Nutrição estética aliada a produtos fitoterapêuticos: como administrar
  • Sobre
  • Materiais
  • Cursos
    • Graduação
    • Pós Graduação
    • Curta duração
    • Educação corporativa
    • EAD
  • Artigos
    • Tecnologia
    • Educação e Cultura Organizacional
    • Comunicação e Marketing
    • Saúde
    • Direito
    • Desenvolvimento do Potencial Humano
    • Engenharia e Arquitetura
    • Gestão e Negócios
  • Fale Conosco
Home Saúde
Saúde
6 minutos de leitura
24 de julho de 2019

Entenda como o uso de fitoterápicos pode ser um aliado da nutrição estética

Entenda como o uso de fitoterápicos pode ser um aliado da nutrição estética
Leitura focada

A nutrição estética tem sido uma grande aliada de pacientes que buscam inovações em suas rotinas alimentares. 

Sem dúvidas, dentre os fatores atrelados a essa procura está a preocupação com a estética, o que torna maior a procura por um profissional nutricionista. Assim como é grande também a busca por prescrição de fitoterápicos na área da beleza, por exemplo. 

Há quem ainda pensa que beleza e estética são uma preocupação única e exclusivamente feminina. É importante lembrar que os homens também têm se preocupado cada vez mais com a aparência.

O público masculino já representa 30% da clientela das clínicas de estética. De acordo com a Associação Brasileira de Clínicas e Spas (ABC Spas), esse número chega a 35% quando o assunto é compras de produtos para cuidar da aparência.

Mas é importante entender que a busca pela perfeição estética deve ser sempre ligada às práticas saudáveis em que, nesta abordagem, os fitoativos podem ser importantes aliados.

Entenda como o uso de fitoterápicos pode ser um aliado da nutrição estética

Então, pensando no crescimento do público consumidor em busca da saúde estética, o nutricionista encontra um mercado promissor e amplo.

O uso de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos para fins estéticos é, sem dúvida, uma opção de pesquisa e especialização.

Afinal, o que é fitoterapia?

Fitoterapia é uma palavra que deriva da junção de dois radicais gregos: “phytos” = planta e “therapia” = tratamento.

Trata-se de uma terapia caracterizada pelo uso de plantas medicinais, muito comum na medicina chinesa e Ayurvédica. 

Muitas pessoas pensam que o uso de plantas medicinais para o tratamento de doenças ou auxílio nutricional é natural e, por isso, dispensam a prescrição por parte de um profissional.

Esse hábito pode gerar sérios problemas, pois o uso e manipulação de plantas de maneira equivocada, para qualquer tratamento, pode causar efeitos colaterais se aplicados de forma inadequada.

Portanto, para resultados mais vantajosos, o indicado é o acompanhamento por um profissional de saúde e a utilização de fitoativos de procedência conhecida.

Avanços da fitoterapia na nutrição estética

Hoje, a fitoterapia é uma ciência respeitada e muito procurada por pessoas que buscam uma alternativa natural para as suas necessidades.

O uso de fitoterápicos na prática clínica do nutricionista vem crescendo por conta dos novos estudos que comprovam sua eficácia, especialmente na nutrição estética. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as plantas medicinais são consideradas qualquer tipo de vegetal composto por bioativos. Promovem efeitos terapêuticos e que agregam valor nutricional associado ao equilíbrio do organismo.

Os efeitos benéficos dos fitoterápicos e plantas medicinais são viabilizados, muitas vezes, por mecanismos de ação inovadores em relação aos medicamentos convencionais. 


Plantas medicinais e suas contribuições para a nutrição estética

Plantas medicinais podem atuar em tratamento de acnes, no crescimento capilar, na diminuição da celulite e até mesmo em casos de emagrecimento.

Vamos conhecer então um pouco mais sobre cada uma dessas ervas e suas atribuições no campo da  nutrição estética.

