Líderes comunicativos: conheça o tipo de liderança que promete mudar a dinâmica das organizações
No último ano, o número de startups no Brasil dobrou. Somado a isso, tentando atrair a nova geração de trabalhadores, cada vez mais empreendedores têm priorizado a implantação da cultura organizacional em suas empresas.
Isso fez com que a busca por cursos que desenvolvam as características de um bom líder aumentasse entre aqueles que desejam alcançar altos cargos ou posições de destaque em empreendimentos.
Neste contexto, surgem diversos tipos de liderança. Liderança liberal, autocrática, coaching… Existe uma infinidade de tipos de líderes e cada um tem uma forma diferente de coordenar uma equipe.
Hoje, vamos nos debruçar sobre as características do líder comunicativo e a sua importância para uma gestão colaborativa entre colaboradores e empresa!
O que significa liderança?
A liderança é o ato de gerir um grupo de forma inspiradora na busca por um objetivo em comum. Além disso, a pessoa que ocupa esse cargo está em uma posição estratégica na equipe. Por isso, ela tem a função de ordenar o time e conduzir o andamento das operações.
Uma das principais características dessa forma de gestão é usar da motivação e do propósito para chegar ao objetivo do time. Nesse sentido, a figura do líder precisa ser um exemplo e uma inspiração para a equipe.
Portanto, mais do que apenas um cargo, ser líder é uma atitude empreendedora.
O líder não quer apenas o crescimento pessoal, seu plano de carreira está atrelado a fazer algo que impacte os que estão ao seu redor.
Além de ser uma posição, a “liderança” também é dita como uma característica. Nesse ponto, é importante salientar que, apesar disso, não quer dizer que seja algo nato. Pode sim, ser trabalhado para que esse traço seja desenvolvido em alguém.
Tipos de liderança
Como mencionado, existem diversos tipos de liderança que irão variar de acordo com a personalidade, a experiência e o nível de conhecimento de cada líder.
Os líderes autocráticos, por exemplo, fazem a gestão voltada para si, fazendo decisões sem a participação da equipe. Ao contrário destes, os líderes democráticos lideram de forma participativa, onde a opinião da equipe é prioridade no momento de alcançar os resultados.
Além destes dois tipos de liderança, podemos citar também:
- liderança liberal;
- liderança situacional;
- líder coach;
- líder comunicativo.
Esses são alguns dos principais estilos de liderança, mas ainda existem uma infinidade de perfis.
Neste artigo, nosso foco será nos líderes comunicativos. Isso porque esse perfil vem ganhando destaque no mercado de trabalho e sendo muito cobiçado pela organizações.
O que são líderes comunicativos?
Os líderes comunicativos são assim designados por terem como principal instrumento de gestão a comunicação. Dessa forma, eles levam o liderado a pensar através de uma comunicação igualitária, reflexiva e inspiradora.
Esse é um dos tipos de liderança que centraliza o poder e as decisões no grupo e não em si. Portanto, no momento de gerir, é de fundamental importância para esse líder que a equipe se sinta confortável e confiante com a sua presença.
Gestão a partir do autoconhecimento
Esta explicação é reforçada pela doutora, fonoaudióloga e professora do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG), Cristiane Romano. Em entrevista ao nosso portal, ela esclarece que esse tipo de liderança parte do princípio que o colaborador deve participar do propósito de mudança.
Segundo Cristiane, o líder comunicativo governa a partir do autoconhecimento. Para ele, é mais efetivo que o próprio indivíduo entenda quais são suas dores no ambiente de trabalho e onde pode melhorar.
Chegar a esse nível de reflexão e autoconhecimento só será possível a partir de uma comunicação efetiva do seu líder.
Líder comunicativo é diferente de gestor administrativo
É importante salientar que, entre os tipos de liderança, o líder comunicativo se afasta daquele típico gestor administrativo, que vê como mais importante alcançar as metas da empresa sem se importar com o bem-estar, sentimento de equipe e desenvolvimento pessoal do colaborador.
Autoridade x poder
Outra grande diferença é que o gestor mantém a sua imagem associada ao poder, algo que o líder comunicativo busca afastar.
Apesar das palavras “autoridade” e “poder” virem associadas, elas não significam a mesma coisa, nem são, necessariamente, complementares. A autoridade está associada a hierarquia e ao respeito, já o poder vem pautado na hierarquia a partir do medo.
Depois de entender o que é um líder comunicativo, confira suas principais características.
Tipos de liderança: principais características de um líder comunicativo
O líder comunicativo deve possuir alguns atributos que são fundamentais para exercer a sua posição. Afinal, este perfil mescla técnicas e comportamento.
Se expressar bem
A primeira característica do líder comunicativo, como explicitado pelo próprio nome, é a capacidade de se expressar bem. Esse líder possui uma comunicação não-violenta, fluída, direta e simples de ser entendida. Esse item é especialmente importante, já que é fácil cair nas armadilhas da interpretação distorcida.
