2 minutos de leitura
24 de julho de 2017

Coaching Educacional: você conhece os benefícios?

Coaching educacional, IPOG, Alunos

O Coaching tem como propósito melhorar, por meio de metodologias, técnicas e ferramentas, a performance das pessoas que recorrem a esse recurso. Afinal, existem diversas áreas da vida que requerem desenvolvimento e há também vários tipos de coachings como o Coaching Educacional. O interessante é que cada ferramenta é voltada para suas especificidades.

Uma área que tem se destacado nos últimos tempos é o Coaching na abordagem educacional, quem tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento do aluno, de várias formas e por vários aspectos.  Ele é usado para criar condições para impulsionar o interesse de alunos e professores rumo à uma aprendizagem significativa.

Como funciona o Coaching Educacional?

Com o Coach educacional, os alunos trabalham seu estado emocional, aprendem a administrar melhor o tempo, percebem o sentido e significados das, exercem mais autonomia, identificam os aspectos em que são mais talentosos, bem como suas limitações, tudo isto permite traçarem suas metas em parceria com seu professor coach.

Para o corpo docente, o Coaching educacional pode ser útil também na definição de metas específicas, de acordo com o objetivo de vida dos profissionais da área de educação. Essa ferramenta pode ser uma metodologia coadjuvante. No entanto, um professor não deverá perder o foco de sua profissão que é o compromisso de ensinar.

Todas as etapas de um processo de coaching são adaptáveis ao cenário educacional, ou seja, algumas delas já conhecidas do universo docente, muda-se nomenclaturas e momentos de aplicabilidade.

Veja a seguir alguns benefícios do coaching na abordagem Educacional:

Reflexão do aluno sobre seu contexto de aprendizagem

O aluno descobre seus talentos e limitações.

Autonomia do aluno

A capacidade para tomar decisão sobre quais suas prioridades e metas.

Parceria entre professor e alunos

Juntos decidem caminhos mais ágeis e até prazerosos no processo de aprendizagem.

Crescimento e Desenvolvimento da tarefa docente

O professor precisa acompanhar sistematicamente o processo de aprendizagem dos alunos a partir de instrumentos precisos e mensuráveis.

Celebrações mutuas

O sucesso da aprendizagem tem que ser celebrado e isto gera motivação do professor e consolidação da aprendizagem e autoconfiança do aprendiz.

Leia Mais: 

As vantagens de investir no estudo à distância

Já pensou em como estará sua carreira no futuro? Confira dicas importantes para o sucesso

Fique de olho nas profissões que estão em alta em 2017

Artigos relacionados

Por que criar uma startup de economia criativa? Cinema, design, moda, arquitetura, literatura, artes cênicas e audiovisual são áreas que têm revelado inúmeras oportunidades no universo das startups, por meio da economia criativa. Além de fazer parte do nosso dia a dia, elas estão entre os setores mais promi...
Dia da Consciência Negra – Mas afinal, o que a data significa? No dia 20 de novembro de 2011, foi determinado o dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, instituído pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. Este dia está incluído na semana da Consciência Negra e tem como objetivo uma reflexão sobre a introdução d...
Qual faculdade fazer? 8 dicas para escolher a melhor graduação para você Por incrível que pareça, mesmo com o vasto acesso a informação que temos hoje em dia, ainda é comum que muitos jovens cheguem ao final do ensino médio indecisos sobre qual faculdade fazer e profissão seguir. No início desse processo de escolha, geralmente são ...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo.

Comentários