Equipes de alta performance: conheça as estratégias de Dirk Zobiak aplicadas nas redes de hotéis

Vintage hotel reception service desk bell.

De descendência alemã e legitimamente brasileira, o administrador de empresas, Dirk Jurgen Santos Zobiak ocupa a gerência geral de um dos principais hotéis da capital do Piauí, em Teresina. Contando mais de 13 anos de experiência no setor hoteleiro, Dirk conduz diariamente o trabalho de 109 colaboradores, subordinados a sete chefias, que se reportam diariamente a ele. Por meio do conhecimento obtido no MBA Executivo em Liderança & Gestão Empresarial ele conta como montar equipes de alta performance.

São inúmeros os desafios enfrentados para manter em pleno funcionamento e ocupação um hotel que disponibiliza 119 unidades habitacionais, e é nacionalmente reconhecido pelo seu potencial para convenções empresariais, podendo acomodar até 2 mil pessoas. Pois foi a vontade de entregar além das metas corporativas estabelecidas que levou Dirk Zobiak a buscar nas especializações do IPOG seu aprimoramento profissional.

Veja a seguir como o investimento em educação tem proporcionado a ele, e a toda a sua equipe, o alcance de resultados inimagináveis. Com a palavra, o futuro especialista: Dirk Zobiak.

Equipes de alta performance: a busca pelo aprimoramento pessoal

Sempre pautei minha conduta profissional no meu gosto pessoal de lidar e desenvolver pessoas (aproveite para conhecer também a solução para 5 desafios que toda empresa enfrenta na área de Gestão de Pessoas).

Eu gosto de trabalhar com pessoas e de sentir que juntos estamos crescendo. Quando busquei o meu primeiro MBA no IPOG (MBA Executivo em Liderança & Gestão Empresarial), fui motivado pelo desejo de descobrir novas ferramentas para enfrentar os desafios diários de coordenar uma equipe de mais de 100 pessoas.

Sempre almejei entender melhor o cenário que envolve a minha profissão, para poder reverter em benefícios e melhorias aos meus colaboradores. Estou sempre aberto a novas técnicas que me permitam engajar ainda mais as pessoas em suas atividades.

E neste curso, tenho sido positivamente impactado com conhecimentos que me ajudam a entender melhor o outro, e a mim mesmo. Trago como lema pessoal o desejo de despertar o melhor que as pessoas trazem em si para, com isso, formar e manter uma equipe de alta performance.

Da teoria à prática

No MBA do IPOG, eu tenho conseguido absorver além das teorias, formas concretas de colocá-las em prática, respeitando a ética corporativa. Por meio do conhecimento compartilhado pelos professores, é possível finalizar cada módulo tendo várias ideias e ferramentas para se aplicar no dia seguinte às aulas.

Para isso, eu adotei como prática pessoal anotar os pontos mais importantes que se aplicam ao meu cotidiano profissional, e levá-los para minhas reuniões periódicas com as chefias. Inclusive as nossas reuniões ficaram muito mais interativas e interessantes após o meu ingresso na pós-graduação, pois tenho conseguido ilustrar melhor o cenário almejado com os cases e exemplos passados em sala de aula.

Os conteúdos transmitidos nas aulas do IPOG são altamente aplicáveis em tempo real. Não é preciso esperar os dois anos de conclusão do curso para que se veja a diferença na sua conduta profissional.

A cada novo módulo e após a minha reflexão de como transmitir tais conhecimentos, levo imediatamente para a equipe tudo o que aprendi. Sinto que estamos crescendo juntos.

Mudanças proporcionadas pela aquisição de conhecimento

Além do dinamismo impresso nas reuniões com as chefias, consegui dar um passo importante para o meu crescimento pessoal. Sou uma pessoa muito dinâmica e ávida por resultados, que sempre espera o melhor das pessoas. Talvez seja por isso que sempre tive dificuldades em entender pessoas que possuem um ritmo diferente do meu.

