Nino Carvalho: livro sobre Planejamento Estratégico de Marketing Digital
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Professor Nino Carvalho lança livro sobre Planejamento Estratégico de Marketing na Era Digital

O planejamento estratégico de marketing desempenha um papel fundamental na era digital, onde a competição acirrada e a constante evolução tecnológica demandam uma abordagem estratégica eficaz para alcançar resultados significativos.

Nesse contexto, o profissional de marketing enfrenta desafios complexos, como a necessidade de compreender e explorar as novas mídias e plataformas digitais, dominar ferramentas de análise de dados e identificar tendências de consumo em constante mudança.

Pensando em melhor preparar e atualizar o profissional da área, o professor Nino Carvalho, coordenador do MBA em Marketing Digital do IPOG, lançou o livro “Metodologia PEMD: Planejamento Estratégico de Marketing na Era Digital”. Nele, o autor aborda as habilidades multidisciplinares e uma visão holística do mercado, permitindo ao profissional enfrentar os desafios na era de transformação digital.

Neste artigo, você confere a trajetória de Nino Carvalho e detalhes sobre o livro, que tem potencial para impulsionar carreiras e promover insights valiosos sobre o mercado. 

Confira!

A trajetória de Nino Carvalho no marketing

Nino Carvalho é um profissional de marketing altamente experiente e bem-sucedido, cuja trajetória é marcada por uma série de conquistas notáveis. Ele iniciou sua carreira na área logo após concluir seu bacharelado em Administração de Empresas, com ênfase em Marketing.

Contudo, foi a paixão pelo setor o levou a buscar constantemente novas oportunidades e a adquirir habilidades valiosas em áreas como análise de mercado, estratégias de branding e marketing digital.

Ao longo dos anos, Nino trabalhou com diversas empresas líderes em seus respectivos setores, ajudando-as a desenvolver e implementar campanhas de marketing de sucesso. Sua capacidade de compreender as necessidades do público-alvo, identificar tendências emergentes e adaptar-se às mudanças tecnológicas rapidamente o tornaram um profissional altamente requisitado.

Hoje, o currículo de NIno tem várias certificações de peso que o fazem referência e profundo conhecedor da área, como o doutorado em Mídias Digitais pela Universidade do Porto e University of Texas.

Além disso, Nino é um palestrante e autor reconhecido, compartilhando seu conhecimento em conferências e publicações especializadas. Atualmente, ele também é coordenador do MBA em Marketing do IPOG, que abrange desde estratégias clássicas até o potencial do mercado digital.

Início da carreira e escolha pela área de marketing

Nino teve inspiração para seguir na área de marketing desde cedo, com exemplos dentro de casa:

Meu pai era professor de marketing e lembro de assistir a vídeos de cases e treinamentos desde criança. Já na faculdade, tive aulas com meu irmão, também professor de marketing. Então, o ‘bichinho’ do marketing me pegou desde cedo.”

Contudo, a carreira começou oficialmente em 1999, quando ele era redator do Cadê?, à época o maior site do país.

“Havia direcionamentos para se escrever textos seguindo uma certa fórmula, e eu achava isso estranho porque o leitor de cada artigo era diferente. Então, não fazia sentido ter uma mesma fórmula para qualquer leitor. Aí, passei a me preocupar mais conscientemente no “outro lado do balcão/ou da tela”, ou seja, o cliente.”

Pioneirismo no marketing digital no Brasil

Hoje, o nome de Nino figura entre os pioneiros de marketing digital no país, área que domina há mais de 25 anos, quando o on-line dava os primeiros passos no Brasil.

“Comecei a área digital em 1997, junto com outros pioneiros no Brasil. Por diversas questões (de competência até sorte; estar no lugar certo, na hora certa e conhecendo as pessoas certas), já comecei muito cedo a escrever sobre o tema, participar de palestras, frequentar eventos… Também já tinha essa veia crítica, de maneira que meu posicionamento já era muito bem marcado e me diferenciava.”

Em 2006, quando atuava como executivo no British Council, liderando um projeto global de transformação digital, ele viu a oportunidade de compartilhar conhecimento e formar profissionais mais qualificados para as demandas do mercado.

Foi então que, dois anos depois, ele teve a oportunidade de desenhar e coordenar o primeiro MBA de Marketing Digital do Brasil.

“Hoje, há muita coisa legal em minha carreira. Leciono em Portugal, Brasil, Itália, Polônia, Espanha, Hungria, Bélgica, e foco em treinamentos corporativos (para Johnson & Johnson, DuPont, Roche, Presidência da República, Senado Federal, Ministério Público Federal), entre dezenas de outros.”

Reforçando ainda mais a autoridade do coordenador do MBA em Marketing do IPOG, Nino é o único brasileiro com a chancela FCIM (Fellow Chartered Institute of Marketing), a mais alta referência de marketing da comunidade europeia.

Lançamento do livro “Metodologia PEMD: Planejamento Estratégico de Marketing na Era Digital”

O livro “Metodologia PEMD: Planejamento Estratégico de Marketing na Era Digital” é um lançamento de junho de 2023, no Brasil. São 544 páginas, totalmente coloridas, com o passo a passo para atuar em alto nível e se diferenciar em um mercado cada vez mais competitivo.

A obra é extremamente completa e ensina o leitor a dominar a Metodologia PEMD com base científica e prática.

“A Metodologia PEMD é ensinada por mim e outros professores, aplicada em centenas de organizações, públicas e privadas, de diversos setores e portes e usada em cursos de graduação, pós-graduação, MBAs e mestrados em universidades em mais de dez instituições, incluindo várias no Brasil, em Portugal e na Bélgica.”

