Cada vez mais empregadores buscam por gestores competentes e qualificados. Visão estratégica e o controle de projetos complexos são competências que esses profissionais precisam adquirir.
Segundo dados do Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI), atualmente, 20% do Produto Interno Bruto (PIB) do mundo é investido na execução dos mais distintos tipos de projetos. Isso significa que 12 trilhões de dólares são investidos para melhorar, criar ou construir algo por meio da gestão de projetos.
Neste artigo você vai entender como o MBA em Gestão de Projetos pode trazer para a sua carreira o diferencial que o mercado procura.
Por que fazer MBA em Gestão de Projetos?
No Brasil, as práticas propostas pelo PMI para a Gestão de Projetos vêm atraindo grande interesse dos gestores e profissionais de empresas, não só das áreas de Engenharia e Tecnologia, mas também de organizações que buscam aprimorar a elaboração, o planejamento, a execução, a implementação, o gerenciamento e o controle de projetos, seja no setor Industrial, de Serviços ou no Agronegócio.
Nesse sentido, profissionais que atuam em diferentes ramos de atividade, tanto no setor privado como público, têm buscado adquirir os conhecimentos e as habilidades necessárias para conquistar um melhor desempenho nos resultados de seus projetos.
Aproveite também para conferir o nosso material gratuito Retomada da economia: qual é o papel do líder. Basta acessar o link e fazer o download!
Por outro lado, as empresas vêm observando que não é possível viver de apostas e de fundamentar a gestão em práticas intuitivas. Por isso, o gerenciamento de projetos surge como solução.
Ele permite que cada decisão de gerenciamento seja embasada em práticas recomendadas por especialistas e pautada em estratégias eficazes.
Assim, esses profissionais buscam cada vez mais um curso de pós-graduação que esteja focado em áreas como gestão de tempo, administração do cronograma de trabalho e capacidade de liderança, entre outras.
Para quem o curso é indicado?
A especialização MBA em Gestão de Projetos é indicada para profissionais graduados em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Tecnologia, Engenharias e demais profissionais liberais com nível superior que atuem ou desejam atuar em áreas envolvidas com a elaboração, planejamento e gerenciamento de projetos na iniciativa privada ou no setor público.
Os profissionais que se encaixam nesse perfil são aqueles que buscam ampliar seus conhecimentos e se destacar no mercado da gestão. Ainda de acordo com PMI, os gerentes de projetos são agentes de mudanças que precisam inspirar um sentimento de propósito nas pessoas.
Algumas funções dos gestores de projetos são:
- controlar escopo, custo e prazo;
- monitorar indicadores do projeto;
- comunicar decisões e resultados;
- selecionar e adquirir recursos;
- aplicar a metodologia de gestão de projetos selecionada;
- entre outras.
Diferenciais que o mercado procura
O mercado cada vez mais competitivo e exigente busca por profissionais que sejam especialistas e tenham uma visão ampla sobre a tomada de decisões em projetos, com base em planejamento estratégico de curto e longo prazo.
No IPOG, o MBA em Gestão de Projetos conta com um módulo preparatório para a Certificação PMP® (Project Management Professional, em português, Profissional de Gerência de Projetos), outro fator decisivo na escolha de um profissional pelo mercado.
Ao conquistar a certificação PMP®, o profissional pode comprovar, formalmente, que possui conhecimento nas competências exigidas, que é capaz de atuar como gerente ou gestor ou até mesmo de fazer parte de uma equipe de projetos.
Essa qualificação se torna um diferencial competitivo no mercado de trabalho. Mais do que experiência, há a comprovação de que o profissional atende aos requisitos mais exigentes e reconhecidos em todo o mundo na área de Gestão de Projetos, além de estar apto a aplicar técnicas, conhecimentos, habilidades e ferramentas nas atividades em que atua, visando sempre atingir objetivos predefinidos.
