O link building é basicamente uma das técnicas mais importantes para posicionamento de páginas online quando o assunto é Search Engine Optimization (SEO), ou seja, Otimização para Mecanismos de Busca.
Desde 2004, as buscas pelo termo link building têm crescido consideravelmente. Segundo a imagem abaixo do Google Trends, este é um termo que cada vez mais tem atraído interesse das pessoas que buscam conhecer mais sobre as estratégias de SEO.
Um plano de link building bem construído fornece diversos benefícios à sua estratégia de marketing digital! Por exemplo: links internos aumentam a visibilidade para outros artigos do seu domínio, mantendo o interessado por mais tempo nele.
Ficou interessado pelo tema? Neste artigo, você irá aprender sobre a técnica e a sua importância dentro da estratégia de SEO. Vamos abordar:
- o que é link building;
- por que ele é tão importante para o SEO;
- como esses links são avaliados pelo Google;
- como saber a autoridade de um link;
- o que é black hat?;
- estratégias mais eficientes;
- quem é o profissional que trabalha, com SEO.
O que é link building?
De forma simplificada, link building é uma estratégia que consiste em adquirir links de outros sites de forma orgânica ou por meio de parcerias. O objetivo dessa técnica é fazer com que o seu site tenha relevância na web e se tornar uma autoridade no assunto.
A explicação é fácil: ter links em diversas páginas da internet significa que o seu site é especialista naquele assunto, sendo capaz de gerar materiais realmente ricos de informação.
Ou, do contrário, ter links de páginas reconhecidas no seu artigo significa para esses motores de busca que o seu conteúdo é relevante.
Afinal, não podemos esquecer que sites de busca como o Google priorizam a experiência do usuário. Toda a intenção dele é fazer com que o que ele procura seja prontamente respondido.
Por que é tão importante utilizar esta técnica em SEO?
É categórico afirmar que os links de um artigo para web ainda são um dos fatores mais importantes para ranqueamento orgânico. Os sites de busca utilizam a quantidade de links para avaliar a reputação e a qualidade daquele conteúdo.
Dessa forma, quanto mais links de qualidade, mais chances do seu site aparecer na primeiras colocações de sites de busca.
Contudo, não basta apenas inserir diversos links para seu conteúdo. Existem qualificações feitas pelo Google que vão avaliar qualidade, quantidade, domínio etc. Nos próximos tópicos, falaremos como ter links de qualidade no seu artigo!
Como esses links são avaliados pelo Google?
O Google avalia a reputação e autoridade de um site pelos links que ele recebe.
Dessa maneira, quando uma página tem um link que leva o leitor a uma página externa, ela diz que essa página é confiável.
A seguir, veja como isso funciona:
Link dofollow e nofollow
O Google lê dois tipos de link: o dofollow e o nofollow.
No primeiro, o link terá o atributo “nofollow”. Recentemente, o Google divulgou alterações em relação a esse link: antes ele emitia uma espécie de mensagem aos algoritmos de sites de busca para não seguir o site citado, com a tag rel=”nofollow” e, assim, o site de busca desconsiderava esses domínios.
No entanto, a partir de 2020, esses links passarão a ser considerados pelo Google como “dicas”, um apontamento para conteúdos relevantes. Sendo assim, o site de busca pode utilizá-lo para o rastreamento e identificação de sites, podendo ser um critério para ranqueamento.
Já os links dofollow, no momento que você o adiciona ao seu texto, ele pode apontar novamente para você, possibilitando uma troca.
Esse fator é positivo porque o Google leva em consideração a autoridade desta página linkada. Portanto, ele irá contar pontos no seu ranqueamento.
Agora você deve estar se perguntando por que então algumas páginas preferem manter o seu domínio com nofollow, certo? Bom, a atitude tem uma lógica: assim como links bons aumentam a chance de ranqueamento, links ruins diminuem.
Portanto, é uma estratégia de páginas grandes, que já possuem uma boa autoridade, ter o “nofollow” em seus links.
Para entender melhor a estrutura de um link, veja a imagem abaixo:
Quantidade
Existem dois aspectos que serão levados em consideração pelo Google na hora de avaliar links para ranqueamento:
- diversidade de domínios que linkam para o seu site;
- diversidade de tipos de domínios que linkam para você.
Em relação ao primeiro tópico, quer dizer que quanto mais páginas linkarem você, maior será a sua autoridade. Afinal, cada página possui uma força para os motores de busca e, quanto mais esses sites te usarem como referência, melhor para a sua reputação com o Google.
Quando falamos em tipos de domínio, estamos nos referindo à variedade de tipos de sites. O ideal é que haja uma diversidade, como domínios de educação, entretenimento, notícias e outros.
Qualidade
A qualidade de um link está ligada a diversos fatores. O principal deles é o texto-âncora de um link, aquele conjunto de palavras sublinhado e clicável. Por exemplo: na frase “aprenda tudo sobre a técnica SEO” a parte que aparece em azul é o texto-âncora.
Para que o link seja mais bem analisado pelos algoritmos de busca, o ideal é que a palavra-chave do conteúdo linkado seja igual ou similar ao texto-âncora. Com isso, o buscadores entendem que o link é exatamente correspondente ao que foi buscado.
Existem 5 tipos de âncoras trabalhadas no link building:
- Âncora perfeita – termo genérico com assunto da página linkada;
- Âncora parcial – palavras mais específicas do conteúdo direcionado;
- Âncora de marca – nome do site que será linkado;
- Âncora aleatória – “neste link”, “este site”, “aqui” etc.;
- Âncora URL – endereço da página linkada.
Outra opção é fazer uma curadoria para conseguir links de qualidade. Conversar com blogueiros e empresas que possam fornecer links para o seu site, de maneira orgânica e com qualidade no conteúdo, é uma espécie de parceria.
