Coaching Educacional: você conhece os benefícios?
2 minutos de leitura

Coaching Educacional: você conhece os benefícios?

Coaching educacional, IPOG, Alunos

O Coaching tem como propósito melhorar, por meio de metodologias, técnicas e ferramentas, a performance das pessoas que recorrem a esse recurso. Afinal, existem diversas áreas da vida que requerem desenvolvimento e há também vários tipos de coachings como o Coaching Educacional. O interessante é que cada ferramenta é voltada para suas especificidades.

Uma área que tem se destacado nos últimos tempos é o Coaching na abordagem educacional, quem tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento do aluno, de várias formas e por vários aspectos.  Ele é usado para criar condições para impulsionar o interesse de alunos e professores rumo à uma aprendizagem significativa.

Como funciona o Coaching Educacional?

Com o Coach educacional, os alunos trabalham seu estado emocional, aprendem a administrar melhor o tempo, percebem o sentido e significados das, exercem mais autonomia, identificam os aspectos em que são mais talentosos, bem como suas limitações, tudo isto permite traçarem suas metas em parceria com seu professor coach.

Para o corpo docente, o Coaching educacional pode ser útil também na definição de metas específicas, de acordo com o objetivo de vida dos profissionais da área de educação. Essa ferramenta pode ser uma metodologia coadjuvante. No entanto, um professor não deverá perder o foco de sua profissão que é o compromisso de ensinar.

Todas as etapas de um processo de coaching são adaptáveis ao cenário educacional, ou seja, algumas delas já conhecidas do universo docente, muda-se nomenclaturas e momentos de aplicabilidade.

Veja a seguir alguns benefícios do coaching na abordagem Educacional:

Reflexão do aluno sobre seu contexto de aprendizagem

O aluno descobre seus talentos e limitações.

Autonomia do aluno

A capacidade para tomar decisão sobre quais suas prioridades e metas.

Parceria entre professor e alunos

Juntos decidem caminhos mais ágeis e até prazerosos no processo de aprendizagem.

Crescimento e Desenvolvimento da tarefa docente

O professor precisa acompanhar sistematicamente o processo de aprendizagem dos alunos a partir de instrumentos precisos e mensuráveis.

Celebrações mutuas

O sucesso da aprendizagem tem que ser celebrado e isto gera motivação do professor e consolidação da aprendizagem e autoconfiança do aprendiz.

Leia Mais: 

As vantagens de investir no estudo à distância

Já pensou em como estará sua carreira no futuro? Confira dicas importantes para o sucesso

Fique de olho nas profissões que estão em alta em 2017

Artigos relacionados

Gamificação e seu poder de atração para as empresas Desde que foram criados, os jogos eletrônicos têm cativado a atenção de um grande público, independentemente da idade. Algumas pesquisas apontam que, semanalmente são gastos 3 bilhões de horas com atividades relacionadas a jogos. Diante desse cenário, a pergun...
Galgar sonhos: Aluno explica como o IPOG ajudou em sua mudança de carreira Respirar, pensar, repensar, decidir e executar a ação de abrir mão de quase metade do curso e iniciar outro para realizar um sonho. Para vários estudantes, isso pode ser uma tarefa impossível, mas para Victor Salatiel Cintra a escolha mudou o rumo da sua vida ...
9 benefícios incríveis da gamificação na educação Antes de falarmos da gamificação na educação, precisamos perguntar: você sabe o que é a gamificação? https://www.youtube.com/watch?v=l_Vsm67oYqE É uma técnica que adapta conceitos e ideias do universo dos jogos para o mundo real, com o objetivo de incent...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br