Em constante busca por melhores resultados, as organizações têm demandado cada vez mais versatilidade e competência dos profissionais, aderente à proposta do triângulo de talentos proposto pelo PMI.
Esse triângulo é composto por habilidades técnicas de gerenciamento de projetos, habilidades de liderança e habilidades de gestão estratégica de negócios.
Cada uma dessas habilidades requer conhecimentos, métodos e ferramentas, que o gerente de projeto deve dominar para aumentar a atratividade de seu perfil nas organizações.
O MBA em Gestão de Projetos traz uma matriz curricular atualizada com as melhores práticas de Gestão de Projetos (PMBOK® 6ª Edição).
PMBOK: guia para otimização de projetos para gestores
Quando um gestor traça um planejamento, ele estipula metas a serem cumpridas durante o processo de construção de um projeto.
Para isso, são adotadas as melhores práticas de mercado, aplicadas às premissas do PMBOK (Project Management Body of Knowledge) – guia que traz boas dicas sobre o planejamento de projetos.
Esse documento é referência na área de gestão, pois reúne as melhores práticas de gerenciamento de projetos, além de disciplinas com foco em negócios, como Gerenciamento de Pessoas, Negociação, Estratégia empresarial e análise de viabilidade financeira em projetos.
Grade Curricular
O MBA em Gestão de Projetos tem como foco formar profissionais qualificados e Gerentes de Projetos.
1) Fundamentos de Gestão de Projetos*;
2) Gestão de Escopo em Projetos*;
3) Aplicativos para a Gestão de Projetos: MS Project;
4) Gestão do Cronograma e Ferramentas de Produtividade em Projetos*;
5) Desenvolvimento Integral do Potencial Humano;
6) Fundamentos e Gestão de Custos em Projetos*;
7) Gestão da Qualidade em Projetos*;
8) Gestão da Comunicação e Partes Interessadas em Projetos*;
9) Gestão de Riscos em Projetos*;
10) Gestão de Recursos (Pessoas)*;
11) Gestão da Aquisição em Projetos (Partes Interessadas)*;
12) Gestão da Integração em Projetos*;
13) Estratégias de Negociações em Projetos (Partes Interessadas);
14) Engenharia Econômica e Financeira aplicadas a Projetos;
15) Análise e Viabilidade Econômica e Financeira em Projetos;
16) Estratégia Empresarial e Indicadores para a Gestão de Projetos (BSC);
17) Jogos Empresariais: Decisões em Projetos (Games);
18) Preparação para Certificação PMP (Professional).
* Segundo critérios do PMBOK® 6ª edição.
Se você se interessou pelo nosso curso e deseja saber mais sobre o MBA em Gestão de Projetos, não deixe de entrar em contato conosco!
Gostou do nosso conteúdo sobre o MBA em Gestão de Projetos? Estamos certos de que você vai se interessar também por estes outros artigos:
- Mudança de visão: como o MBA em Gestão de Projetos transformou a carreira de um engenheiro
- PMBOK para profissionais de tecnologia: entenda os benefícios e principais conceitos para organização e planejamento
- Ser gerente de projetos: 6 dicas para se tornar um
Até a próxima!
Este e muitos outros assuntos, você pode conferir no blog do IPOG!
Conheça o IPOG – Instituto de Pós-Graduação e Graduação
Instituição de ensino com nome e reconhecimento no mercado, o IPOG fará total diferença no seu currículo. Afinal, de que vale ter uma certificação se o local não é valorizado por recrutadores e executivos?
O IPOG conta com diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro docentes de excelência e renome no mercado. A proposta do IPOG é de um ensino humanizado, que estimule o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno e otimize o seu plano de carreira.
O Instituto está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal. Devido a isso, acumula quase 20 anos de experiência na formação de grandes especialistas.
Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado. Isso fez com que alcançássemos o status que temos hoje.
Não deixe de investir no seu futuro e se tornar o profissional que sempre sonhou!