Normas internacionais de contabilidade (IFRS). Você está preparado?
2 minutos de leitura

Normas internacionais de contabilidade (IFRS). Você está preparado?

IPOG, Normas internacionais de contabilidade

Passados oito anos da promulgação da Lei nº 11.638/07,  que ocasionou uma revolução nas normas de contabilidade no Brasil e deu início ao processo de convergência com as normas internacionais de contabilidade (IFRS), o que se pode notar, com base nos debates e em discussões com colegas da profissão e de mercado, é que, de forma geral, ainda há a necessidade de ampliar o conhecimento e a aplicação dos pronunciamentos contábeis emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), que tem como objetivo o alinhamento com as normas internacionais de contabilidade.

Muitos contadores, executivos e usuários das demonstrações contábeis ainda não dominam com profundidade os principais assuntos e impactos que essas normas produzem nos demonstrativos contábeis e na avaliação econômica/financeira das empresas.

Os profissionais que dominarem os conhecimentos necessários para atender o que há de mais contemporâneo no mundo da contabilidade, terão uma vantagem competitiva importante para alcançar sucesso na carreira de contador.

Mesmo atravessando uma crise econômica relevante o Brasil, continuará atraindo o interesse de investidores nacionais e internacionais  que necessitam como ferramenta de avaliação demonstrações contábeis convergentes com as normas internacionais de contabilidade, bem como demandarão profissionais de contabilidade qualificados.

Ao mesmo tempo em que essas regras impõem desafios aos contadores e usuários das demonstrações contábeis, certamente as empresas também terão que se preparar, pois entre outras questões suas operações, seus processos e seus sistemas operacionais devem ser revistos, para adaptação aos pronunciamentos contábeis e ao dinamismo de mudanças nas normas contábeis, tais como:

  • os novos pronunciamentos sobre o reconhecimento de receita,
  • arrendamento mercantil,
  • e mensuração de instrumentos financeiros.

E quais são os benefícios de tudo isso?

Para as empresas, maior transparência, acesso mais fácil a linhas de crédito nacionais e internacionais, menor custo de captação, possibilidade de novas parcerias e uma maior e melhor visibilidade.

Aos profissionais, maior qualificação, valorização perante o mercado e vantagens competitivas para crescimento profissional.

As fichas estão na mesa, e como este não é um processo fácil, pois vários paradigmas devem ser quebrados, cabe principalmente a cada profissional preparador ou usuário das demonstrações contábeis continuar a corrida para atingir o conhecimento pleno das práticas contábeis adotadas no Brasil e em mais de 120 países.

Ficou interessado neste assunto? Confira o nosso MBA em Contabilidade, Auditoria & Gestão Tributária e saiba como ter sucesso profissional na área contábil!

Artigos relacionados

Você já sabe como se preparar para o eSocial? De acordo com a Receita Federal, a partir de julho de 2018 todas as empresas, incluindo as micro e pequenas empresas e as cadastradas no MEI, terão que usar obrigatoriamente o eSocial para registrar informações de empregados. A exigência já passou a ser vál...
Por que ser um analista SPED? Você sabe os impactos e as consequências do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED)? Implantado em 2008, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o sistema da Receita Federal brasileira que prevê a facilitação na entrega de documentos contábeis e fiscais...
Saiba mais sobre as sanções políticas tributárias As sanções políticas tributárias, também conhecidas como meios indiretos coercitivos de cobrança, são quaisquer imposições ou limitações de ordem administrativa, ainda que estabelecidas em lei, que obstem o exercício de direitos das pessoas físicas ou jurídica...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br