Indicadores estratégicos de gestão de pessoas: conheça os 5 melhores e saiba como aplicá-los em seu RH
Para fazer uma boa administração, projetar resultados positivos em uma empresa e ter dados para basear estratégias organizacionais é necessário aplicar indicadores estratégicos de gestão de pessoas.
Eles fornecem métricas precisas para questões que muitas vezes são vistas como subjetivas e tornam mais fácil a gestão de líderes e tomadas de decisões em todos os setores de uma organização, especialmente de RH.
Eles funcionam como uma espécie de termômetro para medir produtividade de um colaborador e até mesmo de equipes inteiras. Por isso, é importante saber como escolhê-los e utilizar os principais para aprimorar os processos, realizar uma boa gestão de recursos humanos estratégica e projetar o crescimento da organização.
Quer saber mais como os indicadores estratégicos de Gestão de Pessoas trarão resultados incríveis na prática? Confira nosso artigo!
Por que fazer uma gestão de recursos humanos estratégica?
Cada vez mais empresas reconhecem o capital humano como relevante. Entender que os colaboradores são essenciais para o funcionamento de uma estratégia de negócio é importante para transformar resultados e modificar positivamente índices de produtividade.
Na gestão de recursos humanos estratégica, o time de colaboradores é o ponto principal dos planos de ação. Isso porque, se as pessoas não estiverem bem, os resultados da empresa não serão alcançados e, portanto, as pessoas não se sentirão realizadas e motivadas para novos desafios.
De acordo com pesquisa realizada pela Sodexo, as organizações que investem na satisfação interna, isto é, se voltam para os seus colaboradores, chegam a ser cerca de 70% mais rentáveis e 86% mais produtivas.
Por isso, é importante associar gestão estratégica à gestão de pessoas. Os anseios dos profissionais mudaram, e para mantê-los motivados é necessário estabelecer um bom diálogo e prover o desenvolvimento pessoal e profissional, estimular o crescimento mútuo e a confiança nas relações, na certeza de que ambos, organização e colaboradores buscam o mesmo.
Para o que servem indicadores estratégicos de gestão de pessoas?
Os indicadores estratégicos de gestão de pessoas, também conhecidos como KPI (Key Performance Indicator), são utilizados para mensurar a performance de processos, alinhados com as metas da organização. Com sua utilização, é possível avaliar os níveis de desempenho e progresso com relação às atividades associadas a eles.
Os indicadores servem para guiar gestores em decisões, para que líderes possam tomar direcionamentos assertivos e bem-sucedidos em todos os setores, especialmente em RH.
Além disso, também é possível minimizar erros ligados à gestão de pessoas ou até mesmo eliminá-los. Além disso, medir e analisar proporciona Para conseguir bons resultados, é necessário estar familiarizado com os principais indicadores e suas funções.
Confira mais sobre indicadores de RH no vídeo:
Quais os melhores indicadores de RH?
Existem inúmeros indicadores estratégicos de gestão de pessoas voltados para diversos tipos de resultado. A seguir, apresentamos os principais deles, confira:
1. Rotatividade ou turnover
Este índice calcula o índice de rotatividade de funcionários em uma empresa.
Ele evita que o índice de rescisões cresça e mantém a eficiência dos processos de recrutamento e seleção.
A taxa ideal para o turnover é abaixo de 5%. Caso a empresa apresente um valor acima disso, é necessário rever as políticas de retenção de talentos.
Essa taxa é calculada da seguinte forma:
Turnover (%) = Número de funcionários desligados/número total de funcionários ativos no mesmo período x 100
2. Absenteísmo
Um dos modos de medir a satisfação de colaboradores é medindo o nível de afastamentos, atrasos e faltas pontuais. O indicador do absenteísmo calcula as ausências solicitadas pelos funcionários de alguma forma.
Quanto mais acolhedor, motivador e adequado for um ambiente de trabalho, menor tende a ser este indicador estratégico. Para além das ausências, também deve ser avaliado o quesito pontualidade, que demonstra principalmente o comprometimento dos funcionários com a empresa.
Para solucionar problemas ligados à ausência ou à falta de pontualidade, podem ser feitas campanhas internas de incentivo à produtividade. O estímulo pelo reconhecimento é muito importante e pode aumentar o desempenho de toda a equipe.
A taxa de absenteísmo é calculada por meio da fórmula de Bradford. Confira:
Fator Bradford = F x F x D
(F a frequência de faltas e D o número total de dias ausentes)
Uma taxa adequada deve permanecer abaixo de 450.
3. Índice de satisfação dos colaboradores ou clima organizacional
Um dos mais importantes indicadores estratégicos de gestão pessoas é o índice de satisfação dos funcionários. Isso porque ele está diretamente ligado à maior produtividade de trabalho e, por consequência, um melhor alcance das metas da empresa.
Pode parecer subjetiva a forma de medir a satisfação de um time de colaboradores, no entanto é possível fazer isso utilizando o indicador eNPS (Employee Net Promoter Score), que inicialmente era aplicado para mensurar satisfação dos clientes externos.
O método envolve perguntas e uma fórmula matemática. As questões que devem ser aplicadas são as seguintes:
- Quão satisfeito você está com seu local de trabalho atual?
- Quanto seu local de trabalho atual satisfaz suas expectativas?
- Quão próximo é seu local de trabalho atual do ideal?
Elas devem ser respondidas em uma escala de 1 a 10, sendo 10 a maior nota positiva.
Com os dados coletados, deve-se fazer um cálculo utilizando a fórmula a seguir:
{ [ ( Soma de todas as respostas ÷ 3 ) – 1 ] ÷9 } x 100
O resultado ideal é aquele que estiver acima de 66 pontos.
4. Produtividade no expediente de trabalho
A produtividade de uma organização está diretamente ligada a quanto seus colaboradores conseguem produzir durante o expediente. Um dos mais importantes indicadores estratégicos de pessoas avalia quantidade de produção, recursos utilizados e erros que acontecem durante o processo.
Para mensurar o aproveitamento total no ambiente organizacional durante o expediente, é necessário aplicar a seguinte fórmula:
Produtividade (%) = produtos ou serviços gerados/recursos utilizados
5. Índice de reclamação dos clientes
Quando as reclamações de clientes estão relacionadas ao atendimento e ao serviço prestados a eles, o RH deve avaliar e utilizar este indicador. Isso porque organizações devem estar sempre em busca do aprimoramento de seus serviços.
Para ter resultados satisfatórios, uma empresa deve treinar suas equipes, especialmente no que diz respeito a lidar diretamente com o público, mantendo atendimento de qualidade e excelência.
Esse indicador é calculado da seguinte forma:
Índice de reclamações (em %) = número de reclamações/número de clientes x 100
Além dos que apresentamos aqui, existem outros indicadores estratégicos de gestão de pessoas úteis para estruturar uma administração assertiva e eficiente para os resultados de uma empresa.
Os dados fornecidos por eles devem ser avaliados de forma correta e utilizados por líderes para realizar toda e qualquer tática corporativa.
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Até a próxima!