Intervenção ABA: abordagem assertiva para pacientes do espectro autista
5 minutos de leitura

Intervenção ABA: como desenvolver uma abordagem assertiva para pacientes do espectro autista

Com o aval da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Intervenção ABA (Análise Comportamental Aplicada) é uma ciência de aprendizado específica para pessoas com complicações de desenvolvimento, como é o caso do espectro autista.

Essa ciência procura facilitar o ensino de novas habilidades e também reduzir comportamentos que prejudicam a vida social desses indivíduos. 

Alguns dos principais pilares da ABA é o respeito pelo comportamento individual e também o não uso de abordagens agressivas. De forma que os pacientes tenham uma absorção do conhecimento de maneira natural.

Tem interesse sobre o tema? Neste conteúdo, o IPOG apresenta como se aplica a Intervenção ABA, as especificidades do atendimento clínico e quando aplicá-la. Ao final, você ainda descobre o melhor curso para se especializar e oferecer um tratamento de excelência. Confira!

Qual é o objetivo da ABA?

A Intervenção ABA tem como foco a relação entre o comportamento, ambiente e aprendizagem, de forma a tentar compreender como esses três elementos influenciam. 

Dessa forma, ela é uma metodologia ideal para pessoas do espectro autista, uma vez que os auxilia a aprender novas competências e a diminuir comportamentos específicos do caso.

Como se aplica o método ABA?

A aplicação da intervenção ABA é feita em cinco etapas, que vão desde a avaliação inicial do comportamento até a revisão das estratégias de atendimento. Conheça cada uma delas a seguir:

  1. avaliação comportamental: fase inicial na qual é preciso observar o indivíduo, além de definir onde se quer chegar e até que ponto é possível alcançá-lo com a intervenção. Assim, o paciente é avaliado a fim de encontrar pontos de dificuldade e também aspectos positivos;
  2. definição do objetivo: com os resultados das primeiras avaliações, começa o trabalho de determinar o que poderá ser trabalhado para que o indivíduo desenvolva mais autonomia;
  3. planejamento de estratégias: com as informações das duas primeiras etapas, este é o momento de fazer o planejamento das habilidades trabalhadas e definir quais serão os procedimentos para atender o paciente;
  4. implementação do ABA: nesta fase, o atendimento se inicia da maneira que foi definido no planejamento;
  5. reavaliação: durante a aplicação da intervenção, será importante manter uma rotina de análise do paciente e das estratégias escolhidas para aplicar o método.

Quem pode fazer a intervenção ABA?

De maneira geral, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos são os profissionais mais comuns a utilizar essa metodologia. 

No entanto, é preciso esclarecer que existem diferenças de país para país, por exemplo, nos EUA, para aplicar o ABA é preciso ter certificados do Conselho de Certificação de Analistas comportamentais (BACB).

Já no Brasil, não existe uma certificação específica, porém, o ideal é que você tenha uma especialização para poder aplicar essa intervenção.

Intervenção ABA para pacientes autistas e com deficiência Intelectual

A Intervenção ABA é uma solução humanizada para pacientes com autismo. Ela pode proporcionar uma abordagem mais eficaz, já que se baseia, em princípio, no comportamento do indivíduo, procurando trazer técnicas que se adaptem a ele.

Quais as especificidades do atendimento?

Como uma técnica que foca na individualização do comportamento, ela procura trazer soluções específicas para as necessidades do paciente. Além disso, o seu processo de avaliação foca em fazer uma análise de forma aprofundada. Com isso, é possível determinar objetivos claros em cada processo de intervenção. 

Para tanto, uma das técnicas utilizadas é o reforço positivo.

Como a abordagem pode ser útil?

Para pacientes com espectro autista ou com algum tipo de deficiência intelectual, essa abordagem é muito útil para melhorar a capacidade de aprendizado, as habilidades sociais, a comunicação e a adaptação à sociedade.

Ela pode ser usada no acompanhamento de pacientes com diversos graus do espectro. 

