Você sabia que, há 72 anos, o então presidente Getúlio Vargas assinou a lei que permitiu a criação do primeiro curso superior de Ciências Contábeis no Brasil, especificamente na Universidade Federal de Minas Gerais?
Pois é, e o interessante é que a data em questão, 22 de setembro, que marca esse fato histórico no ano de 1945, também foi escolhida como o Dia do Contador! Então, se você é Contador ou Contadora e chegou até aqui: parabéns pelo seu dia!!
E para enfatizar a importância dessa data, o IPOG convidou o especialista em SPED e professor do MBA Contabilidade, Auditoria & Gestão Tributária, Fellipe Guerra, para falar um pouco sobre essa profissão que tem se inovado e ganhado um espaço cada vez maior e indispensável nas entidades públicas e privadas.
Afinal, o que faz um Contador e qual é a importância dele?
Assim como o médico tem por função zelar pela saúde e bem-estar das pessoas, o Contador, por sua vez, é o profissional que cuida da vida das empresas, de sua “saúde” financeira e econômica. É assim que o professor Fellipe o define.
É a pessoa que, a partir dos números fornecidos pela contabilidade, irá auxiliar a gestão da organização na tomada de decisões, conduzindo as empresas e entidades a tomarem as posturas corretas frente aos investimentos, decisões de compras ou vendas de ativos, contratações, entre outros.
A atuação não para por aí…
Muitas pessoas acreditam que a atuação do Contador se restringe ao escritório de contabilidade. A verdade é que o mercado está cada vez mais amplo e necessitado de profissionais que atendam às demandas da atualidade.
O professor também explica que o Contador é o responsável por fornecer informações específicas das empresas ao governo federal, estadual e municipal. Além disso, o profissional da área contábil pode atuar em:
- Empresas privadas, exercendo a própria contabilidade, como gerenciar tributos, trabalhar na procuradoria e auditoria interna;
- Empreendedorismo na área contábil;
- Auditorias digitais, cruzamento de informações e revisões fiscais;
- Salas de aula como professor, ministrando disciplinas ou cursos, em treinamentos para profissionais e estudantes.
E muito mais!
Já está mais do que certo que a área contábil é para você? Então confira algumas dicas para ingressar de vez na profissão!
O professor Fellipe Guerra conheceu a contabilidade por meio dos incentivos do pai. O primeiro passo foi fazer um curso técnico na área e, de lá pra cá, nunca mais parou! Aos 30 anos, já trabalhou em muitas empresas, desde o primeiro semestre da graduação.
4 dicas primordiais para um contador
Com base em toda a sua experiência e qualificação, ele elaborou algumas dicas muito importantes para os futuros contadores! Mas elas também valem para os que já possuem o diploma:
1º Dica: Estude muito!
O primeiro de tudo é: invista na qualificação continuada. Tem que estudar muito, ler bastante sobre a legislação dos tributos, da contabilidade e outros temas afins.
2º Dica: Esteja atento ao uso da tecnologia
Hoje em dia, o profissional da contabilidade precisa entender de tecnologias e inovações da área. Dessa forma, ele estará mais capacitado parar atuar no mercado.
3º Dica: Seja um ótimo comunicador!
É necessário saber escrever bem, falar e se comunicar muito bem. Isso faz muita diferença na atuação dos profissionais da contabilidade.
4º Dica: Experiência nunca é demais!
É importantíssimo que o estudante busque estar na área, atuando, praticando estágios e outras atividades desde o início da faculdade. Muitas pessoas deixam a prática para o fim do curso e isso compromete a atuação no mercado de trabalho.
Por fim…
“A contabilidade é linda!” Com essa definição do professor do MBA Contabilidade, Auditoria & Gestão Tributária, Fellipe Guerra, o IPOG parabeniza novamente os profissionais homenageados neste dia, por trabalharem em prol do bom funcionamento das entidades públicas e privadas do Brasil.