Scrum em projetos de engenharia: benefícios dessa metodologia
4 minutos de leitura

Scrum em projetos de engenharia: quais são os benefícios de aplicar essa metodologia?

O Scrum tem se mostrado uma metodologia eficaz na gestão de projetos de engenharia, proporcionando uma abordagem ágil e flexível para lidar com os desafios complexos do setor. 

Ao adotá-la, as equipes podem melhorar sua produtividade, otimizar a colaboração e entregar resultados de alta qualidade de forma mais rápida. Além destes, outros benefícios envolvem a transparência, a adaptação contínua e a eficiência no desenvolvimento de produtos e serviços.

Quer entender o que é Scrum em projetos de engenharia? Neste artigo,o IPOG explica o que é, como essa metodologia surgiu e quais são os benefícios de aplicá-las. Também detalhamos os seis princípios desse método e como se preparar para atuar no setor e qual o melhor curso para se especializar. Confira!

O que é Scrum no projeto?

O Scrum é uma metodologia aplicada no gerenciamento de projetos complexos e na busca tornar os processos mais claros. 

A ideia é registrar o andamento de todas as etapas para que os envolvidos saibam em qual fase o projeto está. Assim, é possível entender o que já foi concluído e o que ainda precisa ser feito.

Essa metodologia é posta em prática por meio de ciclos rápidos, que são denominados sprints. Em cada um deles, é definido um prazo para que as atividades sejam finalizadas, geralmente entre duas e quatro semanas.

Como o método surgiu?

O Scrum foi criado por três programadores que participaram da formulação do Manifesto Ágil, Jeff Sutherland, Mike Beedle e Ken Schwaber. Eles estavam insatisfeitos com os modos de produção de software e buscaram alternativas que consideravam mais eficientes.

Os programadores perceberam que as lideranças dedicavam muito tempo para a elaboração de planos detalhados. No entanto, raramente esse planejamento era, de fato, cumprido. Afinal, é comum que, ao trabalhar com pessoas, algumas barreiras evitem mudanças que são importantes para adicionar inovação ao projeto.

Por isso, o Scrum foi idealizado como uma solução para que adaptações e correções fossem implementadas rapidamente. Por isso, o trio de programadores estudou casos de boas práticas aplicadas na indústria japonesa e criou os princípios do método. O nome tem origem no esporte Rugby, em que o Scrum é uma reunião breve antes de um lance.

Onde o Scrum é aplicável?

Apesar de ter sido idealizado para o desenvolvimento de softwares, a metodologia pode ser aplicada em qualquer tipo de projeto, atendendo diferentes setores do mercado. Em meio às décadas de 1990 e 2000, Jeff Sutherland contribuiu para que o Scrum fosse implementado em outros tipos de negócio.

Um dos casos foi a utilização da metodologia para a atualização dos bancos de dados do FBI (Federal Bureau of Investigation), que funciona como uma espécie de Polícia Federal nos EUA.

O objetivo foi tornar os bancos de dados mais acessíveis, eficientes e práticos. 

Depois de duas décadas de aplicação da metodologia, o criador entendeu que funciona para a gestão de qualquer setor e departamento complexos.

Quais são os 6 princípios da metodologia Scrum em projetos de engenharia?

  • Decisões com base empírica;
  • Autogerenciamento;
  • Colaboração;
  • Prioriza a entrega de valor;
  • Time-boxing;
  • Processo interativo.

Quais são os benefícios de aplicar Scrum em projetos de engenharia?

  • Favorecer a colaboração entre os integrantes da equipe
  • Agilizar os projetos
  • Proporcionar melhoria contínua
  • Valorizar cada participante do projeto, aumentando a autoestima e a autonomia dos indivíduos
  • Focar a satisfação do cliente
  • Reduzir o prazo de entrega
  • Melhorar o comprometimento de cada membro da equipe junto ao projeto
  • Oferecer condições para o planejamento constante
  • Corrigir falhas ao longo do projeto
  • Desenvolver a comunicação entre os envolvidos no projeto
  • Diminuir os gastos com a produção
  • Aprimorar a produtividade

Como se preparar para atuar com essa metodologia?

O mercado de trabalho busca profissionais capacitados para atuar com essa metodologia. Para se preparar para isso, é essencial contar com os conhecimentos apropriados para aplicar o Scrum em projetos de engenharia.

Uma boa oportunidade de ampliar os seus conhecimentos sobre Scrum em Projetos de Engenharia é realizar uma pós-graduação adequada. 

Nesse sentido, o MBA em Gestão de Projetos com Modelagem para Engenharias e Arquiteturas do IPOG é uma excelente opção do mercado, sendo uma instituição de referência, um curso aprofundado e aulas ministradas por grandes nomes da engenharia.

