Perícia digital é a solução para a investigação de crimes cibernéticos em empresas
2 minutos de leitura

Perícia digital é a solução para a investigação de crimes cibernéticos em empresas

O volume de crimes digitais em empresas tem aumentado. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Thomson Reuters, as empresas brasileiras gastam R$ 6,4 bilhões por ano (4,9% da sua receita anual) na prevenção e combate de crimes financeiros, sendo os ataques cibernéticos o crime mais comum.  O aumento de fraudes no ambiente virtual corporativo no Brasil é a nova realidade para a atuação da perícia digital.

A frenética evolução da tecnologia também contribui para que as invasões sejam mais avançadas com a utilização de novas táticas para fraudar o sistema de segurança virtual das instituições. Um ataque cibernético pode causar prejuízos à empresa e expor dados de clientes para serem utilizados em outros golpes.

Um levantamento realizado pela consultoria Gartner indica que, até 2020, cerca de 30% das 2000 maiores empresas do mundo serão atingidas por cibercriminosos. Os golpes virtuais que necessitaram da atuação da perícia digital geralmente são feitos por meio da disseminação de vírus e malwares para ter acesso aos dados e controle dos computadores, celulares e outros dispositivos digitais.

O phishing, por exemplo, é uma prática criminosa muito utilizada, que influencia o usuário a clicar em links maliciosos e tem o objetivo de captar informações, como dados pessoais, senhas de cartões bancários, números de documentos por meio de mensagens, sites e outra plataforma de inserção de informações.

Com o grande volume de casos relacionados ao vazamento de dados no ambiente corporativo, as companhias têm conseguido identificar crimes eletrônicos e punir os responsáveis pelas fraudes por meio de técnicas da Computação Forense.

As ferramentas utilizadas na Comutação Forense permitem a coleta e análises de dados em meios digitais para investigação e identificam os criminosos responsáveis pelo delito.

A procura por especialistas da Computação Forense para atuar no setor empresarial tem crescido. “As companhias estão preocupadas com o aumento de crimes cibernéticos e estão investindo em equipes para detectar e investigar um ataque de modo ágil”, afirma o coordenador do curso de pós-graduação em Computação Forense do IPOG, José Walber Pinheiro.

Atuação da Perícia Digital no processo de investigação

A primeira etapa do processo de processo de investigação que envolve a perícia digital é coletar e isolar o equipamento que será analisado. Após isso, utiliza-se ferramentas com tecnologia forense para extrair todos os dados e registros presentes no armazenamento do dispositivo. Todos os dados captados são preservados e duplicados para outro equipamento.

A partir daí, a análise e cruzamento das informações e acessos serão realizadas. Com as análises e laudos prontos, a empresa consegue acionar a justiça para tomar as providências necessárias contra o infrator.

Devido o aumento de crimes na internet, a computação forense é tendência no ramo empresarial, visto que, todo o sistema está integrado a computadores, servidores, celulares, tablets e nuvens. “Para investigar fraudes cometidas no ambiente virtual, o perito digital precisa ter formação especializada, técnica e legal”, complementa José Walber.

Dicas de proteção

Para proteger e prevenir ataques de hackers ao sistema é preciso investir na segurança da informação da empresa, estabelecer uma política eficaz de acessos, fazer backups e monitoramento diário, instalar um excelente antivírus e promover ações de conscientização para os colaboradores sobre a forma correta de utilizar as tecnologias do local de trabalho.

Artigos relacionados

Conheça a importância da Computação Forense As tecnologias têm causado uma mudança radical na vida da sociedade, seja no ambiente profissional ou pessoal. Passamos cada dia mais a depender de serviços que estão apoiados em computadores ou celulares, ou seja, tudo que envolve o meio online. Com essa cap...
Inspirando Carreiras: Aluno IPOG conta sobre suas experiências profissionais e atuação na área de Pe... As Ciências Forenses tiveram uma expansão muito significativa nos últimos anos no Brasil. Atualmente, com a deflagração e investigação de diversas operações, entre elas a Lava Jato, a especialização tem ganhado destaque na mídia nacional e conquistado a atençã...
Perícia digital: como a especialização contribui para a solução de crimes virtuais A perícia digital tem ganhado destaque nos últimos anos justamente por tratar de um setor muito presente no nosso modo de vida: o on-line. Contudo, apesar de promissora, a área tem um déficit de profissionais qualificados, que já não acompanha mais as nece...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br