Poder de persuasão
Além disso, é preciso ter poder de persuasão, e isso nada tem a ver com manipulação. Ter este dom significa que a pessoa é capaz de construir argumentos coerentes e fazer a outra entender com exatidão o que ela está transmitindo.
Ter empatia
Por último, é característica do líder comunicativo ser empático. Essa é uma das qualidades mais importantes, já que é preciso entender o outro e sentir as suas dores para saber como direcioná-la melhor.
Esses são os traços de quem tem esse tipo de liderança forte. Além dessas, o líder comunicativo ainda possui outras características que qualquer líder precisa, como visão empreendedora e estratégica, entendimento de gestão de pessoas, resolução de conflitos, e pensamento voltado à solução de problemas.
É importante deixar claro que se você não se identificou com algumas das características citadas, entretanto, gostaria de ter esse perfil, não há problema algum. Existem diversos cursos e especializações focados em desenvolver essas habilidades.
Veja agora a importância desse tipo de liderança para o ambiente de trabalho e como ela pode deixá-lo mais dinâmico.
Por que é importante ter um líder comunicativo no ambiente de trabalho?
Cristiane Romano afirma que a falta de comunicação em um negócio pode ser o impeditivo do seu crescimento: “mais de 60% dos problemas administrativos em uma empresa são por falta de comunicação”, explica. E quando ela afirma isso, não está falando apenas de plataformas, mas do entendimento integral do outro.
O empoderamento do colaborador promove uma equipe madura e com autonomia
Entre os tipos de liderança existentes, essa é uma das que mais se aproximam do colaborador. E, justamente, por manter a gestão no centro, é possível trazer uma dinâmica em que toda a equipe esteja engajada na busca por um melhor resultado.
O fato de fazer com que o colaborador, por si só, consiga entender o seu papel na empresa e importância na equipe eleva o seu grau de desenvolvimento, “esse nível de comunicação está ligado ao nível de maturidade do líder e da equipe”, diz Cristiane Romano.
Veja, no início, o papel de educador do líder será mais intenso, entretanto, algum tempo depois a equipe terá autonomia para entender seus pontos fracos e fortes e poderá usá-los de forma a tomar melhores decisões e suas execuções.
Em uma empresa, ter uma equipe madura, no sentido de inteligência emocional, e que leva a sério o papel a ser desenvolvido ali é crucial para o melhor andamento dos processos.
Além disso, a partir do ponto que o colaborador entende a sua importância na empresa e vê que estar nela o faz crescer de forma pessoal e profissional, seu engajamento com o projeto tende a ser ampliado.
Conseguiu perceber todos os benefícios da gestão baseada na comunicação? O líder comunicativo tem grande valor para as empresas e cada vez mais será solicitado.
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O mercado corporativo passa por uma grande transformação. Antigamente, a prioridade estava na empresa, no cenário de hoje, os colaboradores são peça-chave. Além disso, o investimento no fortalecimento da cultura organizacional está cada vez mais elevado.
Por isso, o Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) elaborou o MBA em Gestão Empresarial, Inovação e Estratégia Competitiva. Além dele, o instituto também oferece o curso de curta duração Líderes Comunicativos: Alcançando Resultados Organizacionais, ministrado por Cristiane Romano.
MBA em Gestão Empresarial, Inovação e Estratégia Competitiva
Desenvolvido para profissionais que atuam ou pretendem atuar em funções gerenciais ou executivas de uma empresa privada ou pública, assim como atende aos que querem empreender.
O objetivo do curso é desenvolver e aperfeiçoar os processos de gestão, bem como desenvolver a capacidade da inovação no gerenciamento de organizações frente ao mercado competitivo, implementando atividades de inteligência estratégica.
A formação curricular conta com disciplinas de estratégia competitiva, inovação e empreendedorismo, liderança e ferramenta de coaching, gestão de pessoas e execução e gestão por prioridade.
Líderes Comunicativos: Alcançando Resultados Organizacionais
O curso de curta duração tem público variado. Irá contemplar líderes, palestrantes, gestores, advogados, executivos e profissionais de qualquer área que necessitam se comunicar em alto nível e de forma inspiradora.
Nele, você irá aprender a comunicação efetiva utilizando a neurociência como base. Além disso, técnicas para inspirar seus liderados, feedbacks propositivos, aprimoramento da expressividade e engajamento da equipe.
O curso tem como objetivo desenvolver líderes e expandir a sua comunicação como um todo.
Ministrado por Cristiane Romano, a doutora e fonoaudióloga possui larga experiência no tema. Ao todo, já treinou mais de 15 mil pessoas ao longo da sua carreira e possui diversas qualificações na área.
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