Qualifique-se com o MBA em Gestão de Projetos com Modelagem para Engenharias e Arquiteturas

O MBA em Gestão de Projetos com Modelagem para Engenharias e Arquiteturas do IPOG é uma formação completa, que conta com a expertise da instituição em formar profissionais habilitados para lidar com os desafios do mercado.

Confira detalhes sobre a pós-graduação.

O que você vai aprender durante o curso

O MBA em Gestão de Projetos com Modelagem para Engenharias e Arquiteturas prepara você para atuar no gerenciamento de projetos, com base nos fundamentos do Project Management Institute (PMI).

A formação prepara profissionais para a gestão de qualquer projeto. Depois, o curso conta com o diferencial de preparar os estudantes para a realização da prova de certificação PMP para Gerente de Projetos (Project Management Professional).

Módulos do curso

  • Introdução à Gestão de Projetos para Engenharias e Arquitetura
  • Gestão da Integração, Métodos Ágeis e Colaborativos
  • Gestão do Escopo e Cronograma
  • Elaboração de Projetos utilizando MS-Project
  • Gestão de Custos, Recursos e Viabilidade Econômica de Projetos
  • Ferramentas em Projetos utilizando MS-Excel
  • Gestão e Mapeamento de Processos utilizando Bizagi Modeler
  • Gestão de Aquisições, Contratos e Riscos
  • Estudo e Preparação para Certificação PMP
  • Gestão da Qualidade, Comunicações e Stakeholders em Projetos
  • Gestão Estratégica de Escritórios de Engenharia e Arquitetura
  • Estudo de Caso de um Projeto Completo com Revisão do PMBOK

Uso de softwares e foco na prática

Um dos principais diferenciais do curso é que prepara o profissional para a utilização de softwares. Com foco na prática, a formação se direciona para ir além dos conteúdos teóricos e demonstrar a aplicação dos tópicos abordados.

Professores altamente capacitados

O coordenador do curso é Flavio Augusto Settimi Sohler, pós-doutor em Engenharia Civil pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (Portugal) e pela Universidade de Hamburg-Harburg (Alemanha).

Ele ainda apresenta doutorado em Engenharia Civil na UFRGS e em Psicologia Organizacional pela PUC-GO. Sohler ainda é mestre em Engenharia de Produção pela PUC-RJ e pós-graduado em Análise de Sistemas pela PUC-RJ e Project Finance pela USP.

Autor de cinco livros, o coordenador ainda conta com a certificação do Project Management Institute (PMI) nos EUA, como Project Management Professional (PMP) e Risk Management Professional (RMP).

Conheça ainda os professores do MBA:

  • Leandro Vignochi
  • Marcio Eduardo Corrêa Sampaio
  • Jaqueline Joana Teixeira Borges
  • Gilberto Torres Porto

Aulas on-line e ao vivo

O MBA do IPOG que prepara você para atuar com Scrum em projetos de engenharia oferece aulas on-line e ao vivo. Desse modo, os estudantes conseguem interagir com os professores para tirar dúvidas, melhorando a aprendizagem do conteúdo abordado.

Conteúdos atualizados e que atendem às demandas do mercado

A pós-graduação em Scrum em projetos de engenharia conta com módulos atualizados para corresponder às necessidades das empresas do setor. Com isso, os profissionais que concluem o MBA apresentam um diferencial no currículo e conseguem demonstrar conhecimento técnico no dia a dia profissional.

Aprimore suas habilidades para gerenciar projetos

Gostou de conhecer a nossa formação que aborda o Scrum em projetos de engenharia? Invista na área e ganhe o potencial competitivo para obter os melhores resultados em obras.

Visite a página do MBA em Gestão de Projetos com Modelagem para Engenharias e Arquiteturas, preencha o formulário e fale com nossos consultores de carreira. 

Artigos relacionados

Softwares na construção civil: os caminhos da inovação com o digital twins Os digital twins (ou gêmeos digitais) são a cópia digital e exata de um objeto ou sistema. A tendência é que a busca por essa tecnologia seja cada vez maior nas áreas de construção civil e de engenharia. Por isso, os profissionais precisam estar preparados pa...
Conheça 4 cargos que estão em alta na Engenharia Recentemente, uma reportagem publicada no site da Revista Exame abordou a reação no mercado da Engenharia. A base para a produção do conteúdo foi um novo estudo de tendências e salários no Brasil elaborado pela consultoria de recrutamento HAYS. Segundo o rela...
Professora do IPOG participa da criação da Primeira Norma Brasileira de Elaboração de Orçamentos de ... A Professora do MBA Planejamento, Execução de Controle de Obras Públicas e do MBA Gerenciamento de Obras, Qualidade & Desempenho da Construção do IPOG, Inaiara Ferreira Marini, participou da comissão para a criação da Primeira Norma Brasileira de Elaboraçã...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br