  • Acnes – Astragalus é uma planta que regulariza as secreções de glicose/insulina, o que modula a produção de sebo pela glândula, reduzindo a oleosidade e a acne. O mesmo é observado pelas antocianinas de frutas roxas, como mirtilo, açaí e uvas; 
  • Celulite – uma excelente opção para prevenção e redução da celulite consiste na hidratação. Beber água ajuda na recuperação dos tecidos e os fitoterápicos que auxiliam nestes casos são, especificamente, aqueles que lidam contra a retenção de líquido. Ótimas para essa finalidade são a cavalinha, castanha da Índia e a Centella Asiatica. Sem contar os efeitos anti flacidez da Hedera Helix e do Ruscus aculeatus; 
  • Crescimento Capilar – presente no chá-verde, a epigalocatequina-3-galato é um polifenol que ao ser acrescentado em soluções de uso tópico induz o alongamento do folículo capilar, auxiliando no crescimento do cabelo. Em uso oral, essa planta pode impedir os efeitos nocivos de raios UV na pele. Prevenindo o envelhecimento, manchas e câncer de pele. Esse mesmo efeito podemos observar com a punica granatum, a romã; 
  • O chá verde (Camellia Sinensis) ainda é um grande aliado da nutrição e fitoterapia, pois existem inúmeras indicações de uso desta planta. Profissionais nutricionistas precisam, aliados aos conhecimentos técnicos da fitoterapia, entender quando e como indicar aos seus pacientes.

Conheça algumas utilidades do chá verde: mitos e verdades

O chá verde é um tipo de chá feito a partir da infusão da erva Camellia Sinensis. É chamado de verde porque as folhas sofrem pouca oxidação durante o processamento.

A redução do risco de desenvolvimento de câncer promovida pelo chá-verde é atribuída aos flavonóides e catequinas. Eles têm a capacidade de bloquear as alterações celulares que originam os tumores.

Além de conter manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2, ele ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares. Estudos associam ao consumo diário desse chá a uma diminuição dos níveis sanguíneos de LDL. A fração “ruim” do colesterol, e à melhora das condições das artérias.

Ele pode auxiliar também no tratamento da pressão arterial, bem como na ativação do sistema imunológico, reduzindo o risco de artrose, aterosclerose dentre outras doenças degenerativas. Ele também tem ótima ação cicatrizante por uso tópico.

Esse queridinho da nutrição estética, e também de pacientes em busca de melhorias em diversas áreas na saúde, está sempre associado à outras receitas. 

Seja em sucos, cápsulas ou tradicionalmente como chá, o chá-verde tem o seu lugar ao sol nas dietas fitoterápicas, além de poder ser usado no tratamento capilar, como veremos a seguir.

Fitoterápicos e os cabelos

Como já dissemos, o chá verde também auxilia em questões relacionadas ao cabelo. Seja em crescimento, fios brancos ou queda e calvície.

Alguns profissionais de nutrição estética indicam, por exemplo, acrescentar em soluções de uso tópico a epigalocatequina-3-galato, que é um polifenol. Esta fórmula induz o alongamento do folículo capilar e auxilia no crescimento do cabelo.

Uma outra preocupação entre homens e mulheres é a queda de cabelo ou calvície. Para esses casos, a prescrição fitoterápica é com o uso da Puerariae flos.

Os efeitos esperados vão além da prevenção, como a diminuição da queda e o auxílio no crescimento.

Além disso, os fios brancos, principal preocupação sobretudo para as mulheres, é uma queixa recorrente nas clínicas de nutrição estética.

O extrato das folhas de Piper nigrum, conhecido também como pimenta-preta ou pimenta-do-reino, é um fitoterápico que tem demonstrado ótimos efeitos na prevenção do aparecimento de fios brancos. E vai muito além disso, já que também contribui para o tratamento da queda capilar.

Nutrição estética e fitoterapia: invista em acompanhamento profissional

Muitas pessoas acreditam que a união entre nutrição estética e fitoterapia pode contribuir para o aumento significativo da consciência em torno da alimentação saudável.

A prática milenar de unir a sabedoria medicinal ao uso das plantas, advém, no Brasil, dos povos indígenas e dos negros. E mantém reconhecimento científico para embasar pesquisas e especializações na área.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) já considera os fitoterápicos como medicamentos. A prescrição deles é de total responsabilidade de um profissional especializado.

A alimentação será sempre a base para alcançar bons resultados no trabalho do nutricionista. Mas a utilização combinada de chás e até mesmo extratos manipulados pode resultar em aceleração nas conquistas na saúde dos pacientes.

Da mesma forma, é importante salientar que fitoterápicos não são bons para todo mundo. Portanto, a prescrição de fitoterápicos precisa ser individualizada e específica para cada paciente.

Como se tornar um expert em fitoterapia aliada à nutrição: conheça a nossa especialização

Como foi visto ao longo do artigo, os fitoterápicos têm ganhado grande visibilidade no campo da nutrição. Por isso, os profissionais que entendem a sua importância e se interessam pelo assunto estão buscando se especializar na área.

O curso de Nutrição Clínica, Estética e Esportiva do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) tem foco no conhecimento técnico-científico e competências nos tratamentos para a promoção e manutenção da saúde dos indivíduos.

