Com a evolução das empresas e a alta competitividade nas organizações, a busca por melhorias nos processos das empresas tem sido uma constante. A metodologia Lean Six Sigma passou então a ser uma grande referência mundial em projetos desta natureza.
Essa metodologia tem dentro das corporações um lugar de destaque e prestígio, pois busca resolver problemas crônicos, e de causas desconhecidas, através de processos e etapas bem definidas.
Six Sigma é uma forma de alinhar as diretrizes estratégicas e traduzi-las em indicadores para monitoramento e otimização de resultados. Independente da área de atuação, gerar faturamento e reduzir custos é o princípio de qualquer empresa saudável. Saber como fazer isso, coloca a empresa em evidência.
Dentro desta metodologia estão os Yellow Belt. Profissionais em determinado nível de capacitação e competência que irão, de acordo com os processos estabelecidos, gerir atividades complexas e traçar melhorias para obter resultados positivos ao final de cada jornada.
Mas como fazer a empresa crescer e reduzir erros em processos com a metodologia Lean Six Sigma? É o que veremos ao longo deste artigo.
O que é metodologia Lean Six Sigma?
A metodologia Lean Six Sigma é a fusão entre as ideias e ferramentas da filosofia Lean Enterprise com a metodologia Six Sigma. O Lean prioriza principalmente a redução de desperdícios dos processos, identificando e eliminando etapas que não agregam valor ao produto.
Já na metodologia Lean Manufacturing (Produção Enxuta) é possível identificar e eliminar atividades que não agregam valor para uma empresa, reduzindo desperdícios com consequente aumento de produtividade.
Com o Six Sigma, é possível otimizar e reduzir custos nas atividades organizacionais, diminuir variações nos meios de produção, aumentar a capacidade dos processos para atenderem às necessidades dos clientes.
O Lean Six Sigma em conjunto constitui o que se tem de mais moderno em termos de gestão empresarial, a chamada World Class Enterprise (Gestão Classe Mundial). É uma combinação de técnicas e princípios que otimizam a lucratividade de uma empresa ou corporação. Levando à satisfação de colaboradores, fornecedores e clientes.
O Six Sigma, por sua vez, dá ênfase na redução da variabilidade dos processos, em busca de produtos ou processos padronizados e com melhor qualidade final, o que melhora a capacidade das etapas que agregam valor no processo através de ferramentas estatísticas.
Esta metodologia é baseada em uma escala de qualidade que vai de 1 a 6, onde 1º sigma é o nível mais baixo, representando uma quantidade alta de problemas com potenciais perdas em vendas para a empresa.
Neste Sigma, que representa o nível mais alto de excelência em processos, a relação de defeitos – número de processos gerados em uma tarefa – gera em torno de 3,4/milhão operações. Para que esta escala seja alcançada, é preciso total mobilização da equipe, para identificar os pontos fracos e fortes ao longo da metodologia.
Por que o nome Six Sigma?
Um termo desenvolvido inicialmente pela Motorola, que em qualidade, refere-se a uma medida variável utilizada nas indicações de dados. Quanto maior o sigma, melhores os serviços realizados.
Dentro da metodologia Six Sigma encontram-se os Belts – níveis de certificações que o indivíduo tem acesso para aplicar a metodologia.
Os Belts – nomenclatura baseada nas artes marciais – têm características e atribuições distintas de acordo com suas graduações ao longo da certificação. São cinco etapas que iremos detalhar agora.
Quer saber mais detalhes sobre a metodologia Lean Six Sigma? Acesse nosso artigo para entender a fundo esta estratégia de gestão de processos.
O que é Lean Manufacturing?
O termo Lean é definido como um conjunto de conceitos, princípios e ferramentas usado para criar e proporcionar o máximo de valor agregado do ponto de vista dos consumidores.
E, ao mesmo tempo, consumir o mínimo de recursos materiais e utilizar plenamente o conhecimento e as habilidades das pessoas encarregadas da realização do trabalho.
Na essência do Lean Manufacturing encontra-se a redução dos sete tipos de desperdícios, que são:
- defeitos (nos produtos);
- excessos de produção de mercadorias desnecessárias;
- estoques de mercadorias à espera de processamento ou consumo;
- processamentos;
- movimentações e transportes desnecessários, além de desperdícios por espera.
A aplicação da metodologia começa com um bom mapeamento dos processos e é realizada por profissionais treinados, os Belts.
Uma grande vantagem do Lean é que sua adoção representa um processo de mudança da cultura da organização. A exemplo disso temos o Design Think, uma iniciativa que cria um ambiente organizacional favorável à constante busca por eliminar desperdícios, excluindo o que não agrega valor para o cliente e transmitindo velocidade e praticidade às organizações.
Six Sigma: conheça os 5 Belts e suas diferenças
Dentro da Six Sigmas as etapas de conhecimento e certificação são chamadas de Belts.
Os profissionais que atuam em melhoria contínua são designados de White, Yellow, Green, Black e Master Black Belts.
As diferenças entre eles estão concentradas no nível de atuação: os White Belts atuam mais no nível operacional, os Yellow num nível de Supervisão, já os Green, Black e Master Black num nível mais gerencial.
