A motivação de equipes deve fazer parte do cronograma de ações internas da empresa e engana-se quem acredita que esse planejamento é facultativo. Todo negócio funciona a partir de ações colaborativas, portanto, o trabalho em si está entre os principais fatores da gestão de processos.
Muitas pesquisas apontam que a produtividade está ligada ao grau de satisfação do colaborador. Ou seja, um funcionário feliz significa mais produtividade para a empresa e qualidade de vida para ele.
Segundo um estudo da Universidade da Califórnia, o trabalhador satisfeito e motivado é, em média, 31% mais produtivo, vende 37% a mais e pode ser três vezes mais criativo em comparação com funcionários descrentes do projeto.
Mas, afinal, como trabalhar juntos em regimes de trabalho diferentes e realizar a motivação de equipes com assertividade? É essa a resposta que o artigo de hoje do IPOG apresenta. Confira!
Quais são os benefícios de ter uma equipe motivada?
A motivação dos trabalhadores não proporciona apenas o aumento da produtividade. Ela impacta todo o ambiente de trabalho e apresenta mudanças diretas e indiretas em todos os processos da empresa.
Do ponto de vista do colaborador, manter-se motivado afasta a possibilidade de cair na rotina, de ter um sentimento negativo e evoluir para problemas relacionados ao trabalho. A síndrome de burnout é o efeito mais comum e que está cada vez mais presente em ambientes pouco motivadores.
Por outro lado, na perspectiva do gestor de empresas, a motivação de equipes estimula benefícios que vão além da produtividade, promovendo um clima mais leve no ambiente de trabalho e deixando os colaboradores confortáveis na execução das tarefas diárias.
Entre os principais benefícios de motivar colaboradores podemos citar:
- Aumento da retenção de talentos;
- Sentimento de gratificação pessoal;
- Otimização do tempo de execução dos processos;
- Mais leveza ao ambiente de trabalho;
- Melhoria do relacionamento interpessoal;
- Trabalho em equipe mais eficiente;
- Melhoria na relação entre os membros da equipe;
- Aproximação entre líder e liderado;
- Mais produtividade e resultados à empresa.
Além disso, buscar a motivação para equipe de trabalho é algo que não requer mudanças na estrutura, mas sim uma reformulação na relação entre colaboradores, processos e liderança.
O papel do líder na motivação de equipes
O líder da equipe tem um papel de protagonista durante a motivação dos colaboradores. Em muitos casos, as decisões geram impactos na percepção de todo o time e provocam tanto mudanças positivas quanto negativas.
Quando um gestor está à frente de uma equipe, é preciso sabedoria para lidar com impasses em todos os processos, assumindo o papel de liderança. Assim, o papel do líder na motivação das equipes é apresentar soluções não só para os problemas, mas guiar o time para que cenários desfavoráveis não sejam recorrentes.
Além disso, o bom líder deve ser exemplo para os demais membros da equipe, se desprender da posição de poder e estimular os colaboradores à autonomia e dinamismo, servindo de ponto de apoio.
Entre outros diferenciais de um bom líder, podemos destacar os seguintes como essenciais para liderar com foco na equipe engajada:
- Saber a diferença entre chefe e líder;
- Conhecer bem os liderados;
- Identificar os potenciais e as fragilidades do time;
- Estimular o desenvolvimento das equipes;
- Saber ouvir e dar feedbacks;
- Promover mudanças e crescimento;
- Ir atrás e estimular a busca por conhecimento.
Como melhorar a motivação das equipes no ambiente de trabalho
A motivação de equipes pode ser alcançada ou melhorada de diferentes formas, e muitas não dependem da reestruturação de processos, mas sim de práticas mais atualizadas e democráticas.
No ambiente corporativo, o inconstante gera medo, e isso faz com que o colaborador busque apenas entregar a tarefa, ou seja, sobreviver naquele espaço. Para mudar isso, o líder precisa entregar um ambiente confortável aos colaboradores.
Separamos quatro formas de motivar uma equipe dentro do espaço corporativo para obter melhores resultados no relacionamento com a empresa.
1. Use a comunicação não violenta
Na hora de delegar funções, estipular prazos, realizar reuniões e cobrar resultados, tenha em mente que está lidando com pessoas, cada uma com suas particularidades.
Sendo assim, a comunicação não violenta é baseada em respostas empáticas em relação aos colaboradores. Ela se destaca por não gerar nenhuma mudança brusca nas relações aos projetos, tornando a motivação de equipes um resultado dessa boa comunicação.
Para implementá-la, evite frases negativas, como, por exemplo: “Está errado”, “É sua função”, “Hoje eu não estou para conversa” e “Isso não é problema meu”. Elas não apenas são desestimulantes como fomentam a ideia de culpa e falta de compromisso como líder.
Busque a cortesia e, ao falar com um colaborador, esteja disposto a usar a escuta ativa, ouvindo e entendendo tudo o que o profissional acha sobre os processos delegados a ele. Outro ponto importante é estar aberto a sugestões e fazer com que todo o time participe dos processos.
2. Ofereça feedbacks
Ter uma política de feedbacks é indispensável para qualquer negócio. Ao mesmo tempo que você encoraja o colaborador, também encontra novas formas de otimizar o desempenho das tarefas e dos processos.
No entanto, vale destacar a diferença entre feedbacks positivos e negativos. Enquanto os positivos podem ser tratados tanto em particular quanto em ambientes compartilhados, os negativos precisam ser privados, seja por e-mail, seja em reuniões fechadas.
Além disso, vale a pena considerar a comunicação não violenta, especialmente para respostas negativas, converse com cuidado sem se limitar a apontar o erro, mas mostrando formas de solucioná-lo. Estenda a mão e demonstre que os colaboradores podem contar com você.
3. Pratique a gestão horizontal
A gestão tradicional é baseada em hierarquias verticais, nas quais um colaborador que está mais acima na pirâmide toma as decisões e os colaboradores apenas obedecem. No caso da gestão de empresas horizontal, as decisões não consideram mais a hierarquia interna, e sim o grau de conhecimento de cada setor.
O ideal para motivar as equipes é optar pela horizontal. Dessa forma, as decisões passam a ser tomadas por todos em conjunto, e não apenas pelas lideranças, extinguindo a relação de poder e estimulando o senso de responsabilidade coletiva.
4. Proporcione ergonomia
A Norma Regulamentadora nº 17 diz respeito às boas práticas de ergonomia para diferentes colaboradores, sendo muitas delas indispensáveis às atividades que dependem de longas horas em frente ao computador.
Caso não dê atenção à NR-17, você cria um ambiente sem ergonomia e, consequentemente, atua em desfavor do bem-estar físico do trabalhador. Ao investir em um mobiliário ergonômico, você mantém o colaborador centrado por mais tempo e evita que as dores no corpo comprometam a produtividade.
Ou seja, um ambiente saudável e motivador engloba diversos fatores que vão desde a forma como você conversa e lidera os projetos como também a qualidade do ambiente físico onde a equipe trabalha.
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