Pós-graduação em Direito Tributário: saiba como escolher
4 minutos de leitura

Pós-graduação em Direito Tributário: como saber se o curso prepara você para o mercado?

Quando se trata de tributos e impostos, o Brasil está no pódio entre os maiores cobradores. Por essa razão, profissionais e empresas devem estar atentos à área e às novas legislações para não sofrerem penalidade.

Com isso, profissionais do Direito estão cada vez mais atentos às oportunidades da área. Sendo assim, a decisão de fazer uma pós-graduação em Direito Tributário é crucial para se destacar no mercado jurídico.

Desse modo, é importante saber se o curso escolhido realmente o preparará para as exigências do setor. Um programa de qualidade nessa área deve oferecer uma base sólida em teoria, abordando os princípios fundamentais e a legislação atualizada, ao mesmo tempo em que proporciona oportunidades práticas para aplicar os conhecimentos adquiridos em situações reais.

Confira, neste artigo, os aspectos necessários para avaliar se um curso de pós-graduação em Direito Tributário oferece a preparação necessária para obter sucesso nessa área competitiva.

O que faz um especialista em Direito Tributário?

O advogado especializado em Direito Tributário é um profissional altamente capacitado e especializado no sistema tributário. Sua principal função é interpretar, analisar e aplicar as leis fiscais em vigor para auxiliar indivíduos, empresas e organizações a cumprir suas obrigações fiscais e otimizar suas estratégias tributárias.

Assim, quem tem pós-graduação em Direito Tributário garante que empresas e pessoas físicas estejam reguladas, o que significa não só o pagamento correto, mas também, em caso de processos fiscais, uma defesa coerente dos clientes.

Além disso, um especialista em Direito Tributário pode:

  • oferecer consultoria tributária;
  • ajudar na elaboração de planejamento tributário;
  • representar clientes em processos administrativos e judiciais relacionados a questões tributárias;
  • conduzir due diligence tributária;
  • garantir o cumprimento legal das obrigações fiscais;
  • minimizar a carga tributária de seus clientes de acordo com a legislação vigente.

Quem pode fazer pós-graduação em Direito Tributário?

A pós-graduação em Direito Tributário é aberta a profissionais formados em Direito que desejam aprofundar seus conhecimentos nessa área específica e desenvolver expertise no ramo.

Além disso, pode beneficiar profissionais que têm interesse em compreender as complexidades das leis tributárias e desejam atuar como consultores ou advogados na área fiscal, bem como juízes, procuradores e contadores.

Quanto tempo dura uma pós-graduação em Direito Tributário?

A pós-graduação em Direito Tributário do IPOG tem duração de um ano, com aulas remotas (on-line e ao vivo).

São 12 módulos que tornam o profissional capaz de desenvolver habilidades de Gestão Tributária a partir de uma visão crítica das informações, dos processos e das melhores práticas de mercado.

Como saber qual especialização prepara você para o mercado?

Com tantas opções no mercado, pode ser bastante complicado saber qual é o melhor curso de Direito Tributário. Existem especializações para todos os gostos, com metodologias para atender aos mais diferentes perfis. Porém, uma das melhores maneiras para encontrar é ter alguns critérios bem estabelecidos.

Sendo assim, o estudante deve conhecer a reputação da instituição, entender como é a didática dos professores e quem é o corpo docente do curso.

Atualmente, a pós-graduação em Direito Tributário do IPOG se destaca como uma opção de excelência devido à sua reputação consolidada, flexibilidade de estudar on-line e ao vivo, corpo docente altamente qualificado, currículo abrangente e foco na aplicação prática.

Para aqueles que desejam se especializar e se destacar nesse campo competitivo, o IPOG oferece uma sólida formação e uma plataforma sólida para o desenvolvimento de uma carreira bem-sucedida em Direito Tributário.

MBA em Direito Tributário, Compliance e Auditoria Digital: formação atual e sólida para os desafios corporativos

O MBA em Direito Tributário, Compliance e Auditoria Digital desenvolvido pelo IPOG é um curso voltado para quem está buscando se especializar e quer ter conhecimento técnico e prático para fornecer soluções para empresas e pessoas físicas.

Durante o curso, os alunos aprendem a analisar e a interpretar a legislação tributária, a desenvolver estratégias de compliance e a implementar procedimentos de auditoria digital

Além disso, são abordados temas como elisão e evasão fiscal, inteligência artificial aplicada ao Direito Tributário e aspectos legais relacionados à tecnologia e à proteção de dados.

Além disso, o programa enfatiza a prática profissional, por meio de estudos de casos, simulações e debates, preparando os estudantes para enfrentar os desafios complexos do ambiente tributário atual.

