Fique de olho nas profissões que estão em alta em 2017

Profissões em Alta em 2017

O ano de 2016 terminou e muita gente não conseguiu encontrar uma vaga de emprego. Com os orçamentos reduzidos, algumas empresas continuam tentando diminuir os gastos e equilibrar as contas. Mas, de acordo com uma pesquisa da revista Exame.com, o ano de 2017 já prenuncia uma ligeira recuperação e as áreas de finanças, vendas e tecnologias estarão em alta.

Confira as principais carreiras que serão tendência neste ano:

– Gestor de Governança Corporativa: Geralmente, esse profissional é formado em áreas como Administração, Engenharia ou Economia. Ele tem a função de manter a relação bem organizada entre sócios, departamento de administração, diretoria, órgãos de fiscalização, entre outros. A profissão está em alta porque as empresas têm se preocupado com seu nível de governança e, por isso, precisam de um bom profissional para orientar o rumo dos seus negócios.

– Diretor Financeiro: Especialista do setor financeiro e econômico, o profissional geralmente tem formação em Ciências Contábeis, Ciências Econômicas ou Administração. Embora algumas empresas já estejam voltando a estudar formas de investimentos, outras ainda pensam na redução de gastos. No caso, esse é o profissional que vai responder sobre toda a gestão financeira da organização.

– Head da área tributária: Com grande potencial para cortar gastos e gerar caixa, esse profissional está bem valorizado no mercado. Formado em Direito, Administração ou Economia, ele gerencia setores operacionais e estratégicos de uma organização, o que exige muito preparo e competência do mesmo.

– Gestor de Marketing: As empresas estão se preparando para uma fase de reaquecimento econômico, por isso, é imprescindível a presença de um bom estrategista para cuidar dos planejamentos de marketing e comunicação da empresa. O profissional também pode atuar no posicionamento da marca, o que é fundamental para se manter ativo no mercado.

– Gerente Comercial: A expectativa é que, neste ano, os profissionais tenham capacidade de gerar novos negócios. Por isso, esse profissional que dá suporte para a elaboração de planos estratégicos dentro da organização precisa ter habilidade com relacionamento interpessoal e resiliência para buscar expandir no mercado.

– Profissional da área de Fintech: As agências virtuais têm trazido resultados positivos para grandes bancos, por isso, as fintechs estão em expansão. Cada vez mais, são necessários profissionais que auxiliem as organizações a desenvolver tecnologias que ajudem a vender produtos financeiros, como seguros, serviços de pagamentos e créditos. Com um perfil empreendedor, os profissionais mais requisitados são aqueles com formação em Administração e Economia, ou que tenham especializações em MBAs de escolas de alto nível.

– Gerente de mídias digitais: O setor será prioridade no planejamento de muitas organizações neste ano. Todo negócio que pretende expandir vendas terá que ter a internet como aliada e, por isso, será preciso ter um profissional para investir fortemente em estratégias digitais. O fato é que a era digital veio para ficar e está em constante evolução, exigindo que os profissionais tenham experiência com marketing e vendas no ambiente virtual.

Artigos relacionados

Conheça Anne: economista que encontrou no Direito a oportunidade de mudar de carreira aos 41 anos Você já se imaginou jogando tudo para o alto e recomeçando a sua trajetória profissional? Mudar de carreira aos 41 anos de idade? É, pode ser que, para muitos, essa reviravolta não seja tão atraente nesse faixa etária da vida, mas não há porquê tornar isto um ...
Inspirando Carreiras: Alunos da Graduação explicam porque escolheram o IPOG Escolher uma graduação pode ser um passo muito difícil para muitas pessoas, fácil para outras, mas importante para todos. Por meio dela é possível caminhar para o tão sonhado sucesso profissional. Além de ser significativo para a ascensão social, o curso super...
As mudanças e desafios no processo de internacionalização das instituições brasileiras de ensino... Pense na sua vida trinta anos atrás. Se você usava computador, ele era pouco potente, tinha uma tela preta com letras verdes. Se você fazia musculação era em uma pequena academia, as compras do dia a dia eram feitas em açougues, mercearias ou padarias, e boa p...
Curadoria - Cyndia Bressan: Mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de Brasília/UnB. Possui graduação e licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará/UFC. Atualmente é docente, coordenadora dos cursos: MBA Gestão de Pessoas por Competências e Coaching; MBA Gestão de Pessoas por Competências, Indicadores e Resultados do IPOG