A Engenharia de Segurança do Trabalho em Goiânia tem sido uma opção para profissionais que desejam ingressar em uma área promissora.
Definida pela Norma Regulamentadora nº 04, a profissão é a responsável por avaliar e prevenir riscos e doenças ocupacionais, implementar programas de bem-estar e segurança e procurar maneiras de reduzir o número de acidentes no ambiente de trabalho.
Além disso, também é tarefa do Engenheiro de Segurança do Trabalho cuidar para que a empresa esteja alinhada quanto à responsabilidade ambiental, desenvolvendo projetos e atividades que não causem danos ao meio ambiente.
Por esses motivos, a profissão é vital para o funcionamento de empresas! Ficou interessado? Neste artigo, vamos falar como fazer para atuar na área. Você vai encontrar:
- mercado de trabalho
- benefícios da especialização
- o que é aprendido na especialização do IPOG
- diferenciais do IPOG
- possibilidades de atuação
Como está o mercado de Engenharia de Segurança do Trabalho em Goiânia?
A crise econômica foi sentida em todos os setores. A redução da atividade econômica atingiu as indústrias e ocasionou menor lucro. Como consequência, as empresas passaram a ajustar o orçamento e ter que priorizar determinadas atividades. Desse modo, o nicho da Engenharia de Segurança do Trabalho em Goiânia foi afetado diretamente.
Apesar disso, o mercado começa a dar sinais de melhora, e a chegada de indústrias nos últimos anos também deu margem para que a área voltasse a crescer. Nesse sentido, a expectativa é de que nos próximos anos a profissão esteja em alta.
Outro fator é que o mercado de trabalho tem se educado cada vez mais em relação à saúde do trabalhador e à prevenção de acidentes de trabalho. Hoje é fácil notar que esses aspectos influenciam diretamente na rentabilidade da indústria.
Ainda mais quando pensamos que o Brasil apresenta um valor expressivo no número de mortes por acidentes no trabalho. De acordo com dados divulgados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), em 2018 foram registrados 2.022 óbitos, número superior aos 5 anos antecessores.
A estatística mostrou que, após 5 anos em queda, o Brasil voltou a estar presente entre os países com maior número de mortes por acidentes no trabalho. Um dos fatos que explica essa situação é a flexibilização das normas de trabalho na nova reforma trabalhista, fazendo com que diversas empresas deixassem de seguir regras de segurança e saúde.
Por isso, apesar da crise, a profissão tem tudo para ser uma das mais requisitadas no futuro!
Quais os benefícios de ter uma especialização no currículo?
Cursos de pós-graduação, MBA ou até mesmo de curta duração são sempre bem-vistos em processos seletivos. Tê-los no currículo transmite a mensagem de que você está interessado em aprender e incrementar a sua carreira, não se contentando apenas com o básico.
Contudo, o maior benefício é se tornar especialista em um tema. A graduação é uma base onde temos contato com diversos temas daquela profissão, por isso, os detalhes técnicos sobre cada área não são aprendidos. A especialização é então a melhor forma de dominar um tema.
Além desses, uma pessoa com pós-graduação em Segurança do Trabalho em Goiás se beneficia com:
- maior valor de mercado;
- maiores salários;
- possibilidade de alcançar cargos estratégicos;
- possibilidade de realizar a transição de carreira;
- atualização das últimas tendências e novidades na área;
- networking profissional.
O que é aprendido na especialização em Engenharia e Segurança do Trabalho do IPOG?
A especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho do IPOG foi criada com o intuito de suprir o país com profissionais capazes de atuar no setor produtivo e aplicar os princípios e as normas de preservação da vida e da saúde do trabalhador.
O objetivo deste curso de especialização é desenvolver habilidades na prevenção de acidentes, gestão de riscos e programas de Segurança do Trabalho em empresas.
Além disso, o profissional também será habilitado a atuar como Perito Técnico em Segurança e Saúde no Trabalho na Justiça do Trabalho, tanto como Perito Oficial como Perito Assistente em Engenharia. Nesse caso, o profissional irá atuar em questões referentes à insalubridade e periculosidade.
Confira algumas disciplinas da grade curricular do curso!
- Higiene do trabalho;
- Proteção do meio ambiente;
- Gerência de riscos;
- Prevenção e controle de riscos em equipamentos;
- Prevenção contra incêndios e explosões;
- Ambiente e doenças do trabalho;
- Toxicologia;
- Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento;
- Legislação e normas técnicas.
