Dia do Farmacêutico: data para reconhecer a importância e pensar no futuro dessa profissão tão essencial para a saúde
No dia 20 de janeiro comemora-se o Dia do Farmacêutico, uma data para honrar e reconhecer o trabalho que os farmacêuticos têm realizado em prol dos cuidados com a saúde dos brasileiros. Também é o momento de comemorar as conquistas alcançadas para a valorização profissional.
Se você é farmacêutico, parabéns pelo seu dia! Você tem a nossa admiração e respeito. Somos gratos por você exercer a sua profissão com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas, sempre com foco na saúde do paciente.
O IPOG preparou esse post especial para ressaltar a importância do farmacêutico como profissional de saúde e também para mostrar como a profissão tem se inovado e conquistado um amplo espaço no mercado. Confira!
Palavra da Coordenadora do MBA em Gestão Industrial Farmacêutica do IPOG
Daqui há 100 anos, a realidade exige um profissional que tenha capacidade de entender as transformações que estão em curso nas ciências e nas demais áreas envolvidas na assunção da responsabilidade técnica, nos processos de fabricação, distribuição e dispensação do medicamento, do cosmético, do saneante, do alimento, do correlato, nas análises clínicas, na atenção farmacêutica, tanto nas farmácias comunitárias, quanto hospitalares, nos bancos de sangue, inseridos nos programas de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde, na pesquisa clínica, em regulamentação do mercado e gerenciamento do negócio. Exige, sobretudo, um profissional “competente”, capaz de entender a mudança da sociedade brasileira em transformação.
E avaliando tudo isto, eu me orgulho em ter escolhido a graduação em Farmácia. O simbolo que carrego em meu anel de formatura, a cobra enrolada na taça, representa muito bem o que somos todos nós farmacêuticos. A “serpente” representa o conhecimento e sua transmissão, “A taça” representa a cura da sociedade adoecida onde atuamos para obtenção de produtos seguros, eficazes e fabricados com qualidade para promoverem a saúde mental e física do homem.
Profa. Dra. Roberta Pessoa Simões
Dia do Farmacêutico: avanços e conquistas da área
Precisamos comemorar os avanços que tivemos no setor farmacêutico nesses 86 anos de profissão regulamentada e as conquistas alcançadas nos últimos anos em busca da valorização profissional. Destacamos aqui a regularização junto ao Ministério do Trabalho para ampliação da atuação profissional de 2 para 8 ocupações e de 19 para 117 especialidades.
Outro fator grande importância são as aprovações de leis que também ampliaram o exercício da profissão. Destaque para as Resoluções nº 585 e 586 de 2013 referente à criação das farmácias clínicas e regulamentação da prescrição farmacêutica e também a aprovação da Lei 13.021/14 que resgatou a autoridade do farmacêutico nas farmácias e, por meio da assistência farmacêutica, colocou à disposição da população um profissional capacitado para cuidar da saúde.
Onde tem farmacêutico, existe ciência, amor, dedicação e SAÚDE!
Atuação em diferentes áreas
Dados de 2016 do Conselho Federal de Farmácia revelam que no Brasil existem 203.600 farmacêuticos registrados nos conselhos regionais de Farmácia. São milhares de profissionais que fazem parte diariamente da vida das pessoas e que podemos contar em diferentes campos de atuação.
Seja em farmácias, em hospitais, na indústria de medicamentos e alimentos, consultórios farmacêuticos, clínicas de estética, laboratórios, diversos estabelecimentos de saúde, nas mais de 117 especialidades, a profissão é norteada por princípios éticos, científicos e humanos faz do farmacêutico um dos profissionais de saúde mais acessíveis e confiáveis.
Com o seu conhecimento macro em medicamentos e da ação deles no organismo, o farmacêutico tem um importante papel na equipe multiprofissional da saúde, promovendo saúde, bem-estar e qualidade de vida à população juntamente com médicos e outros profissionais.
Novos desafios para o futuro profissional
O setor industrial farmacêutico vai continuar crescendo e terá um desempenho melhor que muitos outros setores da economia. Esta é a expectativa da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa, a Interfarma, que em 2021 o Brasil alcance a marca de 5º maior mercado farmacêutico no mundo, já que hoje ocupamos a 8ª posição.
Esse é o momento para você refletir sobre a sua posição diante dos avanços e crescimento do setor. Qual o seu objetivo profissional? Onde deseja atuar? Quais habilidades você precisa desenvolver para atingir seus objetivos? Aproveite as oportunidades, pois você está em uma área promissora e no lugar certo para crescer profissionalmente.
Farmacêutico, tenha uma visão de futuro capaz de superar todos os desafios para o seu crescimento profissional, inove, explore novas oportunidades, o mercado é amplo, crie metas e planeje bem a sua carreira.
O seu futuro profissional é reflexo das ações que você desenvolveu ontem e que dá continuidade hoje. A busca por conhecimento e capacitação profissional deve ser constante. O principal desafio hoje para o farmacêutico é se especializar e estar apto para atuar nas diversas áreas que estão de portas abertas no mercado. Ser um profissional inovador, exercer sua profissão com qualidade e sempre buscar aperfeiçoar seu trabalho, processos, produtos e serviços, é o diferencial que o mercado procura.
A importância da capacitação profissional contínua
Nunca pare de estudar. Busque sempre a melhor forma de exercer sua profissão, pensando sempre na saúde, bem-estar e qualidade de vida de cada paciente. Você também pode fazer a diferença e contribuir para o avanço do setor, por isso, qualifique-se e seja destaque no mercado.
O IPOG se orgulha por contribuir com o crescimento do setor farmacêutico. São mais de 10 especializações que a instituição oferece para capacitar profissionais que desejam ter sucesso nesse mercado.
Farmacêutico, conte com o IPOG para o seu desenvolvimento profissional.
Desejamos a todos os farmacêuticos um feliz dia!