Insights importantes

  • Livro bem referenciado e com profunda base teórica
  • 544 páginas (14 páginas de referências bibliográficas)
  • Livro 100% colorido e vastamente ilustrado
  • Dezenas de cases, imagens, gráficos, tabelas e rapports
  • Introdução de Rafael Rez, a maior referência global em marketing de conteúdo em língua portuguesa
  • Contribuições de diversos especialistas, os principais nomes nacionais em suas áreas de atuação
  • Fartos cases/exemplos do setor privado, público e terceiro setor, bem como de mercados do Brasil, de Portugal e de diversos outros países

O que é a Metodologia PEMD?

A Metodologia PEMD é usada por Nino Carvalho com seus clientes e em cursos de graduação, pós, MBA e mestrado em vários países.

“É uma metodologia com comprovação prática e científica. Prática porque foi aplicada por mim e dezenas de alunos em centenas de organizações, públicas ou privadas, de diferentes setores e portes. Científica porque é baseada em metodologias e teorias já consagradas na ciência de marketing.”

Além disso, as bases teóricas da metodologia são de Malcolm McDonald (tido como o “pai” do planejamento moderno de marketing) e de Colin Gilligan (consultor, doutor na área, autor de best-seller sobre o tema e ex-professor de Nino em uma pós-graduação no Reino Unido).

“A PEMD é flexível para planejamento estratégico de marketing na era digital, já que ensina o passo a passo para que você/a empresa assegure sucesso e diferencial competitivo em suas atividades de marketing.”

Qual é a importância do planejamento estratégico digital?

O ambiente competitivo e o mercado estão cada vez mais imprevisíveis, turbulentos e implacáveis. Nesse aspecto, o planejamento estratégico ajuda a empresa a compreender melhor o cenário, definir o direcionamento mais rentável/atraente e traçar um caminho, sólido e seguro para atingir os resultados almejados.

“Ter um planejamento bem feito maximiza suas chances de sucesso, reduz seus riscos e assegura a melhor alocação de recursos (de pessoas, dinheiro, tempo, competências etc.).
No digital, há muito mais facilidade de acesso a informações vastas e gratuitas sobre o mercado, os competidores, os clientes e demais
stakeholders.”

Contudo, engana-se quem pensa que no ambiente digital tudo se torna mais simples do que era na época do marketing tradicional. É preciso investir em conhecimento especializado para oferecer estratégias eficientes, que ajudem a converter e manter os clientes.

Como adquirir o livro?

O livro está em pré-venda na Amazon e é possível recebê-lo a partir de 20 de junho. Após essa data, você encontrará o “Metodologia PEMD: Planejamento Estratégico de Marketing na Era Digital” nas melhores livrarias de todo o Brasil.

O formato digital também será lançado mais adiante e estará disponível nos principais formatos: Kindle, Apple e Google.

Em Portugal, o livro estará disponível no segundo semestre de 2023.

Como o profissional de marketing pode se destacar em um mercado tão competitivo?

Se você está começando a explorar a área de marketing digital e não sabe como se destacar, o professor Nino Carvalho separou alguns pontos que debate durante o MBA em Marketing do IPOG:

Como em qualquer problema de marketing, é preciso se diferenciar do tal ‘mercado tão competitivo’. A busca por diferenciais verdadeiros e valorizados, a comunicação desses diferenciais e o estabelecimento de um posicionamento correto no mercado  exigem pensamento estratégico em marketing.”

Ao investir no livro e começar a estudar sobre o planejamento, o profissional pode se desenvolver e encontrar caminhos que o farão traçar uma estratégia realmente eficaz para o negócio.

“O PEMD ajuda a empresa a identificar oportunidades do mercado, segmentar melhor seus clientes, definir seus diferenciais e posicionamento, compreender profundamente a concorrência e entender quais são seus gaps e suas vantagens frente à competição. Com isso, o PEMD orienta você a definir os objetivos desejados pela empresa e a traçar o melhor plano para atingi-los.”

Duas dicas de Nino Carvalho para um planejamento estratégico de alta performance

Para ajudar você, leitor do blog do IPOG e interessado por marketing, Nino Carvalho deixou duas dicas essenciais para traçar um plano de ação estratégico de alta performance: foco no cliente e na competição.

1. Foco no cliente

“Essa máxima secular prega o próprio DNA de marketing – toda decisão da empresa deve ser tomada tendo o cliente como ponto de partida e ‘centro nervoso’, nuclear, da organização. A função basal de marketing é atrair e manter clientes.”

2. Paranoia em relação à concorrência

“A maioria das empresas não conhece seus competidores como deveria. Sabe de algumas informações óbvias e superficiais, mas raras aquelas que realmente entendem profundamente seus rivais. O estrategista de marketing deve sempre ter um olho no cliente e outro na competição. O segredo do jogo é ter diferenciais percebidos e valorizados, que o posicionem de maneira mais segura e confortável na mente do cliente. Assim, você seguramente será a primeira – e talvez a única – escolha do cliente.”

Conheça o MBA em Marketing do IPOG

Gostou de conhecer mais sobre a trajetória de Nino Carvalho, seu lançamento e as dicas para profissionais?

Ele coordena uma de nossas pós-graduações mais procuradas, o MBA em Marketing: do digital ao clássico. Assim, ele se estabelece como um ponto-chave do contexto da era digital e guia milhares de estudantes rumo a carreiras promissoras.

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