O chamado guest post é uma técnica muito utilizada quando se pensa em estratégia de link building. Uma boa ideia é entrar em contato com proprietários de sites (não blogs) que mantenham seção de notícias e oferecer artigos gratuitos a eles.
Como saber a autoridade de um link?
Bom, quanto mais relevante é o site, mais valioso é esse link.
A autoridade de um domínio não fica exatamente visível, mas existem diversas extensões e sites que conseguem fornecer essa informação.
No entanto, é importante salientar que não é uma métrica que o Google confirma existir. Outras empresas acabam por medir por conta própria.
Um deles é o MozBar. Ele analisa diversos aspectos de SEO nos sites visitados pelo internauta, como o tempo de carregamento da página (quanto menor, melhor), os compartilhamentos em redes sociais, os links internos e externos, o título da página etc.
A escala é de 1 a 100 e, quanto maior esse número, melhor a autoridade do site, portanto, mais força terá na sua página.
Além do MozBar, existem outras ferramentas que podem auxiliar esse processo de link building e SEO que valem a pena.
DICA! Não se esqueça de verificar a sua própria autoridade e os domínios que linkam a sua página. Quanto maior a pontuação, melhor para o seu site!
O que é black hat e por que você não deve utilizar
É claro que todo mundo quer aumentar a autoridade do seu site e ranquear mais rápido nas primeiras posições do Google, não é? E para conseguir isso, algumas pessoas decidem pegar atalhos com técnicas duvidosas e questionáveis.
O black hat é uma estratégia digital para enganar os algoritmos do Google – e são vários os métodos para isso.
Por causa das mudanças no algoritmo do Google e em seus fatores de ranqueamento, várias técnicas black hat surgem e são praticamente extintas com o passar do tempo. A técnica mais conhecida atualmente são links patrocinados – pagar para um site gerar um link para você.
Caso descoberto, o Google aplica duras penalidades nesses domínios, como:
- queda de posições no ranking;
- menor PageRank;
- diminuição no tráfego de busca orgânica pela plataforma;
- proibição no ranqueamento de novos conteúdos.
Na busca por autoridade, conteúdo de qualidade ainda é o mais importante
Apesar da grande importância dos links para a estratégia de SEO, ele ainda não é superior à qualidade do conteúdo. Mesmo após conseguir bons links de forma orgânica, para manter uma avaliação positiva dos motores de busca é fundamental investir na qualidade do conteúdo do seu site.
Quando um artigo relevante é publicado em uma página, outros sites e blogs tendem a querer dar sua opinião e, com isso, fazem referência à sua página com um link. Quando seu produto é relevante, blogs especializados poderão fazer o review, falar de seu produto e recomendá-lo com um link a outros usuários.
Trabalhar o conteúdo em torno do link, utilizando palavras-chave e palavras relacionadas com o conteúdo, levando em consideração o volume de busca, e utilizar boas âncoras no link building tornam seu conteúdo relevante e com maiores possibilidades de ser visto em primeiro lugar nas buscas orgânicas.
Conheça as estratégias mais eficientes
Além das técnicas de texto-âncora, outras estratégias para utilizar link building no seu site ou blog são bastante eficientes. Uma delas é a busca por co-marketing, que é quando duas empresas trabalham em conjunto para distribuição de algum material rico, webinar, e-books, artigos ou páginas.
Outra estratégia é o uso de infográficos e de social media. Os infográficos ajudam na disseminação do seu conteúdo de maneira bastante eficiente por meio da imagem. Existem alguns sites para criação de infográficos gratuitos. Crie e faça testes com o público que vai interagir com esse tipo de post.
Já em social media, o compartilhamento de um link acontece de maneira bastante orgânica e gera o impacto positivo de milhares de pessoas consumindo o seu conteúdo. Patrocine seus posts no Facebook, divulgue no Twitter e onde mais fizer sentido. Seja ativo na distribuição desse conteúdo e melhore a estratégia de link building.
O profissional: conheça o Analista de SEO ou Link Builder
O trabalho com SEO é bastante minucioso. São inúmeros detalhes e possibilidades para elaborar uma estratégia eficiente, além da necessidade de constante atualização e pesquisas sobre tendências e novidades.
Este profissional precisa ter um olhar muito voltado ao marketing, não somente para tecnologia. Precisa ainda ser metódico o suficiente para manter o ritmo e o controle sobre suas atividades.
Além da pesquisa e utilização do link building, o profissional desta área precisa gerar relatórios semanais sobre os resultados e aperfeiçoar sempre sua técnica visando as metas estabelecidas pela empresa ou pelo cliente para quem ele foi contratado.
Principais atribuições do Link Builder
- Produz conteúdos otimizados e ajustados para blogs e sites de terceiros
- Sugere pautas para influenciadores digitais e jornalistas de redação
- Consegue guest posts (escreve como convidado em outros blogs)
- Negocia posts patrocinados em blogs de terceiros (publiposts)
- Mantém bom relacionamento com parceiros e a imprensa
- Elabora estratégias para criar linkagem externa de outros sites para o da empresa que trabalha
Em algumas organizações, o Redator Web faz parte da equipe de Conteúdo junto com o Analista de link building e/ou Analista de Conteúdo.
Quando isso ocorre, as funções do link builder são mais voltadas para planejamento, captação e negociação, ou seja, ele planeja o que será escrito, distribui o conteúdo para blogs e imprensa e avalia o desempenho do texto e do redator.
É necessário ainda conhecimento técnico em ferramentas voltadas para SEO como SEMrush, Majestic e Yoast, por exemplo. E grande parte destes profissionais possui graduação em Comunicação e Especialização em Marketing.
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Até a próxima!
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