Nesse sentido, o aluno sairá com entendimento sobre as seguintes atribuições:

  • redução do risco de doenças crônicas;
  • aumento da performance nos exercícios físicos e embelezamento;
  • melhoria da qualidade de vida e longevidade.

Nutrição estética aliada a produtos fitoterapêuticos: como administrar

O IPOG disponibiliza um conteúdo atualizado de acordo com os estudos e pesquisas mais recentes sobre os assuntos abordados, além de contar com uma equipe de professores mestres e doutores com experiência comprovada na área. 

Não hesite em investir no seu futuro! Para saber mais detalhes sobre o curso, entre em contato conosco.

Gostou do artigo? Separamos mais três conteúdos que podem contribuir para sua formação:

  • Quais as principais funções e habilidades de um Nutricionista Esportivo?
  • Gestão em sistemas de saúde no Brasil: tudo que você precisa saber para atuar nesta área
  • Especialização em nutrição: esportiva, estética e clínica, conheça as possibilidades

Quer ler mais? Esse e muitos outros assuntos, você pode conferir no blog do IPOG!

IPOG – Instituto de Pós-Graduação e Graduação

Instituição de ensino com nome e reconhecimento no mercado, o IPOG fará total diferença no seu currículo. Afinal, de que vale ter uma certificação se o local não é valorizado por recrutadores e executivos?

O IPOG conta com diversos cursos de ensino superior. Ele tem em seu quadro docentes de excelência e renome no mercado. A proposta do IPOG é de um ensino humanizado, que estimule o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno e otimize o seu plano de carreira.  

O IPOG está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal. O Instituto acumula quase 20 anos de experiência na formação de grandes especialistas.

Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado. Isso fez com que alcançássemos o status que temos hoje.

Não deixe de investir no seu futuro e se tornar o profissional que sempre sonhou!

 

4.8 / 5 ( 5 votes )

Artigos relacionados

Avaliação Neuropsicológica Infantil: entenda o que é e como funciona! Você sabe o que é Avaliação Neuropsicológica Infantil? A Neuropsicologia é uma disciplina científica que estuda, de um modo geral, as relações entre o cérebro e o comportamento. A partir da década de 70, com a revolução cognitiva e a influência da tecnologi...
Tudo o que você precisa saber sobre a atuação do farmacêutico na saúde estética Gordura localizada, estrias, celulites, acnes, rugas, marcas de envelhecimento e linhas de expressão são alguns dos problemas estéticos que incomodam brasileiros que se preocupam com a aparência. Para melhorar a beleza, e consequentemente à saúde, a saúde esté...
Farmácia clínica: o que você precisa saber para se tornar um profissional de excelência na área A farmácia clínica é uma área de muita importância e de plena ascensão no mercado de saúde. A atividade clínica do farmacêutico é uma política do Governo Federal e as legislações contribuem para consolidar essa profissão no Brasil.  A Lei Federal 13.021, de ag...

Sobre Marcelo Polacow Bisson

Doutorado e Mestrado em Farmacologia e Terapêutica pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (UNICAMP). Farmacêutico pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP. Especialista em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar - SBRAFH. Membro da SBRAFH e membro da International Society for Pharmacoeconomics and Outcome Research (Brazilian Chapter). Ganhador de menção honrosa no Prêmio Nacional de Incentivo à Promoção do Uso Racional de Medicamentos (edição 2010). Presidente Nacional da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (gestão 2014/2015) e atual Diretor Técnico-científico da SBRAFH (gestão 2016/2017). Consultor de empresas de insumos para o ramo da Nutrição Clínica, Estética e Esportiva. Coordenador da pós-graduação Nutrição Clínica, Estética, Esportiva & Prescrição de Fitoterápicos do IPOG.

Comentários

  • Contabilidade
  • Gestão e Negócios
  • Engenharia e Arquitetura
  • Desenvolvimento do Potencial Humano
  • Direito
  • Saúde
  • Comunicação e Marketing
  • Educação e Cultura Organizacional
  • Tecnologia

Artigos mais lidos

  • Saúde

    Políticas de saúde: você conhece os princípios do SUS?

    17 de janeiro de 2018

  • Saúde

    Você sabe o que é a Neuropsicologia?

    31 de agosto de 2018

  • Saúde

    Como escolher o teste ideal para uma avaliação psicológica?

    11 de outubro de 2018


  • Sobre
  • Materiais
  • Cursos
  • Fale Conosco
Copyright © 2016 IPOG - Todos os direitos reservados
Marketing Digital Marketing Digital