Design Thinking: inovação e organização a favor do sucesso
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Design Thinking: inovação e organização a favor do sucesso

IPOG, Design Thinking

Tomar decisões e resolver problemas é um dos principais desafios de um empreendedor. E com o atual cenário competitivo, há uma necessidade crescente de inovação e busca de novas soluções para os problemas enfrentados por clientes e empresas de pequeno, médio e grande porte. Para facilitar a tomada de decisão e encontrar a chave inovadora para os negócios de sucesso, muitos estão buscando a ajuda do design thinking.

Mas o que é o design thinking?

“Ele é um conjunto de métodos, processos e ferramentas desenvolvido para entender e solucionar problemas. Sua origem está relacionada ao entendimento dos métodos e processos que designers usam ao criar soluções. O design thinking proporciona aos indivíduos e organizações mais capacidade de se conectar e desenvolver seus processos de criação, com foco em inovação”, afirma o coordenador, professor do MBA Empreendedorismo & Inovaçãodo do IPOG e especialista em Empreendedorismo, Estratégia, Cenários e Inteligência Competitiva, Joe Weider.

Como utilizar o design thinking nas empresas?

Após constatar por meio de estudos que cerca de 4% dos produtos lançados nos Estados Unidos obtiveram sucesso no mercado, as empresas passaram a aplicar a metodologia de design thinking, com a intenção de humanizar o relacionamento entre cliente e empresa. A implementação das técnicas é capaz de desenvolver diferenciais competitivos a partir de um modelo estruturado para implantação e execução contínua do processo de inovação nas organizações.

Para saber como executar esse modelo, o especialista Joe Weider enumerou alguns passos:

1) Crie empatia / compreenda a necessidade

Esta fase tem o objetivo de entender quais são as necessidades das pessoas e ou organizações envolvidas no problema (consumidores, funcionários etc.), do que necessitam, do que gostam, o que desejam.

2) Definir

A partir das informações e conclusões advindas da fase anterior, delimitar qual é o problema, o que precisa ser resolvido ou criado.

3) Ideação

É a fase de proposição de ideias (soluções) em grande quantidade, em que as propostas e sugestões devem fluir sem censura, sem a obrigação de acerto neste momento.

4) Prototipar

Seleção de algumas das ideias geradas na fase anterior (geralmente utilizando métodos de visualização – post its, projeções, desenhos, etc.) e criar protótipos. Pode ser um desenho, uma maquete feita com materiais de baixo custo, simulando o produto final.

5) Testar

Esta é a fase de teste dos protótipos construídos e escolha dos que apresentarem melhores resultados. é hora de colocar a mão na massa!

Achou interessante o poder do design thinking? Bons estudos e boa sorte na sua trajetória profissional.

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Sobre Joe Weider

Mestre em Administração; Coordenador do MBA Empreendedorismo e Inovação do IPOG; e Professor de Cenários, Estratégia Competitiva e Inteligência, do Instituto de Pós-Graduação e Graduação do IPOG.