10 dicas para ser aprovado em concursos na área de Educação
2 minutos de leitura

10 dicas para ser aprovado em concursos na área de Educação

Os concursos públicos na área de educação são oferecidos em todo o Brasil. Se preparar para eles exige uma atenção voltada para a realidade de trabalho dos docentes. Uma ressalva é que você precisa entender que não adianta se ater aos conteúdos gerais que constam nas diversas áreas de conhecimentos dos concursos públicos, e sim se concentrar nas especificidades daquele que pretende prestar e também no órgão responsável pelo exame.

Considero que o segredo é estudar fortemente os conteúdos que o edital exige. Outra dica é fazer várias questões de anos anteriores com foco ao cargo almejado. Feito isso, você já estará muito à frente dos demais concorrentes e com um direcionamento muito mais específico.

Então, você que vai prestar o concurso na área da educação e quer uma ajuda para direcionar os seus estudos a fim de conquistar esse objetivo, leia a seguir estas 10 dicas:

1º passo: Leia todo edital

Como dito anteriormente, fique atento aos detalhes do edital e estude somente o que ele exige. Não se esqueça de estudar também sobre o órgão competente do concurso para o qual você está se preparando. Geralmente, esses órgãos possuem prova de títulos.

2º passo: Avalie sua rotina diária

O ideal é fazer uma análise em sua rotina diária, contando com o seu horário de trabalho e as demais atividades que executa. Desta forma, conseguirá programar melhor o seu tempo disponível para estudos.

3º passo: Escolha as Fonte de estudos

Escolha uma fonte principal para cada matéria (livro, apostila, curso presencial, curso online e outros) e, juntamente com eles, acrescente no máximo duas secundárias para não ficar perdendo tempo procurando material na hora dos estudos. A internet pode ser uma ferramenta para complementar seus estudos.

4° passo: Monte um cronograma

Com base na sua rotina diária e na fonte de estudos, distribua as disciplinas por ordem de importância (peso). Isso faz com que você estude todos as disciplinas.

Estude todo o edital

É muito comum confiar nas disciplinas que já sabemos deixando-as de lado, isso não é o melhor. Lembre-se que essas disciplinas podem ser o nosso diferencial.

Intercale os estudos

Já foi comprovado que intercalar as disciplinas, facilita a aprendizagem, portanto, faça desta forma.

Faça intervalos

A cada 30 minutos de estudos, dê 10 minutos de descanso. A produtividade aumenta e diminui a fadiga mental.

Faça resumos

Além de ajudar na aprendizagem, facilita as revisões. Resumos como mapas mentais ajudam na memorização e é imprescindível. Revise, revise e revise. Quem não revisa, esquece. Nossa memória é limitada! Revise com 24h após a aquisição do conteúdo, depois revise semanalmente. Essa tática FUNCIONA!

Acredite

O pensamento gera sentimento, que, por sua vez, gera comportamentos e ações. Pensamentos conduzem a sentimentos. Sentimentos conduzem a ações. Ações conduzem a resultados. Então, tenha pensamento positivo e você chegará lá!

Artigos relacionados

Já se preparou para iniciar 2017 com tudo? 2017 já começou e o mercado de trabalho continua passando por grandes mudanças, o que implica diretamente na forma como as pessoas vão se preparar para enfrentar as dificuldades e incertezas decorrentes do ano passado. O fato é que adquirir um bom espaço dentr...
Como saber que chegou a hora de fazer uma pós-graduação? Uma reportagem publicada no Portal G1, chamou a atenção para a relação entre as pessoas que buscam estudo e qualificação e a média salarial delas no mercado. Os resultados de uma pesquisa que foram divulgados podem ajudar quem ainda está na dúvida se investe o...
7 profissões em alta durante e após a pandemia do coronavírus O cenário de pandemia do coronavírus já impacta os números de desempregados no Brasil. Afinal, com vários setores em queda, muitas empresas já adotam um quadro mais enxuto para sobreviver a este período. O número de pessoas habilitadas ao seguro-desemprego...

Sobre Renato Gomes

Professor do curso MBA Essential Master Coaching