Sabe-se que a indústria é indispensável para a competitividade comercial do país. Do ponto de vista empresarial, um setor competitivo gera resultados melhores, e, para o profissional, isso aumenta a quantidade de postos de trabalho e melhora os salários entre os profissionais já formados.
No caso do Brasil, as indústrias têm investido na superação de desafios. Tanto que a Comissão Nacional da Indústria (CNI) já apresentou propostas aos pré-candidatos da Presidência, esforço que reúne todas as 27 federações estaduais e mais de 70 associações setoriais do mercado.
Porém, esse esforço não se limita aos líderes de indústrias e ao poder público. Isso porque uma projeção inédita da CNI indica que o Brasil precisa qualificar 9,6 milhões de trabalhadores em ocupações industriais até 2025. Portanto, profissionais formados devem estar atentos às novas necessidades e aos saberes que farão toda a diferença nos próximos anos.
Quer se preparar desde já para estar pronto para o futuro? O IPOG preparou este artigo para que você saiba onde investir de acordo com os insights do Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025. Confira!
Expectativas do mercado de trabalho para os próximos anos
O Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025 considera que, ao todo, mais de 9,6 milhões de profissionais deverão buscar algum tipo de qualificação para acompanhar as futuras necessidades das indústrias.
Desse total, 2 milhões de profissionais devem buscar formação inicial, isto é, cursos técnicos ou graduações. Por outro lado, 7,6 milhões de profissionais buscarão formação continuada com o propósito de se atualizar. Assim, ao menos 79% da mão de obra da indústria terá algum tipo de aperfeiçoamento.
De acordo com a projeção, essas mudanças acompanham os últimos avanços da tecnologia. Com a possibilidade de automação e aperfeiçoamento de diferentes indústrias, as mudanças na cadeia produtiva geram esforços em qualificar profissionais já formados com conhecimentos mais específicos.
Principais ocupações
A projeção também aponta que, em quatro anos, 497 mil vagas deverão ser criadas. Com isso, de 12,3 milhões de postos de trabalho, as indústrias terão 12,8 milhões de empregos formais no Brasil.
Para profissionais formados, a variação deve ser 3,2%, gerando aproximadamente 64 mil vagas no curto intervalo de quatro anos. Por outro lado, o volume de postos de níveis técnico e superior responderão por 74% dos requisitos do setor industrial.
O maior crescimento do número de novas vagas até 2025 será nos postos de trabalho para profissionais com ensino superior e pós-graduação. Com a previsão de 8,7%, terão 90 mil novas vagas.
Ocupações | Quantidade aproximada de vagas |
Profissionais de planejamento, programação econtroles logísticos | 17.156 |
Analistas de tecnologia da informação | 16.987 |
Gerentes de comercialização, marketing ecomunicação | 5.847 |
Gerentes de tecnologia da informação | 5.833 |
Artistas visuais, desenhistas industriais econservadores-restauradores de bens culturais | 4.816 |
É importante destacar que a projeção de vagas considera o cenário de recessão técnica, com baixo rendimento do Produto Interno Bruto (PIB) e as atuais fragilidades do mercado globalizado.
Portanto, caso o mercado supere esses desafios, a quantidade de vagas pode ser ainda mais expressiva nos próximos anos.
Como se preparar para o mercado de trabalho?
A melhor forma de se preparar é buscando aprimoramento técnico e conhecimento nas áreas de atuação. Assim, é possível que até 2025 você consiga graduação, pós-graduação ou curso de atualização para aproveitar as melhores oportunidades do mercado.
Abaixo, você encontra as principais alternativas para se preparar e, acima de tudo, participar do mercado industrial nos próximos anos.
1. Cursos tecnólogos e técnicos
Os cursos tecnólogos e técnicos estão entre os caminhos mais fáceis para se especializar em ocupações mais específicas de diferentes indústrias.
No caso dos cursos tecnólogos, eles são de nível superior e, por isso, facilitam o encontro de cargos ainda mais distintos, enquanto os cursos técnicos são de nível médio e se voltam às ocupações mais operacionais.
Ambas as opções são boas oportunidades, já que ensinam conhecimentos antenados às novas práticas das indústrias, como a automação industrial e o uso da virtualização de processos.
Como são de duração mais curta, a formação acontece com maior agilidade, garantindo o conhecimento necessário para ficar à frente das vagas.
2. Formação superior
A formação superior é uma excelente alternativa para quem deseja acompanhar as novas vagas da indústria até 2025. Aqui, você consegue investir em áreas mais procuradas ou ocupações voltadas aos melhores cargos.
