Engenharia de Avaliações e Perícias: como garantir a qualidade das obras
5 minutos de leitura

Engenharia de Avaliações e Perícias: aprenda a elaborar laudos e a garantir da qualidade das obras

É fato que, quando se pensa no engenheiro como profissional, é difícil não o associar ao planejamento e à elaboração de empreendimentos. Apesar de ser uma de suas funções principais, existem outras áreas relacionadas, como a Engenharia de Avaliações e Perícias, que têm a mesma relevância quando o assunto é construção.

Essa área se destaca, principalmente, pela análise de locais para implementação de empreendimentos. Logo, sem ela, dificilmente uma construção acontecerá de forma legal. Óbvio que essa importância traria para esse profissional um espectro de oportunidades de carreira muito grande.

Neste artigo, o IPOG vai aprofundar sobre as perícias em engenharia, o trabalho do especialista da área e a situação do mercado de trabalho. Ao final, você vai conhecer também o curso ideal para garantir a qualidade das obras e ter uma carreira estruturada e lucrativa. Confira!

O que são perícias de engenharia?

A perícia pode ser definida como um exame técnico, uma análise profunda sobre um assunto específico. Para a engenharia, por exemplo, ela é um estudo das condições de um empreendimento com o objetivo de avaliar o nível de segurança e qualidade.

Dessa forma, esse tipo de perícia pode ser realizado para aferir as condições técnicas de imóveis, pontes, estradas, equipamentos, máquinas, edificação ou de qualquer produto de engenharia.

Para tanto, são necessários laudos e relatórios de especialistas. Tais documentos devem ser técnicos e aprofundados para compor a perícia de forma a fornecer informações claras e soluções técnicas.

O que faz um engenheiro de avaliações e perícias?

O profissional de avaliações e perícias é responsável pela análise de construções e imóveis com o objetivo de identificar problemas e apresentar as soluções. No entanto, é interessante destacar que não apenas engenheiros realizam esse trabalho, arquitetos também podem ser responsáveis.

Assim, esses profissionais desenvolverão: vistorias, perícias, avaliações e arbitramentos relativos a bens móveis e imóveis, suas partes integrantes e pertences, máquinas e instalações industriais, obras e serviços de utilidade pública, recursos naturais e bens e direitos que, de qualquer forma, para a sua existência ou utilização, sejam atribuições destas profissões.

Contudo, há outros exemplos de atuação. Há empresas que contratam esses profissionais para analisar um imóvel de seu interesse para uma transação. Nesse caso, a avaliação levará em conta um laudo técnico útil para comprador e vendedor.

Como é o mercado de trabalho em Engenharia de Avaliações e Perícias?

O mercado de trabalho em Engenharia de Avaliações e Perícias é altamente especializado e demanda profissionais com conhecimentos técnicos sólidos. A área oferece diversas oportunidades em diferentes setores, como imobiliário, seguros e consultoria jurídica, proporcionando um campo de atuação variado e dinâmico.

Além disso, a demanda por profissionais nessa área tende a ser constante, visto que as avaliações e perícias são necessárias em transações imobiliárias, litígios legais e seguros.

Com isso, o profissional com especialização na área tem diversas possibilidades de atuação. Isso porque ele não apenas emite laudos de empreendimentos privados como pode trabalhar para outras áreas: construção civil, manutenção de edifícios, gestão de uso e até para avaliar a viabilidade econômica de um projeto.

Além disso, o profissional pode explorar a atuação na área jurídica. As perícias judiciais são um campo de atuação em que esse profissional trabalha tanto para o Judiciário quanto como assistente técnico para as partes de um caso.

Média salarial de um engenheiro de avaliações e perícias

A média salarial de um engenheiro de avaliações e perícias pode variar dependendo de vários fatores, como localização geográfica, nível de experiência, setor de atuação e porte da empresa.

No entanto, a média salarial no Brasil para a área de engenharia de avaliações e perícias 

pode variar entre R$ 5.000 a R$ 15.000 por mês. Mas é importante ressaltar que esses valores são apenas uma estimativa e podem sofrer variações consideráveis.

Qual curso fazer para ser perito em engenharia?

Para ser um perito em engenharia, o profissional não só deve ser formado em áreas relacionadas, como Engenharia e Arquitetura, mas também precisa ter uma pós-graduação em Engenharia de Avaliações e Perícias. Com esse curso, ele estará apto para fazer as análises, apresentar soluções e produzir laudos corretamente.

Para tanto, é preciso escolher uma instituição de referência e um curso bem estruturado para adquirir um diferencial competitivo na área. Isso porque, apesar da alta demanda por profissionais qualificados, há busca por quem tenha conhecimento técnico sólido para fazer perícias e avaliações assertivas.