Benefícios da Intervenção ABA para pessoas com autismo e deficiência intelectual

Existem muitos benefícios tanto para o terapeuta que consegue ter uma abordagem mais efetiva, quanto para o paciente. Entre as principais destacam-se:

  • melhora significativa nas habilidades sociais do paciente;
  • melhor capacidade de aprendizado acadêmico;
  • redução de comportamentos agressivos e de autoagressão;
  • maior capacidade de manutenção da vida diária;
  • melhora na comunicação.

Qual é o melhor curso de especialização em Intervenção ABA?

Quando se pensa em buscar uma especialização, é essencial definir alguns critérios para uma escolha segura e satisfatória. O ponto fundamental é contar com uma instituição de referência, com professores altamente capacitados e metodologia que una teoria e prática profissional.

Além disso, o curso deve oferecer prática clínica e estudos de caso para melhor aplicação dos conceitos. 

Por isso, a Pós-graduação em Intervenção ABA do IPOG é uma das melhores alternativas para quem está procurando qualidade desde a escolha do corpo docente até os conteúdos tratados.

Conheça a Pós-graduação em Intervenção ABA Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e Deficiência Intelectual

A Pós-graduação em Intervenção ABA Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e Deficiência Intelectual é voltada para psicólogos, pedagogos e outros profissionais que lidam direta ou indiretamente com pessoas com pacientes com estes diagnósticos. 

O objetivo é prepará-los para atender com excelência, oferecendo base para estruturar um planejamento individualizado que promova qualidade de vida e bem estar aos pacientes.

Módulos do curso

  • Princípios Básicos da Análise do Comportamento
  • Análise do Comportamento Aplicada (ABA)
  • Comportamento Verbal
  • Procedimentos de Intervenção: Gestão de Comportamentos
  • Procedimentos de Intervenção Sensorial, Psicomotora e Brincar Social
  • Protocolos de Avaliação e Intervenção
  • Procedimentos de Intervenção na Linguagem
  • Práticas Interventivas para a Alfabetização
  • Educação Inclusiva, Orientação Escolar e Construção do Plano de Ensino Individualizado
  • Orientação Familiar e Práticas Interventivas Naturalísticas
  • Transtorno do Espectro Autista na Adolescência e Vida Adulta
  • Práticas Assistidas: Discussão de Casos, Gestão de Comportamento e Construção de Plano Interventivo

Diferenciais de quem escolhe essa especialização

O profissional que escolhe esta pós-graduação conta com o potencial de atendimento altamente especializado. Ao final do curso, ele será capaz de entender, avaliar e promover acompanhamentos assertivos para pacientes em todas as fases da vida.

Sendo assim, é possível se tornar um profissional bastante valorizado, com conhecimento aprofundado e, por consequência, passar ainda mais segurança frente a outros que possuem especializações mais genéricas.

Por que ter o IPOG no currículo?

Com mais de 20 anos no mercado, o IPOG é uma instituição de referência em ensino. Com mais de 50 unidades em todo o Brasil, a faculdade conta com cursos de curta duração, graduação e pós-graduação com professores qualificados, metodologia ativa e inovação no processo de formação profissional. 

Entenda, a seguir, os benefícios de escolher o IPOG para fazer sua pós-graduação.

Professores renomados na área

O corpo docente do IPOG é formado por mestre e doutores de renome no mercado, todos com projetos de referência em suas áreas. Com isso, a troca de experiências se torna ainda mais rica, possibilitando que o estudante aprenda teoria e prática e se destaque na atuação clínica. 

Atendimento clínico supervisionado

Como parte da metodologia da instituição, o objetivo é que o aluno sempre tenha contato com conteúdos tanto teóricos quanto práticos. Assim, a pós-graduação em Intervenção ABA do IPOG oferece estudos de casos e possibilidade de estágio clínico.

O curso conta com atendimento supervisionado para que o profissional sinta-se apto para promover avaliações, diagnóstico e acompanhado de forma mais segura.

Desenvolva suas técnicas para a intervenção ABA com o IPOG

A Pós-graduação em Intervenção ABA Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e Deficiência Intelectual é o melhor caminho para aprimorar suas habilidades de atendimento e obter resultados mais precisos. 

Invista em uma formação sólida para atender com excelência!

Visite a página do curso, preencha o formulário e fale com nossos consultores de carreira.

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br