Dia do Consumidor: conheça os seus direitos!
2 minutos de leitura

Dia do Consumidor: conheça os seus direitos!

ipog, Dia do Consumidor

Em 15 de março comemora-se o Dia do Consumidor. A finalidade da data é proteger e lembrar dos direitos das pessoas que consomem, bem como do compromisso das empresas e lojas em respeitar todas as leis que protegem os seus consumidores.

A grande questão é: as pessoas realmente sabem quais são os seus direitos ao realizar uma compra, seja numa loja física ou online? Bom, ninguém quer levar prejuízos por aí, não é mesmo?! Por isso, é muito importante estar por dentro desse assunto, reforça o professor do curso MBA Contabilidade, Auditoria e Gestão Tributária do IPOG, Edgar Madruga.

E para lidar com transtornos relacionados a uma compra, o especialista reforça que é fundamental se atentar a algumas dicas e que estão de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Confira:

1 – Nota fiscal

Ao realizar uma compra, lembre-se de solicitar a nota fiscal. A maioria das pessoas tem o costume de dispensá-la, porém, ela traz informações essenciais, como local e data da compra, principalmente se for necessário efetuar a troca de um produto, caso o mesmo apresente algum defeito.

2 – Consumo pela internet

Já efetuou alguma compra online e passou por algum transtorno por não ter gostado do produto? Pois é, saiba que, por lei, o consumidor tem até sete dias para se arrepender da compra e solicitar o seu dinheiro de volta.

3 – Produto com defeito

Convenhamos, comprar um produto com defeito é muito desagradável e, dependo do caso, pode gerar uma dor de cabeça danada ao consumidor. Mas, na verdade, isso não deveria acontecer. Já que com a nota do produto é possível realizar a troca por um produto novo, solicitar o dinheiro de volta (integralmente) ou ainda receber abatimento por conta do produto estar com defeito.

4 – Cobrança indevida

Ao receber suas faturas, é fundamental conferir se não foram cobradas taxas de serviços não solicitados. Isso pode acontecer, por exemplo, com a conta de luz, água e telefone. Averigue o ocorrido, questione a cobrança e busque os seus direitos.

5 – Informação

O consumidor também precisa se atentar a outro fator importante. Todo produto deve trazer informações sobre suas características, como quantidade, composição e modo de uso, por exemplo. O consumidor precisa conhecer o produto que está adquirindo e, desta forma, utilizá-lo da melhor forma possível.

Fique de olho nos seus direitos para que eles sejam amplamente cumpridos!

Artigos relacionados

Oportunidades na área de Direito Tributário: Conheça cada uma delas Você sabe quais são as principais oportunidades para o profissional que atua na área do Direito Tributário e como alavancar sua carreira a partir delas? Ah, se você clicou neste post é porque essas informações lhe interessam e estamos aqui para tornar esse en...
Inspirando carreiras: aluna IPOG relata importância do MBA em Direito Médico em sua carreira profiss... Confira o relato da Advogada e aluna IPOG, Nycolle Araújo Soaresdo, sobre a importância do curso Direito Médico e Proteção Jurídica Aplicada a Saúde em sua carreira profissional: Quando busquei uma terceira qualificação acadêmica, pois já havia concluído o cu...
Reforma Trabalhista: Você sabe o que é trabalho intermitente? Com a aprovação da Reforma Trabalhista, uma centena de alterações na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) passa a ser aplicada na prática, modificando relações de trabalho no Brasil. Dentre as mudanças, a reforma traz à tona uma categoria de serviço não ...

Sobre Edgar Madruga

Coordenador do curso de MBA Contabilidade e Direito Tributário do IPOG.