Saúde mental é um aspecto da vida cotidiana que ganha cada vez mais relevância em nossa sociedade, graças aos esforços para desconstruir os tabus em torno dos quadros e da necessidade de ajuda profissional, além dos elevados índices de transtornos mentais que assolam os brasileiros.
O Brasil ocupa posições de topo quando o assunto é ansiedade e depressão, segundo relatórios da OMS. Além disso, é comum a comorbidade dessas e de outras doenças na população. Assim, muitos psicólogos têm procurado cursar uma pós-graduação em saúde mental para responder a essa alta demanda.
O curso de especialização chega não apenas para fortalecer o currículo, mas também para que o profissional possa ofertar mais qualidade na sua prática e tenha domínio de técnicas que realmente agregam no progresso do paciente.
Nesse cenário, uma das abordagens psicoterapêuticas que mais têm atraído profissionais da Psicologia é a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Essa metodologia surgiu como alternativa para o tratamento da depressão e, ao longo do tempo, foi ampliada, tornando-se conhecida pelos resultados duradouros.
Neste artigo, discutiremos um pouco como está o mercado para quem está considerando uma pós-graduação em saúde mental e discorreremos de que maneira a pós em TCC do IPOG é uma excelente opção para estudantes que buscam sucesso profissional e avançar no plano de carreira.
Boa leitura!
Pós-graduação em saúde mental: mercado de trabalho e TCC
O profissional em Terapia Cognitivo-Comportamental tem, diante de si, uma série de técnicas dentro dessa abordagem que são utilizadas com crianças e adultos, de forma individual ou em grupo, associadas com farmacoterapia ou não, no tratamento de depressão, ansiedade, fobias e compulsões, entre outros.
A TCC trabalha com a noção de crenças centrais negativas, enraizadas e pensamentos automáticos que geram sentimentos e comportamentos disfuncionais, baseados em distorções cognitivas, isto é, interpretações fraturadas e desalinhadas com a realidade.
Assim, o trabalho do psicólogo é identificar esses erros cognitivos, os eventos e os elementos que estão na origem ou potencializando o quadro mental. Valer-se de técnicas da TCC para realinhar os esquemas cognitivos e comportamentais, a fim de que o paciente possa ter maior capacidade de enfrentamento do problema.
O mercado de trabalho para quem tem pós-graduação em saúde mental e em Psicologia como um todo está aquecido, mesmo em tempo de pandemia. Afinal, a Covid-19 intensificou a busca por atendimento online, e até mesmo as pesquisas na internet sobre como lidar com transtornos mentais aumentaram nesse momento.
Contudo, para além dessa demanda particular, o mercado já estava no movimento de reconhecer o valor de um profissional especializado. As pessoas e empresas já se informam mais sobre as diferentes áreas da Psicologia quando procuram ajuda profissional e sabem que o especialista tem mais assertividade nas suas práticas.
Quanto à remuneração, sabe-se que o psicólogo ganhará mais ou menos conforme a área, o local, o grau de formação e o porte da empresa. Contudo, para chegar aos níveis profissionais mais elevados, uma pós-graduação em saúde mental é fundamental.
O levantamento do site de recrutamento Catho mostra também que pós-graduação, MBA, mestrado ou doutorado incrementam de forma significativa o salário de um profissional.
Quais os benefícios e o diferencial de ter uma especialização em TCC?
A Terapia Cognitivo-Comportamental é uma abordagem com grande amparo científico, são muitos artigos dedicados não apenas à revisão e à expansão de seus aportes teóricos, mas também aos relatos de casos que obtiveram êxito.
Em jovens com ansiedade, em crianças com transtornos diversos, na saúde do trabalhador, na melhoria da produtividade pessoal, são muitas as possibilidades de aplicação das técnicas da TCC e de atuação (psicologia clínica, escolar, organizacional etc).
Além disso, para quem já tem experiência em outras linhas terapêuticas, a exemplo da psicanálise e das abordagens da psicologia humanista, essa é uma oportunidade de conhecer a TCC, com a robustez de uma pós-graduação em saúde mental, alcançando mais um arsenal teórico-prático como diferencial no mercado de trabalho.
Conheça o curso de pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)
Pensando em ofertar formação de qualidade nessa área, o IPOG idealizou o curso de pós-graduação em saúde mental de forma remota, cujo tema é Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): desenvolvendo habilidades psicoterapêuticas para intervenção em comportamentos humanos complexos.
Trata-se de uma pós-graduação em saúde mental EaD? Não. As aulas dos cursos remotos do IPOG são ao vivo, pela internet, com atividades em grupo e professores oferecendo suporte em tempo real durante as aulas. Tem-se a comodidade de estudar de onde quiser, com a mesma qualidade de sempre.
Nessa especialização, o aluno vai ganhar assertividade e domínio teórico-prático nessa abordagem para diferentes transtornos mentais, vai aprender por meio de experiências com foco na realidade e rotina profissional, habilitando-se para os desafios do mercado.
Confira algumas disciplinas da grade curricular
- Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): fundamentos teóricos e ferramentas práticas.
- Técnicas Cognitivas e Comportamentais aplicadas à reestruturação cognitiva e modificação de comportamentos.
- Psicofarmacologia, TCC e Neurociências.
- TCC aplicada ao tratamento de vícios e compulsões: dependência química, dependência tecnológica e dos jogos.
- Transtornos de ansiedade e stress: habilidades técnicas para intervenção em comportamentos complexos.
- TCC na intervenção da depressão e demais transtornos de humor.
- Workshop: técnicas de relaxamento e mindfulness: o manejo da atenção plena.
São 12 módulos para uma formação completa.
Se você está considerando dar um upgrade ou fazer uma transição de carreira investindo na Terapia Cognitivo-Comportamental, fale conosco e confira em detalhes tudo que o IPOG oferece aos seus estudantes.