Alunas IPOG projetam ambiente na Morar Mais em Goiânia
4 minutos de leitura
11 de setembro de 2017

Alunas IPOG projetam ambiente na Morar Mais em Goiânia

Quem for à Mostra Morar Mais por Menos deste ano em Goiânia, vai encontrar 27 ambientes distribuídos por 1300 m². Os espaços foram desenvolvidos por 47 profissionais (arquitetos, designers de interiores e paisagistas).

Entre esses ambientes está o Lounge Café IPOG. Um espaço pensado para oferecer conforto a quem visitá-lo, uma sensação gostosa de querer permanecer ali para bater um papo com os amigos e até mesmo para assistir a uma das três palestras realizadas por professores IPOG neste ambiente durante o evento.

Design de Interiores: Tudo no ambiente conversa

Desde a essência de café utilizada para aromatizar o ambiente até o cardápio, que na verdade trazia cursos, e que apresentava as opções com uma linguagem semelhante àquela dos apreciadores de café.

A proposta foi atrair o público para uma experiência nova com este ambiente, assim como quem entra em um café e descobre as inúmeras possibilidades de degustação que existem. Neste caso, além de poder experimentar diversos tipos de cafés, oferecidos nos dias das palestras, os visitantes usufruem de uma experiência tanto com o ambiente, como com a marca IPOG.

Sobre a Morar Mais Por Menos

A Morar Mais nasceu em 2004 de uma situação comumente vivenciada por quem vai decorar a primeira casa. O objetivo da mostra era responder a algumas perguntas como:

  • Como ter um lar aconchegante e sofisticado sem gastar quantias exorbitantes?
  • Como encontrar profissionais qualificados, soluções criativas e ideias inovadoras que pudessem ajudar a criar uma decoração de interiores ao mesmo tempo chique e acessível?
  • Quanto custa esse sonho da casa decorada?

Conheça as responsáveis pelo projeto

Outro ponto que chama a atenção, é que o Lounge Café IPOG é um projeto de duas arquitetas alunas da instituição. Jannani Eterna e Maria Laura Menezes se formaram em uma das turmas da Pós-Graduação em Design de Interiores – Ambientação e Produção do Espaço.

Por isso, convidamos as duas para um bate-papo para saber como foi a experiência de criar um espaço em um mostra tão importante como a Morar Mais por Menos. Confira:

1) Qual foi o objetivo de vocês ao criarem aquele ambiente? Que sensações gostariam de passar?

O nosso objetivo foi criar um ambiente aconchegante, despojado, onde as pessoas pudessem desfrutar de um bom café e sentissem a vontade de poder permanecerem ali durante um longo período de tempo.

2) Falem sobre o projeto (materiais utilizados, cores móveis).

O projeto foi elaborado todo em função de ter um ambiente aconchegante, despojado, diferente, utilizando materiais de baixo custo, como pallets, cordas e trazendo tendências do design tanto nas cores (aço cortem) quanto nos revestimentos (cimentícios).

O quadro de lousa também tem o objetivo de deixar o ambiente mais despojado, onde podemos fazer uma brincadeira durante os dias, mudar o cardápio, deixar que os clientes assinem e façam desenhos interessantes… No caso deste quadro, ele foi executado com tinta lousa preta.

Para trazer um conforto maior, trouxemos a ideia de um ambiente externo interagindo com o interno. Um jardim com plantas que imitam café, pois elas não precisam necessariamente de sol todos os dias, um pergolado em painel cortado a laser fazendo uma composição com o mesmo painel na parede.

Em relação aos móveis, trouxemos algo mais rústico, mostrando que eles casam em composições modernas e despojadas. O que significa que é possível fugir do clássico e entrar num moderno sem problema algum.

Já a iluminação foi pensada para ter um tom mais aconchegante, mais escuro/ amarelado, onde o cliente irá se sentir com vontade de permanecer em nosso ambiente.

3) Como foi a experiência de pensar este projeto, já que vocês também estudaram no IPOG?