Na prática, os Belts seguem a seguinte sequência e atribuições:
- White Belt – Introdução ao Lean Six Sigma;
- Yellow Belt – Conhecimento da metodologia Lean Six Sigma;
- Green Belt – Capacidade de praticar melhorias usando ferramentas e técnicas;
- Black Belt – Expert em ferramentas e técnicas, treinamento e orientação de outros;
- Master Black Belt – Mestre de todas as técnicas, treinamento, orientação e liderança.
Os Belts utilizam o caminho metodológico DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar) para implementar o Lean Six Sigma desde o nível estratégico até o nível operacional numa organização, seja industrial ou de serviços.
São utilizadas ferramentas qualitativas e quantitativas de gestão para tomada de decisão. É importante destacar que as decisões são tomadas baseadas em dados e fatos com validação estatística, não na tentativa e erro, que infelizmente, algumas vezes pode ocorrer num ambiente empresarial.
Yellow Belt: 5 coisas que você precisa saber
O Yellow Belt está qualificado para supervisionar a utilização das ferramentas do Lean e do Six Sigma na rotina da empresa e executar projetos de melhoria mais focados e de desenvolvimento rápido.
Temas com impacto financeiro para o negócio, tais como:
- redução de desperdícios;
- refugo;
- retrabalho;
- reprocessamento e taxa de defeitos;
- melhoria de prazos (lead time);
- padronização e mapeamento de processos, são exemplos típicos que os Yellow Belts enfrentam numa organização, não só para agregar valor, mas para fidelizar clientes.
Fazem uso de poderosas ferramentas estruturadas para otimização de processos.
Profissionais Yellow Belt são altamente requisitados pelo mercado pois, possuem características específicas para garantir a confiabilidade dos dados a serem coletados e na identificação de projetos de melhoria contínua.
São capazes de verificar, na prática, quais processos podem ser melhorados. Profissionais Green Belt e Black Belt precisam de profissionais Yellow Belt para colocar os processos em prática e controlar aquilo que foi planejado.
O Yellow Belt aplica as técnicas de melhoria contínua, tornando-se imprescindível dentro das organizações que seguem a metodologia Lean Seis Sigmas.
Algumas habilidades dos Yellow Belts
Yellow Belts conseguem definir um problema no tempo apropriado para entender sua verdadeira natureza, avaliando todos os seus ângulos. Também são capazes de analisar processos através do ponto de vista do cliente.
Conseguem usar algumas técnicas analíticas básicas para identificar as causas-raiz, assim conseguem encontrar a solução de problemas e garantem ainda, o controle dos processos.
É importante perceber a relevância de um Yellow Belt numa organização pois, indivíduos Green Belt e Black Belt necessitam da atuação direta na execução dos processos.
Veja 5 benefícios de uma certificação Lean Six Sigma Yellow Belt para você ou sua equipe:
Otimize o tempo
O MBA Gestão da Qualidade e Engenharia da Produção do IPOG reúne temas relacionados à Qualidade, Gestão de Produção e Otimização de Processos. Entre a formação curricular, a formação Yellow Belt já está inclusa.
O benefício obtido supera facilmente o tempo gasto. Ele também cria um ótimo trampolim, se você quiser progredir para a certificação Green Belt ou Black Belt.
Alcance sucesso em seus projetos
Equipes que possuem Yellow Belts tendem a alcançar sucessos em seus projetos lean six sigma. Esta é uma característica dessa categoria de Belt, e fundamental para os Green ou Black Belts em parceria de gestão.
Claro que não é o único benefício, mas o nível de compreensão e execução do projeto elevado produzido por um Yellow Belt é, sem dúvida, fator decisivo no resultado final.
“De grão em grão” e o crescimento exponencial
O Yellow Belt é capaz de centralizar esforços em pequenas melhorias que, somadas a longo prazo, resultam em grandes conquistas para o projeto.
O foco nas pequenas melhorias, quando o foco e concentração estão no lugar certo, e na quantidade certa de atenção e esforço, é uma qualidade capaz de transformar projetos e negócios.
Foco na equipe, resultado no projeto
Yellow Belt possui abordagem estruturada em resolver problemas com foco na causa-raiz. Levando diretamente a melhorias para negócios e organizações e em consequência, melhorando a autoestima das equipes.
Estes não são os únicos fatores positivos desta certificação então, se você deseja melhorar sua formação ou a de sua equipe, através dos projetos que realizam, invista em treinamentos de Lean Six Sigma Yellow Belt para sua equipe.
O MBA Gestão da Qualidade e Engenharia da Produção do IPOG reúne temas relacionados à Qualidade, Gestão de Produção, Otimização de Processos e Meio Ambiente.
Propõe uma abordagem integrada, oferecendo conhecimentos e competências para gestão industrial de diferentes segmentos e portes, tratando temas relacionados com a manufatura enxuta, lean six sigma, análise e solução de problemas, implantação e coordenação de processos de melhoria contínua.
O curso prepara o aluno para atuar como um profissional de alta performance, conhecedor de normas de Gestão da Qualidade (ISO 9001), Meio Ambiente (ISO 14001), Saúde e Segurança Ocupacional (ISO 45001), além de também, se tornar um Yellow Belt em Six Sigma.
Após a conclusão desta formação, o aluno será capaz de implementar performances produtivas de alto nível em empresas de qualquer segmento, o que o torna um profissional mais atrativo ao atual cenário do mercado de trabalho.
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