Com o intuito de estimular o engajamento dos funcionários, é comum que empresas busquem treinamentos específicos para seus colaboradores. Porém, esses treinamentos costumam ser mais focados em trazer novas técnicas, para que os funcionários possam realizar suas atividades cotidianas, deixando de lado questões motivacionais e até mesmo o relacionamento interpessoal das equipes.
Muitas vezes as empresas não levam em consideração o team building, ou construção de time, seguindo essas perspectivas.
Por isso, os treinamentos são, antes de tudo, uma forma de aproximação dos colaboradores para que, de fato, eles possam construir um time juntos.
Para você que quer entender melhor o que é team building e como aplicar essa prática em uma empresa, acompanhe nosso artigo. Boa leitura!
O que é team building?
Team building, ou construção de times, na tradução, é o conjunto de técnicas e estratégias para o treinamento de equipes como um todo e de talentos individuais de acordo com suas funções.
É um tipo de treinamento que, em vez de propor o aperfeiçoamento do conhecimento técnico dos funcionários, é focado em aprofundar as relações, afinal, o trabalho em equipe agrega muito valor à cultura de uma organização.
Conheça a importância e os benefícios para a empresa
Além das habilidades técnicas que um time precisa desenvolver em uma empresa, é extremamente necessário que as pessoas tenham um bom entrosamento. Além disso, é importante estabelecer um vínculo e estimular a motivação entre os colaboradores.
Uma equipe motivada e alinhada aos propósitos da empresa melhora a produtividade e consegue desenvolver melhor suas habilidades pessoais. Quando a empresa constrói estratégias assertivas de team building, os benefícios são notados a curto e longo prazos. Alguns deles podem ser:
- aumento do engajamento;
- melhora na comunicação da equipe;
- melhora do clima organizacional;
- conhecer melhor os colaboradores de uma empresa; e
- integração entre as equipes.
A proposta do team building vai além de uma simples ação motivadora. Com esse tipo de treinamento a empresa pode atingir pontos antes muito ligados ao emocional dos colaboradores, como o entusiasmo, o autoconhecimento, a autoconfiança e a superação das próprias limitações.
Afinal, alguns estudos relatam que, ao tirar os colaboradores do ambiente organizacional e conduzi-los a atividades externas, criam-se laços mais fortes e duradouros e são fortalecidos os pontos fortes de cada pessoa.
Além de contribuir para alcançar as metas, uma das vantagens do team building é justamente a facilidade na condução de processos complexos, pois, por meio desse tipo de treinamento, o sentimento de união e engajamento mútuo reverbera na empresa de uma forma geral.
Por ser de fácil aplicação, o team building pode ser trabalhado em qualquer modelo de equipe. Independentemente da fase de evolução, o treinamento pode ser aplicado em uma equipe que está sendo montada, que esteja passando por problemas, que esteja em fase de reorganização ou que esteja totalmente entrosada.
Como construir equipes de alto desempenho
Formar um time de excelência é um desafio em qualquer setor. Além disso, encontrar capital humano adequado e alinhado às expectativas da empresa é igualmente difícil.
Para construir equipes de alto desempenho, é necessário alinhar os objetivos em torno da gestão, da construção tecnológica e dos processos de uma empresa, mas o grande pilar desse processo deve ser o foco nas pessoas. Afinal, são elas que, efetivamente, constroem o sucesso de uma empresa.
O treinamento team building tem como objetivo melhorar o desempenho das pessoas em campos muito específicos, que são, como já foi dito, tão importantes quanto as habilidades técnicas profissionais de cada um.
A melhor forma de trabalhar team building no processo de aperfeiçoamento pessoal das equipes de trabalho é por meio de três bases fundamentais: propósito, treinamento e inovação.
Estabeleça um propósito
Assim como qualquer projeto, o team building necessita de planejamento. Mas como planejar sem um propósito estabelecido? Esse propósito deve ainda estar alinhado às estratégias da empresa para alcançar resultados mais assertivos.