No total, o curso conta com 616 horas de aula entre disciplinas presenciais e aplicação prática online do que foi aprendido em sala.
Portanto, o curso alia fundamentos teóricos à prática do que é visto no mercado e rotina do trabalho.
Quais são os diferenciais do IPOG?
O IPOG tem como objetivo fornecer soluções para as necessidades pontuais e evolutivas do mercado e gerar inovação e conhecimento. Por esse motivo, o conteúdo programático é totalmente alinhado com o que é encontrado no mercado de trabalho.
Isso é garantido por meio de professores mestres e doutores que são especialistas em Engenharia de Segurança do Trabalho e possuem experiência de mercado comprovada. Por meio da resolução de cases, os alunos são estimulados a ter contato com o mercado e saem prontos para ele.
Outro diferencial do curso é a visão ampla de aspectos como prevenção e controle de riscos, higiene do trabalho, meio ambiente, ergonomia e outros. Dessa forma, a instituição propicia ao aluno um aprendizado integral acerca do tema estudado, tornando-o capaz de atuar em diversas frentes.
O curso de Engenharia de Segurança do Trabalho em Goiânia também oferece abordagem diferenciada, com tratamento de temas pouco abordados por outros cursos, como Legislações e Normas, Qualidade e Segurança do Trabalho.
Além disso, o IPOG conta com índice de satisfação de ex-alunos de 97,1%, comprovando a qualidade e a eficiência de ensino.
Possibilidades de atuação em Engenharia de Segurança do Trabalho em Goiânia
O profissional habilitado em Engenharia de Segurança do Trabalho em Goiânia tem algumas opções de atuação. Ao contrário do que pode parecer, a profissão não está fadada apenas ao setor industrial, ainda que seja sua maior porta de entrada.
Confira algumas possibilidades:
- atividades rurais;
- agronegócio;
- prestação de serviços;
- indústrias alimentícias;
- mineração;
- construção;
- estabelecimentos de saúde;
- perícia;
- consultoria;
- SEMST (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho);
- processos trabalhistas.
O profissional também pode atuar em trabalhos pontuais. Como, por exemplo:
- emissão de laudos ergonômicos;
- avaliações de riscos;
- palestras acerca da prevenção do trabalho;
- uso de equipamentos de proteção individual (EPIs);
- idealização de programas de saúde para implementação.
Para quem este curso é indicado?
Apesar de existir uma graduação reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), a forma mais comum de se habilitar nesta profissão é realizando uma especialização.
Portanto, o público-alvo é bastante diverso. Em geral, é comum encontrar profissionais da Engenharia Civil, Ambiental, de Produção e outras. Além da Engenharia, pessoas que tenham formação em Arquitetura também podem cursar a especialização.
O profissional irá atuar como Coordenador de Segurança do Trabalho, Coordenador de SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde) ou Engenheiro Coordenador de Segurança do Trabalho.
O melhor momento para investir no seu futuro é agora!
Se você chegou até aqui, esperamos que tenha entendido a situação da Engenharia de Segurança do Trabalho em Goiânia e a importância de realizar uma especialização para se sobressair na área.
Com o mercado de trabalho cada vez mais concorrido, ter esse curso no plano de carreira é vital para qualquer profissão.
Agora que você já conhece o nosso curso, é a hora de tirar os planos do papel. Para saber mais e realizar a sua matrícula, entre em contato conosco!
Aproveite também para conferir outros artigos sobre o tema e o nosso guia gratuito de como se planejar financeiramente para uma pós-graduação.
- Por que se especializar em Engenharia de Segurança do Trabalho?
- Representatividade feminina no segmento de Engenharia Mecânica
- 6 tendências no empreendedorismo na engenharia
Até a próxima!
Gostou do artigo? Esse e muitos outros assuntos você pode conferir no blog do IPOG!
IPOG – Instituto de Pós-Graduação e Graduação
Instituição de ensino com nome e reconhecimento de excelência no mercado, o IPOG fará total diferença no seu currículo. Afinal, de que vale ter uma certificação se o local não é valorizado por recrutadores e executivos?
O IPOG conta com diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro docentes de excelência e renome no mercado. A proposta do IPOG é de um ensino humanizado, que estimule o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno e otimize o seu plano de carreira e de vida.
O Instituto está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal. Já são quase 20 anos de experiência na formação de grandes especialistas.
Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado. Isso fez com que alcançássemos o status que temos hoje.
Não deixe de investir no seu futuro e se tornar o profissional que sempre sonhou!