Sua empresa tem um plano de marketing tão bom quanto o de Anitta?
Essa pergunta pode parecer boba, mas ela é a artista com mais visibilidade do Brasil e tem uma carreira que pode ser equiparada a de grandes astros e empresas internacionais!
Ela é a cantora brasileira mais seguida do Instagram, com mais de 40 milhões de seguidores, uma das artistas mais ouvidas do Spotify e os seus videoclipes têm milhões de visualizações nos primeiros minutos de lançamento.
A cantora tem até mesmo uma parceria com a rainha do pop, Madonna. A música das duas, “Faz Gostoso”, é a mais ouvida da Apple e a 2ª do Spotify. Anitta também já fez parceria com Snoop Dog, J Balvin e Caetano Veloso.
No entanto, o fato mais surpreendente da sua carreira vem agora: em 2014, ela rompeu com a sua empresária e passou a administrar o próprio negócio. Equipe, parcerias, ações, contratos, tudo é feito por Anitta.
O feito impressionou tanto que ela passou a ganhar visibilidade não apenas com a música, mas com a sua mente empreendedora. Convidada a palestrar em diversos eventos de marketing e business, já passou até mesmo por Harvard e tem uma série documental na Netflix.
O último grande título foi um convite da Skol, cervejaria brasileira, para comandar o cargo Head de Criatividade e Inovação da Skol Beats. Dessa forma, Anitta será a nova garota-propaganda e irá participar da criação publicitária do negócio.
É por esses e outros motivos que Anitta tem muito a ensinar a profissionais da área!
Nós elencamos 7 lições da rainha do pop-funk que as empresas deveriam adotar em seu plano de marketing.
Lição #1: Ela faz um caminho próprio
A primeira grande lição é entender que nem sempre utilizar as estratégias de marketing de outras empresas será benéfico para o seu caso.
Anitta tem visão estratégica apurada. Por isso, ela buscou entender seu público, a situação do mercado onde queria atuar e definiu bem os seus objetivos.
Por incrível que pareça, o cachê cobrado por Anitta não representa nem 1/5 do que é solicitado por Weslley Safadão, por exemplo. Pode parecer que ela está perdendo dinheiro, mas a sua estratégia é outra: ela prefere ter maior volume de shows e ampliar o número de fãs realizando cerca de 20 apresentações por mês.
Com isso, não estamos querendo dizer que você deve diminuir o seu preço de mercado e, sim, entender qual é a melhor estratégia para o seu negócio.
Lição #2: Sabe se aproximar de todos os públicos
Anitta é totalmente versátil. Ela surgiu no funk mas percebeu que trazendo um pouco mais do pop para a sua música, poderia abranger um público maior. Hoje, já possui músicas em ritmo eletrônico, sertanejo e reggaeton.
Além de um estilo musical mutante, ela percebeu o seu potencial com crianças e criou uma versão do seu show especialmente para o público infantil, o Show das Poderosinhas.
O palco também é plural, ela se apresenta em trios, boates, festivais e onde for possível.
Outra estratégia de aproximação com novos públicos foi o idioma. Anitta fala fluentemente inglês e espanhol, e o aprendizado teve um propósito: internacionalizar a carreira, começando pela América Latina e expandindo para a do Norte.
Em 2019 lançou o projeto Kisses: um álbum com 10 músicas e 10 clipes em português, inglês e espanhol. O álbum conta com parcerias de cinco países diferentes, trazendo a sua pluralidade como essência.
Com isso, ela consegue figurar nos mais diversos públicos de forma inteligente, pois adapta o seu produto sem perder a sua identidade.
No mundo dos negócios, isso pode ser entendido como uma estratégia de globalização do produto, na qual ele é levado para novos mercados. Também podemos entender como estratégia de expansão de Ansoff.
Lição #3: Entende a importância do co-branding para o plano de marketing
Uma das estratégias mais expressivas do plano de marketing da cantora é a parceria com outros cantores. Por meio do co-branding, é possível realizar parcerias entre marcas grandes para aumentar a visibilidade de ambas ou angariar novo público.
Só em 2017, Anitta emplacou 7 singles com os artistas mais comentados do momento, como Pabllo Vittar, J Balvin e Maluma. Os dois últimos de forma estratégica para conquistar espaço nos países vizinhos.
Outro fato notável é que nem todas essas parcerias têm públicos exatamente próximos, como é o caso de Maluma e Caetano Veloso. Contudo, ela soube adaptar totalmente a voz, a música e o jeito de cantar para tornar a parceria harmoniosa.
Além disso, a escolha por Caetano foi precisa. Afinal, ainda que ele se distancie do pop, também tem um histórico plural com regravações de artistas com estilos musicais distintos ao seu.
Essa jogada foi uma estratégia importante para a ampliação de públicos. Se antes ela atuava no funk, ao mudar para bossa-nova ela teve que conquistar fãs de novos segmentos.
Também é interessante notar que Anitta não se restringe, fazendo dupla até mesmo com potenciais competidores. Nesse ponto, ela sabe que existe espaço para a atuação de duas pessoas no segmento e investe no fortalecimento da marca através de parcerias de grande impacto.