Todas as dinâmicas para fazer a construção de time devem ser utilizadas da forma mais transparente possível. Assim, os colaboradores já se acostumam desde o começo a lidar com as situações de maneira honesta.
Utilizar o próprio team building para a construção do propósito da empresa também é possível. Por ser uma atividade bastante complexa, estabelecer o objetivo comum da empresa por meio da construção coletiva é mais uma das vantagens que o team building pode fornecer a uma organização.
Realize treinamentos externos
A maioria dos treinamentos costuma acontecer no próprio ambiente das empresas. Por isso, o entendimento e o engajamento do time tendem a ser menores, pois um ambiente mais sério deixa espaço para pouca descontração.
Por ser um treinamento focado nas habilidades pessoais, o team building costuma ser mais assertivo quando é praticado no ambiente externo à empresa. Seja em uma praça ou um parque próximo ao escritório, ou até mesmo em um ambiente alugado exatamente para a dinâmica, não só a criatividade é favorecida como a criação de laços entre as equipes é estimulada.
Essas atividades externas não precisam ter, necessariamente, ligação com o trabalho. Algumas vezes, é até melhor que não tenham mesmo — especialmente quando o intuito é incentivar o aprofundamento das relações.
Invista em gamificação
Profissionais e estudiosos em todo o mundo buscam desvendar o poder que os jogos eletrônicos exercem sobre as pessoas. Por meio da aplicação da lógica dos jogos para despertar o interesse das pessoas em realizar tais tarefas ou conhecer determinados produtos, na chamada gamificação são estimulados alguns aspectos:
- cumprimento de metas;
- realização de tarefas;
- estímulo em vencer desafios;
- entre outros.
Trabalhar o team building por meio de gamificação, que consiste em incluir elementos lúdicos (de jogos) nas tarefas diárias e mais tradicionais, pode tornar os processos mais prazerosos e mais bem engajados pelas equipes.
As famosas dinâmicas propostas pelo RH podem ser consideradas uma gamificação de team building, pois colaboram com as melhorias estratégicas das organizações e com o entrosamento dos colaboradores como um todo.
#Dica de gamificação em team building: ação de integração com o ambiente de trabalho: qual a cor do meu grampeador?
Os participantes estão reunidos em uma mesa ou sala e o facilitador tem uma lista preparada previamente com perguntas como estas:
- qual a marca do micro-ondas da copa?
- quantas cadeiras há na sala de reunião?
- qual a cor do carpete do departamento de vendas?
- quantos aparelhos de ar-condicionado há no setor de TI?
É interessante notar como os participantes tentarão em grupo descobrir as respostas de algumas perguntas e perceberão que não vão chegar a um consenso, pois não conhecem muitas coisas de seu próprio ambiente de trabalho, um local onde passam muitas horas de suas vidas.
Seja um líder de alta performance
Para implementar as atividades do team building, é necessário um líder extremamente engajado e alinhado com os propósitos da empresa. Sem um líder de alta performance, comprometido e motivado no que faz, é impossível emplacar o team building e promover o crescimento de todos.
O perfil do profissional líder requer capacidade de transmitir inspiração contínua à equipe que ele lidera. De maneira muito natural, o líder de alta performance não costuma estar satisfeito com os resultados conquistados, o que faz com que ele busque sempre aperfeiçoar e melhorar tanto as técnicas quanto os resultados de cada processo, fazendo isso cada vez mais rápido e melhor.
Se ligue na dica: principais funções do líder no século XXI – IPOG
É significativo realizar esses momentos de confraternização com o objetivo de demonstrar para os colaboradores que eles são valorizados pela empresa, além de serem um fator indispensável para o sucesso.
Para finalizar as atividades de team building, é interessante que seja exposta também uma palestra que, além de abordar temas que se conectam aos valores da empresa, sirva como motivação ao time.