Áreas como logística e tecnologia pedem formações iniciais para dominar as técnicas das profissões dentro da indústria. Assim, o curso de graduação pode unir teoria e prática, oferecendo a competitividade necessária ao profissional e acompanhando as tendências na cadeia produtiva.
3. Cursos de pós-graduação
Para profissionais já graduados, os cursos de pós-graduação são as melhores alternativas para se destacar e seguir as tendências do mercado. Indo além do peso da especialização e do MBA no currículo, muitos módulos são pensados e elaborados tendo em mente as novas tecnologias e tendências de mercado.
Dessa forma, quem terminou a graduação pode contar com um leque de opções para se especializar, ter conhecimento mais apurado em uma área específica e concorrer aos cargos mais altos na indústria.
Além disso, muitas pós-graduações já adotam planos mais flexíveis, ou seja, você encontra rotinas adequadas para profissionais formados que atuam à frente da indústria. Tudo isso pelo ensino remoto e pelas novas tecnologias, que tornam a excelência do aprendizado uma realidade, mesmo distante da sala de aula convencional.
Melhores áreas para atuar até 2025
O Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025 traz projeções otimistas e há áreas que se destacam por conta do alto número de vagas. Entre as que mais chamam atenção estão as de tecnologia, de engenharia e de gestão de empresas.
Profissões na área de tecnologia
Para nível inicial, a área de tecnologia deve ter mais de 35 mil vagas abertas até 2025. Já os postos de trabalho que precisam de atualizações, o número é bastante expressivo, tendo a expectativa de mais de 228 mil vagas até 2025.
Entre as ocupações com mais expectativas, estão:
- Programadores;
- Gerente de TI;
- Analista de TI.
Por onde começar?
- Tecnólogo em Redes de Computadores;
- Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
- Computação Forense e Segurança da Informação;
- Inteligência e Inovação em Cybersecurity;
- Tecnologia, Governança e Transformação Digital;
- Perícia em Imagens e Documentos Digitais.
Profissões na área de engenharia
O cenário para Engenharia Civil é igualmente otimista, com expectativa de mais de 10 mil vagas para nível inicial e mais 34 mil vagas que requerem especialização até 2025.
Os cargos em alta incluem:
- Engenheiro civil;
- Engenheiro de produção;
- Gestor de projetos;
- Engenheiro de segurança do trabalho.
Por onde começar?
- Tecnólogo em Controle de Obras;
- Desempenho das Construções e Edifícios Inteligentes;
- Avaliações e Perícias de Engenharia;
- Engenharia de Segurança do Trabalho;
- Gerenciamento de Obras, Produtividade e Tecnologia da Construção;
- Gerenciamento de Obras, Produtividade, Racionalização e Desempenho da Construção;
- Gestão da Manutenção;
- Gestão da Qualidade e Produtividade;
- Logística, Supply Chain e Transportes.
Profissões ligadas à gestão de empresas
Os cargos ligados à gestão e à tomada de decisões se destacam não por sua demanda inicial, mas sim pela quantidade de novas vagas que precisarão de aperfeiçoamento. Com uma demanda inicial de mais de 8 mil vagas, os cargos que necessitarão de aperfeiçoamento superam 40 mil postos de trabalho.
Entre os cargos destacados, estão:
- Gerente administrativo;
- Gerente financeiro;
- Gestor de riscos;
- Analista de mercado;
- Coordenador de projetos;
- Analista financeiro.
Por onde começar?
- Tecnólogo em Processos Gerenciais;
- Adaptabilidade, Desempenho e Change Agility;
- Analista Financeiro-Empresarial;
- Master Bim: Coordenação e Gestão;
- Executivo em Business Analytics;
- Gerenciamento de Crises, Gestão de Riscos e Estratégia de Mercado;
- Gestão Comercial, Negociação e Inteligência de Mercado;
- Gestão de Projetos e Processos;
- Recursos Humanos 4.0;
- Inteligência Empresarial orientada a Dados.
Conheça o IPOG
O IPOG é uma instituição de educação superior que revitaliza as graduações e pós-graduações a partir da nova óptica do mercado, estando atenta às tendências e ao constante aperfeiçoamento graças ao rápido avanço da indústria.
Com mais de 300 cursos de níveis superior e de pós-graduação, você encontra todo o conhecimento que precisa e, ao mesmo tempo, conta com o DNA exclusivo do IPOG, com professores que são exemplos de sucesso profissional para contribuir com a melhor formação para o mercado.
Quer aproveitar esse boom do setor industrial? Confira nossa lista de cursos e esteja pronto para as futuras vagas da indústria.