Embedar vídeo:https://www.instagram.com/reel/Cp5zlPHpoE_/

Módulos do curso

  • Tributos Diretos – IRPJ e CSLL (Lucro Real, Presumido e Arbitrado)
  • Tributos Indiretos I – ICMS e IPI
  • Tributos Indiretos II – PIS/COFINS e ISSQN
  • Simples Nacional
  • Compliance e Planejamento Tributário
  • Recuperação de Créditos Tributários (Administrativo)
  • Recuperação de Créditos Tributários (Judicial)
  • Direito Tributário – Contencioso Administrativo e Processos Judiciais
  • SPED – Escrituração Contábil (ECD e ECF)
  • SPED – Escriturações Fiscais Digitais (ICMS/IPI, Contribuições e Reinf)
  • Auditoria Digital e Cruzamentos de Informações
  • Tributos sobre o Comércio Exterior – Importações e Exportações

Professores altamente qualificados

O IPOG conta com um corpo docente altamente qualificado, com mestres e doutores que têm projetos bem-sucedidos profissional e academicamente.

O MBA em Direito Tributário, Compliance e Auditoria Digital é coordenado por Fellipe Guerra, contador e advogado tributarista. Ele é presidente do CRC-CE, pesquisador, pós-doutor e doutor em Ciências da Informação pela UFP-Portugal.

Outros nomes do curso são:

  • Rondinelly Coelho
  • João Arlindo do Prado Gusmão
  • Marcos Lima
  • Angelo Costa
  • Francelio Cavalcante
  • Thiago Arantes
  • Catarina Amaral
  • Mônica Porto
  • Adalberto Vitor

Formação atualizada com as necessidades do setor

Durante a pós-graduação, são abordados temas emergentes, como a auditoria digital e o uso de tecnologias avançadas no campo tributário. Com isso, é enfatizada a importância do compliance e da conformidade com as leis tributárias em constante evolução, preparando os estudantes para lidar com os desafios do ambiente regulatório atual.

Ao final, o profissional estará preparado para as reais necessidades do setor e para atuar em empresas de todos os portes.

Focos em serviços digitais e governança

Durante o curso, o aluno poderá ter uma ideia de como a tecnologia auxilia nos processos tributários. Não só no processamento dos impostos, mas também com ferramentas de gestão.

Sendo assim, ele entenderá os princípios básicos para trabalhar com softwares e serviços digitais sobre governança.

Aulas on-line ao vivo

A modalidade remota oferece aulas on-line e ao vivo. Assim, além da flexibilidade de não precisar se deslocar para estudar, o estudante não perde a oportunidade de tirar dúvidas com professores e participar de debates em tempo real.

Dessa forma, há a construção com base teórica sólida e troca rica de informações.

Por que escolher o IPOG para fazer pós-graduação em Direito Tributário?

Com reconhecimento no mercado, o IPOG é uma instituição voltada para atender às necessidades de conhecimento dos alunos. Não só por fornecer aulas com uma metodologia voltada à prática, mas também pela escolha do corpo docente e por fornecer uma plataforma com todos os recursos necessários para que se tenha a melhor experiência mesmo on-line.

Diferenciais de fazer uma pós-graduação no IPOG

  • Curso realizado na modalidade de aulas remotas, sem necessidade de sair de

casa

  • Aulas ao vivo, com possibilidade de interação entre professores e alunos
  • Professores de mercado e com títulos de doutores e mestres 
  • Equipe especializada para acompanhamento e condução do conteúdo
  • Conteúdo disponível em videoaulas, artigos e material de apoio
  • Ferramentas de comunicação e interação (fóruns, videoconferência, mensagens e chats)
  • Atividades voltadas para prática do profissional

Fale com nossos consultores para investir na área

Desenvolva também competências técnicas com foco na atualização constante das práticas de mercado.

Acesse a página do MBA Direito Tributário, Compliance e Auditoria Digital, preencha o formulário e fale com nossos consultores de carreira.

Artigos relacionados

Oportunidades na área de Direito Tributário: Conheça cada uma delas Você sabe quais são as principais oportunidades para o profissional que atua na área do Direito Tributário e como alavancar sua carreira a partir delas? Ah, se você clicou neste post é porque essas informações lhe interessam e estamos aqui para tornar esse en...
Coordenadora de curso do IPOG ministra palestra na XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileir... A Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, realizou, de 27 a 30 de novembro de 2017, em de São Paulo, o maior evento jurídico da América Latina, a XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira. O evento, realizado a cada três anos, reuniu mais de 20 mil part...
Conheça Anne: economista que encontrou no Direito a oportunidade de mudar de carreira aos 41 anos Você já se imaginou jogando tudo para o alto e recomeçando a sua trajetória profissional? Mudar de carreira aos 41 anos de idade? É, pode ser que, para muitos, essa reviravolta não seja tão atraente nesse faixa etária da vida, mas não há porquê tornar isto um ...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br