugerir melhorias e gerar valor  para o negócio.

A liderança também é responsável por outro ponto importante: a estratégia orientada à inovação. Isso permite que gestores e líderes encontrem melhores resultados de maneira mais assertiva durante o processo.

É importante que a organização se mantenha atualizada e com objetivos reais de acordo com o mercado em que atua, buscando realizar redirecionamentos sempre que necessário, pois a inovação é mutável.

Tudo isso só será possível se o gestor entender verdadeiramente a sua empresa, quais são seus pontos fortes e de melhoria, sua projeção para os próximos anos e quais são as oportunidades e ameaças do seu mercado de atuação.

Assim sendo, é importante que gestores e líderes estejam sempre preparados para atuar no mercado. A melhor forma de fazer essa atualização é por meio de uma especialização na área. Dessa forma, a gestão da inovação será bem aplicada e os resultados, positivos.

Quer saber mais sobre gestão e negócios ou ficou com alguma dúvida sobre este tema? Entre em contato conosco!

Gostou do nosso conteúdo? Temos certeza de que estes outros artigos irão ajudar você:

Esses e muitos outros assuntos você pode conferir no blog do IPOG.

Até a próxima!

Artigos relacionados

Design Thinking: Conheça a teoria que tem conquistado grandes empresas estadunidenses Durante a realização da Jornada Empreendedora promovida pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação IPOG, em parceria com a  ACE/Gyntec em Goiânia, pude acompanhar o desenvolvimento de ideias de um profissional que dedica sua vida a promover a inovação no meio...
Equipes de alta performance: conheça as estratégias de Dirk Zobiak aplicadas nas redes de hotéis De descendência alemã e legitimamente brasileira, o administrador de empresas, Dirk Jurgen Santos Zobiak ocupa a gerência geral de um dos principais hotéis da capital do Piauí, em Teresina. Contando mais de 13 anos de experiência no setor hoteleiro, Dirk condu...
Curso Gestão de Equipes de Alta Performance como estratégia competitiva no mercado Liderar equipes de forma coesa com foco em resultados diante do competitivo mercado atual é um desafio e tanto, não é mesmo?  É por essa razão que muitos cursos de gestão de equipes de alta performance têm encontrado um público ávido em todo o Brasil....
Assessoria de Comunicação: Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br