O co-branding é uma estratégia bem aceita pelo público no quesito publicidade. Quem não se lembra das ações da McDonald’s ou Burger King com franquias cinematográficas? Ou da parceria entre Nike e Apple?
Caso a sua empresa seja B2B, como o caso da Microsoft e Intel, ainda é possível realizar esse tipo de estratégia. O chamado co-marketing é favorável para negócios que não concorrem diretamente e é especialmente benéfico para players ainda não tão grandes.
Lição #4: Transmidiática, ela usa TUDO a seu favor
O cross channel é uma estratégia de marketing muito popular em franquias de filmes e videogames e que começou a ganhar espaço no mundo fonográfico.
Anitta não utiliza apenas os meios convencionais para divulgar a sua música, ela se vale de diversos formatos e canais ao mesmo tempo para lançar novidades.
Uma das suas ações de marketing mais conhecidas nesse sentido foi para o álbum CheckMate. O lançamento foi um verdadeiro projeto! Primeiro, a cada mês um videoclipe do projeto era divulgado. Ao total, foram 4 videoclipes.
Nesse ponto, Anitta brincou com a expectativa e a ansiedade dos fãs e da mídia, que, a cada mês, aguardavam pelo lançamento de um clipe e uma música. Ao total, os clipes contabilizaram 135 milhões de views.
Além disso, ela também partiu para o espaço físico com uma ação promocional. Foram espalhadas estruturas semelhantes a peças de xadrez em algumas cidades brasileiras, fazendo alusão ao álbum.
Lição #5: É autêntica e fiel à identidade que criou diante da mídia
Mesmo sendo plural e versátil, Anitta surgiu do funk e não faz questão de se afastar dessa imagem. Ela traz um discurso empoderador por meio de suas roupas, atitude, apresentações e no que diz nas letras.
Outro ponto que repercutiu na mídia foi o clipe Vai Malandra. Anitta recusou manipulações digitais no seu corpo e fez referência contra uma lei que pretendia criminalizar o funk.
Ela também não desvia de assuntos polêmicos da sua carreira, como as plásticas feitas, os homens e mulheres com quem se relaciona, o vício em comida e os desafetos que coleciona. Isso faz com que tudo o que fala se torne autêntico.
Esse ponto é de atenção para empresas. A crise de imagem é ponto importante a ser discutido nos negócios. Hoje, existe uma cobrança maior em relação à conduta das marcas. A qualquer deslize, contratos grandes e vendas são rapidamente abalados.
Com isso, apesar da cantora ser tão espontânea, sabe a importância de manter uma imagem adequada. Anitta tem em seu time uma assessoria de imprensa para orientá-la em momentos de conflito.
Por isso, esteja sempre atento ao tipo de publicidade feita, parcerias e, principalmente, discursos propagados.
Lição #6: Está sempre em evidência
Anitta é quase onipresente. Ela mantém as suas redes sociais superativas, está em programas de auditório, programas de entrevistas, tem mil e um projetos em andamento e sempre tem uma música para lançar ou uma parceria na manga.
Novamente: ela tem entendimento do seu público, sabe que são pessoas hiperconectadas, e se aproveita disso.
Para lançar o clipe de Paradinha, por exemplo, ela se manteve o mês inteiro na mídia. Primeiro, com o vazamento do clipe com Iggy Azalea; depois, se apresentando em um dos talk shows mais importantes dos Estados Unidos, o The Tonight Show. Ao mesmo tempo, estava no top 10 do Spotify com 2 hits e foi capa de três revistas.
Além disso, ela contou com a parceria de influenciadores digitais para realizar paródias com o clipe, fez 3 coletivas de imprensa no dia do lançamento, transmissões ao vivo em redes sociais e uma ação de gamification na qual premiaria fãs com teasers do clipe.
Sabe aquele ditado “quem não é visto, não é lembrado”? Anitta faz isso muito bem na sua tática de marketing.
Lição #7: Construiu uma marca forte com o storytelling
O storytelling está em alta no marketing. Ele capta a atenção do espectador com uma história que humaniza a marca.
No caso de Anitta, ela fez da própria vida e do seu trabalho uma espécie de história. Primeiro porque ela não fez questão de esconder os seus objetivos, então o público pode acompanhar todo o seu esforço e crescimento.
O documentário lançado pela Netflix traz um pouco disso. A Anitta artista, batalhando pelos próprios sonhos, e a Anitta humana, em cenas com a família e o, então, ex-marido. São os chamados micromomentos.
Nas telas de TV, em entrevistas, ela também traz a imagem da garota simples que começou do nada e hoje é uma das maiores estrelas do Brasil.
Somado a isso, cada álbum e clipe também têm suas próprias histórias para ser lançados.
Aprendeu com plano de marketing de Anitta?
A área de marketing é hiperconectada e a todo momento novidades estão sendo testadas para que marcas se mantenham à frente da concorrência. O grande trunfo de Anitta foi, justamente, estar ligada a esse movimento. Ela faz suas escolhas baseadas na inteligência, no entendimento e na ousadia.
Todas essas lições foram cruciais para que a marca Anitta ocupasse o espaço que tem hoje. E então, o plano de marketing da sua marca já tem todas essas lições traçadas?
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