Cada vez mais empresas estão construindo a gestão de equipes remotas e, com pandemia ou não, o trabalho nas modalidades híbrida e home office está crescendo entre as organizações, mesmo para aquelas que também têm escritórios físicos.
O fato é que o trabalho remoto não vem exatamente com um novo conjunto de desafios de gestão. Na verdade, muitos dos mesmos princípios de gerenciamento de uma equipe interna ainda são válidos.
Mas você sabe como isso funciona na prática?
Neste artigo, abordaremos sobre como fazer a gestão de equipes remotas e quais são as ferramentas que podem ajudar durante essa atividade.
Gestão de equipes remotas: qual é a importância?
Uma equipe remota é um grupo de profissionais de vários fusos horários, habilidades diversas e culturas completamente diferentes trabalhando juntos em um projeto unificado.
Nesse sentido, trabalhar remotamente é uma coisa e fazer a gestão de equipes remotas é outro grande desafio. O trabalho remoto está em toda parte. Há muita diferença quando as equipes estão sentadas bem próximas no escritório e quando estão trabalhando em locais distintos.
Além disso, como consequência da mudança para o trabalho remoto, as expectativas dos funcionários mudaram.
Em primeiro lugar, um grande número de colaboradores prefere o trabalho remoto e um grande número deles estaria até disposto a pedir demissão se suas equipes voltassem para o escritório.
Em essência, o home office não desaparecerá tão cedo e, certamente, deve aumentar nos próximos anos.
Para que uma empresa funcione com eficiência, é preciso encontrar maneiras de preencher essa lacuna entre as expectativas dos funcionários e como os gerentes abordam os processos organizacionais. Só assim a gestão de equipes remotas será bem-sucedida.
Principais desafios da manutenção da produtividade de equipes remotas
Como está se tornando cada vez mais comum os funcionários que trabalham remotamente, os desafios estão aumentando em relação à gestão de equipes remotas. Entre eles estão:
- uma ferramenta de comunicação certa;
- contratação dos recursos corretos;
- falta de programas de prestação de contas;
- respeitar o tempo de produção dos colaboradores;
- falta de definição das funções, tarefas e horários;
- dificuldade em monitorar o desempenho dos funcionários;
- ausência de coesão dentro da equipe;
- solidão e a sensação de isolamento;
- diferenças de fuso horário;
- cultura de trabalho saudável;
- acompanhamento de realizações individuais e de grupo.
Gerenciar equipes era um processo complexo quando as pessoas estavam em ambientes de escritório, mas a camada adicional de distância é o que torna as equipes remotas tão desafiadoras.
Como fazer a gestão de equipes remotas: confira 5 dicas
A gestão de equipes remotas requer uma abordagem diferente das utilizadas nos times que estão no mesmo local de trabalho físico.
Abaixo, separamos algumas dicas para gerenciar uma equipe remota, gerar resultados e manter o engajamento, a produtividade e a satisfação dos funcionários. Confira!
1. Crie diretrizes de comunicação claras
A comunicação é um pilar para qualquer tipo de gestão de equipe, mas, para gerenciar uma equipe remota, ela assume um nível totalmente novo de importância. Todas as discussões e decisões importantes devem ocorrer online e ser compartilhadas com as pessoas certas.
O aspecto mais crítico de fazer a comunicação remota funcionar é que todos devem estar dispostos a compartilhar as informações online por escrito para que você tenha um histórico registrado de como tudo aconteceu e o porquê.
2. Defina as expectativas
Os funcionários que trabalham em casa precisam saber o que se espera deles no trabalho. Assim como faria com a equipe que exerce atividades presencialmente, defina expectativas claras com o time remoto em relação às suas funções, às suas prioridades e aos seus prazos.
Contanto que você seja realista e se concentre nos resultados, estabelecer essas expectativas garante que seus funcionários saibam quais são as metas e como alcançá-las.
Dessa forma, você pode ter certeza de que as tarefas que você precisa concluir serão feitas no prazo.
3. Aumente a sensação de conexão entre a equipe
A parte de estar longe no trabalho remoto pode realmente prejudicar a sensação de conexão que os funcionários sentem entre si. Como resultado, as pessoas podem se sentir isoladas dos outros membros da equipe.
Além disso, a sensação de solidão pode surgir da falta de interações cara a cara, anteriormente diárias.
Uma dica para ajudá-lo a resolver esse problema: pesquise diferentes maneiras de ajudar a sua equipe remota a se sentir mais conectada e tente implementá-las em seu espaço de trabalho.
Por exemplo, você pode organizar reuniões e atividades alegres para fins de formação de equipes, como jogos online em grupo ou happy hours online.
Dessa forma, o engajamento entre você e os funcionários vai aumentar muito, facilitando a gestão de equipes remotas.
4. Mantenha a cultura de sua equipe
Manter a cultura de uma equipe quando todos ou alguns de seus funcionários trabalham remotamente costuma ser a maior preocupação do gestor. No entanto, existem algumas maneiras simples de fazer com que um time trabalhe em conjunto.
Para começar, a cultura de uma equipe se resume à maneira como as pessoas trabalham, por exemplo, como se comunicam entre si, com seus clientes e as partes interessadas.
Atualmente, existem várias ferramentas que podem ser usadas para manter a equipe conectada, portanto, certifique-se de que sua equipe – tanto a que trabalha em um escritório quanto a que trabalha remotamente – as use regularmente.
Em seguida, certifique-se de que seus funcionários remotos entendam os valores de sua organização e alinhem as suas ações de acordo.
5. Incentive e abrace a diversidade
Não é nenhuma surpresa encontrar obstáculos culturais ao fazer a gestão de equipes remotas.
O problema com equipes multiculturais envolve mal-entendidos e conflitos que dividem os colaboradores. Torna-se muito difícil gerenciar pessoas de diferentes culturas, abraçando a diversidade para permitir a construção de equipes engajadas.
Uma maneira simples é descobrir como diferentes pessoas de diferentes áreas estão abertas para receber feedback, promover uma mentalidade de celebrar as diferenças, ser respeitoso com os feriados nacionais para a sua equipe global e respeitar todas as diferenças culturais.
4 ferramentas que auxiliam no desenvolvimentos de atividades remotas
- Slack: é mais ou menos um escritório virtual. Ele oferece canais para categorizar diferentes conteúdos relacionados ao trabalho, um feed e troca de mensagens instantâneas.
- Zoom: sendo uma ferramenta para videoconferência, o Zoom é considerado por muitos como a ferramenta mais confiável para conferências, pois funciona melhor para grupos grandes.
- Trello: é ótimo para a priorização de tarefas. Ele permite criar listas de tarefas, atribuir tarefas a pessoas específicas em sua equipe e muito mais.
- Google Drive: permite a edição colaborativa de todos os arquivos para que várias pessoas possam trabalhar em um documento ao mesmo tempo.
Investir em conhecimento é fundamental para a gestão de equipes remotas
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- Ciências Cognitivas Aplicadas à Liderança e Gestão: Promovendo Alta Performance de Pessoas e Equipes
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- Soft Skills para Gestão de Pessoas em Trabalho Remoto
- Liderança e Gestão de Equipes Ágeis e Remotas
- Coaching, Mentoring, Counselling e Assessments na formação e liderança de Equipes de Alta Performance (Team Building)
- Liderança e Gestão de Equipes Remotas de Alta Performance por meio de Indicadores e Resultados
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