Como somos ex-alunas do IPOG, achamos justo colocar um pouco do que aprendemos em prática através dessa parceria. Desde o dia em que assinamos o contrato nos dedicamos ao máximo para fazer o melhor de nós e trabalhamos juntas com muita alegria e amor no que fazíamos.

4) Qual a importância dessa participação para a carreira de vocês?

A Morar Mais por Menos – GO tem relevância para todos os profissionais da área no sentido de deixá-los conhecidos no mercado de trabalho. Ter seu projeto exposto por 45 dias onde todas as formas de mídias estão focadas nele, até mesmo as críticas, serviram e servem como aprendizado. Além disso, nos faz enxergar outro nicho importante para nossa profissão, que é o de baixo custo, onde mostra que podemos sim projetar algum ambiente cujo valor caberá no bolso de qualquer cliente, afinal, o que vale é a criatividade.

5) Como vocês avaliam a influência da Pós-Graduação para essa conquista profissional?

A Pós – Graduação em Design de interiores, nos ajudou a ter um foco, pois somos formadas em Arquitetura e Urbanismo, uma área que possuí vários nichos. Precisamos ter um foco no que queremos e é onde entra o Design.

O curso foi excelente para nosso crescimento profissional, abriu nossas mentes, aprendemos bastante sobre dimensionamento, iluminação, composição, conforto, sobre a importância de estudar o seu cliente, apresentação de projeto, entre outros. Com certeza foi uma forma enriquecedora de aprendizado.

6) Diante dessa experiência, gostariam de dizer algo mais?

Queríamos agradecer a todos que nos apoiaram. Primeiramente a Deus, depois às nossas famílias que estiveram presentes e nos incentivaram bastante desde o começo. À parceria feita com a IPOG e com os demais fornecedores que foram fundamentais para que nosso ambiente ficasse igual ao projeto: Corfel Iluminações, Cerrado Móveis, Munó Acabamentos, Cozinair, Irmãos Cunha, Empório D+, Fujioka, Stuccart Pinturas Especiais, Vasap Vasos Design e Nobreza da Pedra.

E se você ficou curioso para conhecer não só o Lounge Café IPOG, mas também todos os outros ambientes da Morar Mais por Menos 2017, fica aqui o nosso convite!

INFORMAÇÕES

Data: 11 de agosto a 17 de setembro de 2017
Horários: de terça-feira a sexta-feira, das 17:00 hs as 22:00 hs, sábado e domingo das 14h às 22h
Local: Rua T-38, quadra117, Setor Bueno, Goiânia
Ingressos: inteira custa R$ 40, e a meia-entrada, R$ 20
Informações: no site da Morar Mais por Menos ou pelo telefone (62) 98111 – 0013

(Foto reprodução: vivadecora)

 

 


Artigos relacionados

O gerenciamento de projeto é o segredo de um bom designer A gestão de projeto é determinante para uma execução projetual bem feita e principalmente para obter uma diferenciação de mercado. O ato de gerenciar um projeto se trata de aplicar conhecimentos, habilidades e técnicas que visam garantir o sucesso do mesmo, en...
Como se preparar para abrir seu escritório de Arquitetura? Em uma época em que o empreendedorismo está em alta, na arquitetura a realidade não tem sido diferente. Vários profissionais têm o desejo de construir uma carreira e serem reconhecidos pelo trabalho desenvolvido no seu próprio escritório de Arquitetura.Uma...
4 pilares para se diferenciar na Engenharia. Você já conhece? No nosso último texto sobre este assunto, conversamos sobre a necessidade de compreender que independente do cenário econômico do país, a Engenharia carrega características próprias como o fato de apresentar períodos cíclicos de altos e baixos, sendo que cada ...

Sobre Jannani Eterna e Maria Laura Sá Fortes Menezes

Arquitetas e Urbanistas (PUC-GO) e Pós-Graduadas em Design de Interiores: Ambientação e Produção do Espaço (IPOG).

Comentários