Promoções falsas na internet: descubra como não cair na isca de golpistas
2 minutos de leitura

Promoções falsas na internet: descubra como não cair na isca de golpistas

Notícias falsas na internet

Recentemente, a marca “O Boticário” foi utilizada por cibercriminosos em uma promoção falsa que se espalhou pelo whatsapp. O golpe foi aplicado no mês do Dia das Mães e visava roubar informações de usuários e invadir smartphones.

A mensagem que circulou pela internet tinha o seguinte enunciado: “Ganhe um KIT Dia das Mães na O Boticário! Entre no link abaixo e siga o passo a passo para ganhar o seu.”

Ao acessar o link, o indivíduo era direcionado para portais que roubavam informações pessoais ou instalavam programas suspeitos no celular do internauta. Ao cair na armadilha, à vítima concedia permissão para que os hackers recebessem notificações futuras — que podem ser usadas para outros golpes.

Os hackers se aproveitaram de uma promoção real da O Boticário, em que era ofertada uma amostra grátis do Nativa SPA Ameixa Negra. Porém, na campanha verdadeira toda interação com o usuário ocorria no site oficial da empresa, como o preenchimento de dados e compartilhamento de informações com os amigos.

Gustavo Vilar, Perito Criminal Federal especialista em Informática Forense e Professor do curso de Pós-graduação em Computação Forense e Segurança da Informação do IPOG, explica que é muito difícil uma empresa impedir que alguém use a sua marca para qualquer fim, mas é possível que a empresa deixe claro que só se pronuncia por meio de canais oficiais, por exemplo: site da empresa, anúncios televisivos ou aplicativos próprios.

“Atualmente, os aplicativos mais simples de edição de imagens conseguem produzir conteúdos com aparência profissional, o que torna a tarefa de diferenciar as fake news cada vez mais difícil”, complementa o especialista.

Gustavo alerta também sobre as datas mais esperadas do ano pelo comércio. Elas são um atrativo para criminosos, que criam armadilhas em forma de anúncios para promoções falsas com a intenção de atrair clientes.

Usuário: cuidado ao participar de promoções pela internet!

O especialista orienta que primeiramente os usuários precisam analisar a autenticidade da promoção ou da informação. “Na dúvida, não replique o conteúdo. Confira as informações nos canais oficiais antes do repassá-lo”, alerta.

Os principais impactos do consumidor que é vítima de promoções falsas na internet, de acordo com o especialista são: emocional e financeiro.

“Promoções falsas geram expectativas e alteram o estado emocional das pessoas. Quase sempre uma promoção falsa visa atingir a formação de opinião, gerar desinformação ou lesar as finanças dos destinatários. É preciso ter cuidado!”, reforça.

Como identificar uma promoção falsa na internet?

Gustavo afirma que é necessário procurar os detalhes, que somente são encontrados nas promoções verdadeiras. Então fique atento a:

  • Presença de erros gramaticais;
  • Baixa qualidade das logomarcas;
  • Endereços escondidos nos links;
  • Teor da promoção: será que ela não é boa demais para ser verdade?
  • Credibilidade da empresa: verificar se está na lista de sites que devem ser evitados, com reclamações de consumidores registradas no Procon ou Reclame-aqui.

Essas são algumas formas básicas para conferir a autenticidade de uma promoção. Via de regra, aquelas que circulam em aplicativos de conversas (whatsapp, telegram, por exemplo) devem ser avaliadas.

A melhor forma de escapar é certificar! Os hackers podem aproveitar qualquer situação para burlar a segurança de dados de usuários.

O professor alerta que as principais redes utilizadas pelos cibercriminosos são as “gigantes” Facebook, Whatsapp e Twitter, mas mesmo assim o bom e velho e-mail não deixa de ser extremamente convidativo para esse tipo de armadilha. Por tanto, fique atento a todas elas!

Artigos relacionados

Simulador virtual permite maior autonomia ao investidor na hora de direcionar seus investimentos O Tesouro Direto lançou uma ferramenta para ajudar o investidor a decidir o destino de suas aplicações. Trata-se de um simulador que permite estabelecer comparações entre os títulos públicos disponíveis e as demais aplicações como poupanças, CDB, LCI/LCA e fun...
Como o trabalho da Perícia Criminal atua na resolução dos Cybercrimes De acordo com um relatório emitido em 2019 pela empresa de segurança digital McAfee, entidades brasileiras chegam a perder 10 bilhões de dólares por ano em cybercrime.  O alto número abarca diversos crimes virtuais. Alguns exemplos são roubos de valor, propri...
Como as certificações de TI podem impulsionar a sua carreira? À medida que o mercado Tecnologia da Informação cresce, se desenvolve e se inova, exige mais qualificação dos profissionais de TI. Para adquirir habilidades e se destacar profissionalmente, uma grande aposta desse setor são as certificações de TI. Com as cert...

Sobre Gustavo Pinto Vilar

Especialista em Docência do Ensino Superior pela UFRJ, Bacharel em Ciência da Computação e Tecnólogo em Processamento de Dados pela ASPER – Associação Paraibana de Ensino Renovado. No serviço público, atuou como Oficial de Cavalaria do Exército Brasileiro, Policial Rodoviário Federal e Papiloscopista Policial Federal. É Perito Criminal Federal especialista em Informática Forense, atuando principalmente nas análises de vestígios em crimes cibernéticos e combate à pornografia infantil. Professor do curso de pós-graduação em Computação Forense e Perícia Digital do IPOG.