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08 de maio de 2017

Dia do Profissional de Marketing: Evolução e desafios da área!

Hoje é o dia daquele que elabora planos, cria, inova, vende valores, domina tendências, conhece tudo de comportamento e faz acontecer. Parabéns aos profissionais de Marketing! Assim como eu, outros profissionais que trabalham na área sabem que vivemos em um desafio constante, não é mesmo?! Já que não é fácil ser responsável por surpreender diversos públicos o tempo todo.

A homenagem é a nós, que desempenhamos justamente esse papel: surpreender sempre! Com perfeição, cuidado nos detalhes, decoração, agilidade, deixando tudo impecável junto a nossa equipe. E na maioria das vezes, estamos sempre para cima e para baixo, atualizando dados de clientes, fornecedores, parceiros para ações pontuais e sempre criando e-mails marketing com muita criatividade e dedicação. Sem deixar de lado a credibilidade, que leva nossas ideias e projetos ousados para frente.

O Marketing, para nós, é definido como entender as necessidades do mercado, do público consumidor, e como os produtos e marcas disponíveis podem atender a esses consumidores. Ele entra como uma ferramenta de promoção, divulgação, na oferta de produtos ou serviços que irão sanar as necessidades dos consumidores.

Evolução

Falando um pouco sobre Evolução do Marketing no Brasil, acredito que a primeira foi a tecnológica, pois aumentaram, e muito, as possibilidades de ferramentas, de interação, facilitando o relacionamento com o nosso público-alvo. Outro ponto foi a evolução no perfil do profissional, temos uma tendência na atualidade, onde todas as pessoas são produtoras de seus conteúdos, elas criam suas marcas, divulgam seus vídeos e fazem seus posts.

Com isso, nesses últimos anos houve uma necessidade de evolução muito grande para nós profissionais, principalmente no desenvolvimento de competências comportamentais para continuarmos atuando nesse mercado extremamente tecnológico, em que tudo acontece em tempo real, 24h por dia, sete dias por semana.

Hoje não é possível pensar em um profissional somente técnico, que no passado conhecia toda a parte do marketing e isso já era suficiente. É preciso, além da técnica, termos competências de liderança, comunicação e relacionamento para assim nos alinharmos com esse novo trilho do marketing.

Desafio

Enquanto profissional de marketing, o maior desafio que considero é conseguir, seja na iniciativa privada ou como Free Lancer ou dentro de uma agência, alinhar as necessidades do cliente com as expectativas dele, para que o Briefing inicial esteja muito claro, pois quando há um erro de comunicação ou uma distorção do sentido de uma mensagem, provavelmente toda a campanha, maneira de comunicar, de vender o produto, pode ter uma distorção. Precisamos ser compreendidos pelo nosso cliente e compreendê-lo também para que o passo inicial, que é tão importante, possa ser dado de maneira clara, objetiva e assertiva.

E o mais prazeroso para mim, como gestora nessa área, é desenvolver as pessoas que fazem parte da minha equipe. Conseguir criar novas competências, novas habilidades, inspirar clientes para que eles possam encontrar soluções inovadoras e criativas.

O profissional de Marketing hoje

O mercado está em constante ebulição, com mudanças tecnológicas e culturais. Há uma tendência muito forte em nossa área pelo trabalho home office. Essa mudança que parece simples, por si só, obriga o profissional a aderir inúmeras mudanças comportamentais, sejam elas de foco, de auto liderança, de capacidade de gestão do tempo para sermos mais produtivos.

Além das mudanças organizacionais e modelos de contratação, o principal desafio que o novo profissional de marketing enfrenta, na minha opinião, é a necessidade de ter múltiplas competências, não só técnicas, mas também comportamentais. Como de inteligência emocional, de relacionamento, de comunicação assertiva, de foco, de auto liderança, de motivação, de capacidade de gestão do tempo e por aí vai.

Como profissionais, precisamos compreender esse cenário, utilizar nosso tempo de maneira mais eficaz e eficiente possível, pois as demandas são muitas: produção de conteúdo, acompanhamento das mídias sociais, novas plataformas digitais, desenvolvimento de campanhas, acompanhamento de clientes, entre outras atividades. Então é fundamental gerir bem o tempo para que tudo que é relevante seja feito! Afinal, o que acreditamos é “onde quer que exista uma necessidade, há uma oportunidade”.

Sobre Alyssa Hopp

Mestre em Comunicação, especialista em Marketing e Relações públicas Internacionais.

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