O que se aprende na pós-graduação em Avaliações e Perícias de Engenharia?

Ao matricular-se na pós-graduação, os estudantes aprenderão sobre os métodos de análise de uma construção e a fazer diagnósticos de inconstâncias em propriedades comerciais, industriais, residências e até para áreas rurais.

Durante o curso, será possível desenvolver conhecimentos teóricos e práticos sobre métodos de avaliação, legislação, normas técnicas, elaboração de laudos e pareceres técnicos, gestão de riscos e ética profissional.

Dessa forma, ele será capaz de compreender as principais normas e regulamentos, além de aprender a utilizar ferramentas específicas para a elaboração de laudos e relatórios.

Além disso, a pós-graduação inclui atividades práticas, como estudos de casos e estágios, para proporcionar experiência no campo da avaliação e perícia de engenharia.

Impulsione sua carreira com a pós-graduação em Avaliações e Perícias de Engenharia do IPOG

A pós-graduação em Avaliações e Perícias de Engenharia do IPOG é uma excelente oportunidade para profissionais da área da construção civil ampliarem seus conhecimentos e habilidades.

O curso oferece um programa completo e especializado, fornecendo conhecimentos teóricos e práticos para atuação nessa área. Além disso, abrange temas como métodos de avaliação, legislação, normas técnicas, elaboração de laudos e pareceres técnicos, além de proporcionar experiência por meio de estudos de casos.

Módulos do curso

  • Introdução à Engenharia de Avaliações e Perícias
  • Avaliações Básicas de Imóveis Urbanos
  • Inferência Estatística Aplicada à Avaliação de Imóveis Urbanos I e II
  • Avaliação de Aluguéis
  • Planta de Valores Genéricos
  • Avaliações de Propriedades Rurais
  • Patologia em Concreto
  • Inspeção Predial
  • Perícias em Edificações I e II
  • Técnica de Redação e Elaboração de Laudos

Diferenciais do curso

Entre os principais diferenciais da pós-graduação em Avaliações e Perícias de Engenharia do IPOG, destacam-se:

  • Corpo docente qualificado e experiente: professores mestres e doutores que são referência em suas áreas de atuação e com ampla vivência prática.
  • Metodologia inovadora: o curso une teoria e prática de forma a estimular o aluno a uma formação completa, sólida e com foco na autonomia.
  • Conteúdo atualizado: o programa abrange as principais áreas da avaliação e perícia de imóveis com ênfase nas normas técnicas e na legislação vigente.

Aulas on-line e ao vivo

A pós-graduação do IPOG oferece aulas on-line e ao vivo, proporcionando maior flexibilidade e comodidade na hora de estudar. Assim, é possível assistir às aulas sem precisar se deslocar e sem perder a dinâmica da troca de conhecimento com colegas de profissão e professores.

Foco na prática profissional

A pós-graduação em Avaliações e Perícias de Engenharia do IPOG tem como um de seus diferenciais o foco no que acontece no dia a dia do profissional. O curso é estruturado para dar uma formação completa e atualizada, englobando desde fundamentos teóricos até práticas mais avançadas do setor.

Dessa forma, ao final do curso, o engenheiro sente-se apto a atuar no mercado e a enfrentar os desafios do setor.

Construa uma carreira sólida em Engenharia de Avaliações e Perícias

Ao investir na pós-graduação de Engenharia de Avaliações e Perícias do IPOG, você terá uma base sólida sobre os princípios básicos da análise técnica de empreendimentos para lidar com o cotidiano da profissão.

É uma formação completa e com conteúdos voltados para as reais demandas do mercado.

Visite a página do curso, preencha o formulário e fale com nossos consultores de carreira.

Artigos relacionados

Professora do IPOG participa da criação da Primeira Norma Brasileira de Elaboração de Orçamentos de ... A Professora do MBA Planejamento, Execução de Controle de Obras Públicas e do MBA Gerenciamento de Obras, Qualidade & Desempenho da Construção do IPOG, Inaiara Ferreira Marini, participou da comissão para a criação da Primeira Norma Brasileira de Elaboraçã...
Mapeamento de processos em Engenharia: aprenda gestão de qualidade com o IPOG Já pensou como garantir entregas cada vez melhores no seu setor de trabalho? Com o mapeamento de processos, o profissional considera os indicadores de desempenho para atingir determinados objetivos e otimizar as tarefas diárias. Ou seja, quem domina esse c...
Manutenção predial: como o IPOG ajuda você a garantir melhor desempenho das construções Sabemos que o planejamento da obra é tão importante quanto a manutenção predial ao longo dos anos em se tratando da construção civil. Esse cuidado depois de ter o prédio pronto é essencial para manter a vida útil de uma edificação e se adiantar em casos de pr...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br