Como ganhar reconhecimento no mercado de farmácia estética e clínica?
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07 de junho de 2018

Como ganhar reconhecimento no mercado de farmácia estética e clínica?

mercado de farmácia estética

Ser reconhecido no mercado de farmácia estética e clínica é uma necessidade e um desafio para muitos profissionais de saúde e empreendedores. Ser valorizado está intimamente relacionado a habilidades profissionais diferenciadas, a proposta de valor que oferece ao paciente e pelos resultados alcançados.

Você já parou para pensar o que os profissionais de farmácia estética e clínica devem fazer para ser reconhecido e estar no Top of Mind dos consumidores? Então continue a leitura desse artigo e descubra.

Mercado de Farmácia Estética

A área estética cresce em ritmo acelerado. São faturados anualmente cerca de R$ 42,6 bilhões de reais no mercado de beleza, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). E esse cenário resulta em grandes oportunidades para o Farmacêutico Esteta, profissão regulamentada pelas resoluções nº 573/13, nº 616/15 e nº 645/17 do Conselho Federal de Farmácia.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define que saúde não é apenas ausência de doença, mas sim um estado integral de bem-estar físico, mental e social. Dessa forma, o Farmacêutico Esteta, com a realização de procedimentos estéticos, tem a grande missão de promover a saúde por meio da beleza e do equilíbrio físico e emocional.

O que está causando a disfunção estética no paciente? Isso deve ser muito bem avaliado, pois da mesma forma que pode ser um problema de saúde, pode ser também um problema emocional.  Você precisa entender de forma técnica e emocional o que está gerando o descontentamento estético do seu cliente.

Além de ser especialista nos procedimentos estéticos que o profissional atua, é preciso ter inteligência emocional e boas habilidades de comunicação e relacionamento para lidar com os problemas do paciente.

Na Farmácia Estética o resultado positivo do paciente está associado com o seu sucesso e reconhecimento profissional.

Farmácia Clínica

A Farmácia Clínica tem sido cada vez mais valorizada no mercado da saúde. É uma área que está em desenvolvimento e ganhando mais força no Brasil. A Resolução nº 585/2013 do Conselho Federal de Farmácia regulamenta as atribuições clínicas do farmacêutico para a promoção, proteção e recuperação da saúde, além da prevenção de doenças e de outros problemas de saúde.

Bônus:

Conheça as principais áreas de atuação do profissional especializado em Farmácia Clínica

Os serviços prestados na Farmácia Clínica devem ser integrados com o tratamento realizado por médicos e outros profissionais da saúde para o acompanhamento de pacientes idosos, diabéticos, em processo de emagrecimento, doenças crônicas, entre outros. O objetivo será sempre cuidar do paciente, promover a saúde, orientá-lo quanto ao uso correto do medicamento e aparelhos de medições.  

A implantação da Farmácia Clínica reforça a importância e a preocupação de instituições de saúde com a saúde, segurança e bem-estar do paciente, e isso gera muito valor. Dessa forma, é imprescindível seguir os parâmetros da legislação e ter profissionais plenamente capacitados para tal função, que exige muito além de conhecimentos técnicos e científicos.

Exige também habilidades de comunicação e relacionamento para o farmacêutico interagir e conectar com o paciente. Por exemplo, se você tem um paciente que está em um tratamento contra obesidade, você tem que trabalhar técnicas para motivá-lo a seguir a dieta prescrita pelo nutricionista e empoderá-lo para ele mesmo ter domínio da situação. Se o paciente conseguir emagrecer e atingir os objetivos, ele vai falar bem de você, vai te indicar para outras pessoas.

O seu sucesso profissional e reconhecimento nesse mercado está totalmente ligado com resultado positivo do seu paciente.

Como se destacar e ganhar reconhecimento no mercado de farmácia estética e clínica?

Fazer a diferença na vida e na saúde das pessoas é o propósito de valor da saúde estética e clínica. É um mercado muito concorrente e por isso você precisa saber como crescer, ser reconhecido e gerar ainda mais valor para seus clientes.

Além do gerenciamento eficaz do negócio, você precisa se preocupar com a saúde do paciente através de ferramentas e técnicas de empoderamento para que ele mesmo crie consciência, autoconfiança e tenha motivação para alcançar o objetivo.

Além disso, é de extrema importância que você crie uma conexão de confiança com o cliente, estabeleça um relacionamento por meio de uma comunicação eficaz que vai além de falar bem, mas também de ouvir bem, olhar no olho e prestar atenção nos anseios do paciente para que ele tenha uma proximidade maior com você e seja mais comprometido com o tratamento.

O paciente precisa sentir confortável e ter confiança com o seu atendimento, pois ele está entregando o corpo dele nas suas mãos para conseguir o resultado que almeja. E se o resultado for favorável, ele vai falar bem de você e te indicar para outras pessoas. E isso é a grande chace para o reconhecimento profissional.

Outra dica profissional que faz muita diferença é ser autoridade em uma área. Seja especialista e foque para você ser o melhor profissional de determinado segmento.  O seu conhecimento é fator determinante nos resultados do paciente, busque a alta performance em tudo que realizar.

As respostas para as perguntas abaixo podem orientar você a ser esse profissional de destaque no mercado de farmácia estética, um diferencial da concorrência. Então, reflita e responda para si mesmo:

  • Qual problema você resolve?
  • O que você faz de maneira especial, extraordinária?
  • Você é muito bom em que? Você é especialista em que?
  • Quando o cliente está perto de você, o que ele sente?
  • Você se conecta com seu paciente? Ele se sente acolhido por você? Ele se sente entendido?

Para conquistar esse espaço e ser um profissional reconhecido depende muito da sua personalidade, seu otimismo, seu propósito, valor e habilidades profissionais que fazem a diferença.

Lembre-se: a sua persistência vai levar você onde quer e a congruência vai fazer você permanecer.


Sobre Marcelo Cristian

Especialista em Business, empreendedorismo no mercado de saúde. Farmacêutico, atuou mais de 15 anos no mercado farmacêutico, sendo 6 só de indústria farmacêutica. Diretor da DESENVOLVA CONSULTORIA, empresa que já capacitou indústrias como PFIZER, MEDLEY, EMS. Redes de Farmácias e Distribuidoras Farmacêuticas. Como Professor de Gestão Estratégica, Planejamento e Liderança tem difundido seus conhecimentos através de Universidades e Redes renomadas de ensino.

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