Como minha principal missão diz respeito a extrair o melhor das pessoas, me sentia impotente diante de pessoas muito diferentes de mim. A especialização tem me ajudado a entender os diferentes tipos e perfis profissionais, e permitido que eu consiga me adaptar a cada um deles, buscando as qualidades individuais, para que possa auxiliá-los a desenvolver outras competências que, muitas vezes, eles desconhecem que possuem.

Essa minha nova forma de encarar e lidar com a equipe tem repercutido em um maior engajamento de pessoas que antes eu tinha dificuldade em lidar. Ver isso acontecer no dia a dia, sentir como sou capaz de superar minhas barreiras pessoais para desenvolver todo perfil de profissionais, me engrandece muito como pessoa e como gestor. Afinal, conseguir montar equipes de alta performance não é algo que se faz com um estalar de dedos.

Resultados alcançados

Após concluir os dez primeiros módulos do curso, aplicando desde o início as técnicas mostradas em aula, consigo mensurar os resultados que estamos conseguindo promover no hotel. O canal da Ouvidoria tem registrado a manifestação espontânea de hóspedes relatando que o atendimento melhorou consideravelmente.

Algumas mudanças são perceptíveis até em uma rápida observação menos oficial. O front de atendimento, aquele estabelecido pelos colaboradores que têm contato direto com os hóspedes, tornou-se mais cordial.

Hoje vemos as pessoas, em suas diferentes ocupações, trabalhando com o sorriso no rosto, e dispostas a ajudar nossos hóspedes, mesmo que não seja algo diretamente relacionado à sua função. Isso é algo que me enche de orgulho e me estimula a continuar investindo em cada um deles.

Me encanta lidar com pessoas!”

Novo desafio

Quando estava realizando meu segundo módulo do MBA Executivo em Liderança, me interessei em ampliar meus conhecimentos na parte financeira. Portanto, me inscrevi no MBA Gestão de Negócios, Controladoria & Finanças Corporativas, também do IPOG.

A gerência geral é um cargo que me cobra um conhecimento mais aprofundado de gestão orçamentária e financeira. Mesmo que tenha o auxílio de um controller, precisava enxergar com mais propriedade o que me era apresentado, afinal preciso validar os documentos financeiros, e trabalhar conjuntamente na elaboração dos orçamentos previstos. Sentia necessidade de compreender melhor essa área. Afinal, meu objetivo sempre foi ser um profissionail mais completo a cada dia.

Hoje, mesmo tendo cumprido um terço de todo curso já me sinto bem mais seguro nesta área. Realizo junto com o controller o orçamento e entendo melhor a composição dos custos. Sinto que posso conversar em pé de igualdade com alguém da área, e não mais só absorver o que me era passado.

E com o acúmulo a experiência de viver o dia a dia do hotel em sua integralidade, ainda consigo propor soluções criativas diante de algum corte orçamentário. Tenho alcançado uma autonomia proporcionada pelo conhecimento.

Sei que fazer duas pós-graduações simultaneamente não é algo fácil. Mas quando vejo o quanto estou evoluindo com essa escolha, todo cansaço se justifica e se transforma em uma sensação de que estou no caminho certo!

E aí, gostou de conhecer a história de Dirk Zobiak e  também quer desenvolver suas competências para se tornar um profissional com foco em resultados? Então aproveite para estender sua leitura com o ebook Gestão de Negócios: como inovar para competir no jogo empresarial.

Pense o quanto é importante se preparar para manter-se competitivo no mercado e conhecer os benefícios de usar a cultura da inovação no seu segmento de atuação.

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Dirk Zobiak: Administrador de empresas, gerente geral do Blue Tree Towers Rio Poty Hotel com 13 anos de experiência no ramo hoteleiro; futuro especialista nos MBAs Gestão de Pessoas e liderança Organizacional; e Gestão de pessoas, controladoria e finanças. Possui formação em Análise e Planejamento pelo Sebrae; cursou Excelência em vendas de serviços turísticos pela Abav e participou do treinamento Feedback e SB Coaching, do Instituto Tadashi.