Empreender: como encontrar uma ideia inovadora
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Como encontrar uma ideia inovadora para empreender

Nada como o primeiro passo. Quantas vezes na sua vida você tomou uma decisão muito importante sobre o que acreditava ser um caminho a ser seguido, mas logo se deparava com a visão da nova jornada e tomava um choque de não saber como percorre-la? Muitas vezes percebemos uma simples oportunidade de mercado e já pensamos que seria interessante colocar em ação, empreender.

Ou ainda, estamos cansados de trabalhar para os outros, queremos o nosso suor para construir algo próprio. Novamente, a resposta é tornar-se empreendedor.

São diferentes formas que despertam essa intenção de entrar no universo empreendedor, porém, o medo de dar o primeiro passo é tão natural quanto aquela travada na prova na época de colégio. Principalmente quando não nos aprofundamos na ideia, o que é a grande maioria das vezes.

Conforme se aproxima o momento de decidir fazer algo para empreender, a insegurança de não ter um projeto mais sólido, muitas vezes faz com que adiemos nossos planos.

Outras vezes gera a conclusão, preciso de uma ideia melhor.

De qualquer forma, começar com uma ideia sólida, com conceitos testados e aplicação estruturada é a melhor forma de dar o primeiro passo. Mas, como conseguir isso? Com este objetivo resolvi montar as sete etapas para você conseguir encontrar uma ideia com consistência para começar sua Startup.

Nada é mais importante que isso. Gostaria que você me imaginasse gritando isso, pois há anos continua sendo a causa do maior número de mortes das Startups. As pessoas criam coisas que resolvem problemas desnecessários. Elas acham que o mundo precisa daquilo, mas nem sempre é. Portanto, comece a procurar problemas amplos, que muitas pessoas tenham e sofram com aquilo.

Como: converse com especialistas da área, veja pesquisas, olhe blogs, veja discussões sobre aquele assunto.

Certifique-se de que é realmente um grande problema

Essa etapa evita gastar muito tempo bom com oportunidades à toa. Às vezes, uma breve pesquisa nos apresenta alguns problemas, as pessoas optam por aquele que acham mais simpático de resolver e vão com tudo. É melhor checar e ver se realmente isso existe.

Como: saia de casa e do escritório e vá onde ele é mais perceptível, sinta ele, viva ele e verifique o quão incomodo é e quem são as pessoas que mais sofrem com ele.

Eleja pessoas para ajudá-lo nesta jornada que é empreender

Não é qualquer pessoa que ache legal a sua ideia que irá agregar a ela. Você pode perder tempo precioso com a pessoa errada. É encontrar pessoas que de fato possam acrescentar em algo, que estejam muito determinadas a resolver aquele problema. Procurar as pessoas certas demora mais tempo do que aceitar quem vem na empolgação inicial, mas vale muito a pena.

Como: vá em eventos, converse com pessoas que tenham a habilidade e conhecimento que você precisa e peça indicações, esteja presente em discussões online.

Verifique qual é a maior dor desse problema

Geralmente problemas grandes geram diversos incômodos. É fundamental neste momento entender quais são as maiores dores, pois, a pior é justamente a que ninguém conseguiu sanar ainda com as soluções atuais e ali está sua melhor oportunidade. Quanto mais preciso você for em entender isso, melhor será para encontrar soluções que de fato precisam ser criadas.

Como: conversas diretas com as pessoas que sofrem com o problema e entender precisamente, o que mais incomoda?

Conheça as soluções existentes

A maior parte das ideias que chegam até mim em poucos segundos eu já descubro algo no Google muito similar. Isso mostra que as pessoas têm ideias para resolverem problemas, mas por incrível que pareça, não pesquisam se já existe algo similar e outras alternativas. Se já tem alguém fazendo muito bem, o melhor é encontrar outras alternativas, não invista sua energia aqui. Se existem poucas soluções e nenhuma ainda relevante é possível perceber um pouco do terreno que você está entrando e se vale a pena, afinal tem gente lá e ninguém conseguiu engrenar.

Como: pesquise, pesquise e pesquise, a internet é sua melhor aliada para saber isso. Procurar experts também, pois às vezes eles sabem de algumas coisas que estão vindo e você não encontrou na web.

Procure o novo

A ideia da pesquisa é muito importante para ver o que já existe, mas quando falamos de Startups e empreendedorismo neste novo mundo, justamente estamos esperando soluções inovadoras. Claro que o risco é maior, mas é melhor tentar ir por esse lado do que brigar com quem já está estabelecido, o mercado vai mudar mesmo, porque não ser você que lançará a próxima tendência?

Como: comece a fazer questões diferentes sobre como resolver o problema, procure modelos interessantes em outros meios e veja a aplicabilidade dentro do seu universo.

Teste algo bom o suficiente e que seja compreensível

Ainda que você tenha feito todos os passos muito bem até aqui, ainda falta o grande teste final e sinceramente o que mais importa – o mercado. Falar é fácil, pesquisar e ouvir as pessoas falarem é algo muito bacana que abre a mente e lhe deixa animado para fazer algo a respeito. No entanto, nem sempre o que elas falam que querem, elas de fato compram. Portanto, quanto antes você testar o que pensou, melhor será para consolidar que você tem uma boa ideia de Startup para investir pesado sua vida nela.

Como? Desenvolva um protótipo ou teste do serviço, qualquer coisa que seja o mais simples possível para verificar se o seu conceito funciona.

Se você chegou até aqui está muito próximo do desenvolvimento de uma start up

O tempo para você chegar até aqui depende de você, quanto você se dedica a fazer, o quão aprofundada são suas ações e o que realmente é feito. Mas, a questão é que se chegar até aqui e ter passado por todas essas suas etapas, você sai do meio do bolo da grande maioria das pessoas que apenas tem uma ideia e querem fazer algo, ou pesquisaram algo de forma rasa, para se tornar alguém com projeto sólido de empreendedorismo.

O apoio de pessoas, empresas, investidores e tudo à volta é muito maior quando a pessoa passou por essas etapas e chegou até aqui, pois foi algo construído através situações que impactam muito as novas empresas. Você tem algo que é muitos mais palpável e possível de acreditar.

Quer se inspirar ainda mais sobre o assunto empreendedorismo? Veja como o Brasil é um país com vocação para grandes ideias.

Alunos do MBA Empreendedorismo e Inovação em Negócios Contábeis compartilham suas ideias inovadoras. Conheça-as.

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Sobre Bruno Perin

Graduado em Administração, empreendedor serial, investidor, palestrante, escritor e professor do MBA Empreendedorismo e Inovação do IPOG.