O mundo corporativo exige boas estratégias de negócios. Para se destacar nessa área, é preciso aperfeiçoar sua estratégia comercial, adquirindo conhecimento e se mantendo sempre atualizado.
Afinal, tanto para implementar um processo de fusão entre empresas quanto para empreender e gerir projetos, o foco estratégico será sempre uma questão primordial.
Com o avanço exponencial do e-commerce, a demanda por bons profissionais da área é ainda maior. Por isso, investir em um MBA em Gestão Comercial, Negócios e Inteligência de Mercado é indispensável para quem atua ou deseja atuar com vendas (on e off-line).
Quer saber mais sobre o tema? Neste artigo, contamos as técnicas para impulsionar empresas, alcançar excelentes resultados e gerir negócios de sucesso com o IPOG.
A importância da estratégia comercial para empresas
A transformação digital impactou bastante a relação entre empresas e consumidores. O mercado está cada vez mais competitivo, e, com isso, é necessário aprimorar a estratégia comercial frequentemente.
Nesse novo cenário, o consumidor passa a ser o centro de atenção das empresas, mudando a dinâmica de produção, comercialização e consumo de produtos e serviços.
Para se manter à frente, é preciso contar com profissionais com pensamento estratégico, capazes de planejar ações de marketing, vendas e negociação, acompanhando o mercado e valorizando os seus clientes.
A estratégia é importante para integrar fluxos de trabalho na área de inteligência empresarial ao marketing e vendas. É ela que define um norte, um rumo claro para sair do ponto A para o ponto B dentro de um prazo e investimentos aceitáveis.
Ou seja, ter uma estratégia comercial bem definida é um dos recursos para o aumento do lucro nos negócios, além de uma possibilidade de se destacar perante a concorrência, atingindo novos mercados e clientes.
Principais fases da estratégia de vendas
A estratégia comercial é desenvolvida em fases, com táticas e processos estabelecidos pelos gestores da empresa para gerar vendas e aumentar as receitas. Confira as principais.
Encontrar potenciais clientes
O primeiro passo é encontrar potenciais clientes, e há diversas maneiras de atraí-los para as ofertas da companhia. Uma delas é por meio da mídia, com promoções, concursos e descontos, por exemplo.
É um esforço mais integrado com a área de marketing. Nesse caso, é preciso, primeiramente, gerar leads — entrar em contato com clientes potenciais, conseguir seus dados, contatá-los e então seguir para a próxima etapa.
A melhor maneira para obter essa base de dados é por meio do marketing de conteúdo. Mas lembre-se, também, de pesquisar o mercado e os dados internos das vendas da empresa para criar um perfil de seus potenciais clientes.
Portanto, antes de ligar ou entrar em contato, informe-se melhor sobre cada um e apresente as soluções de sua empresa que melhor podem servi-los.
Conquistar clientes
Depois de entrar em contato com a sua lista de clientes, chega o momento de mostrar que as soluções oferecidas pela empresa podem resolver os problemas deles. Ou seja, que tem produtos e serviços para atendê-los.
Esse momento é crucial para as vendas e envolve uma boa negociação. A melhor dica para essa fase é: sempre se colocar no lugar do cliente. É importante entender as necessidades dele para poder resolvê-las da melhor forma.
Lembre-se: você vai conquistar o cliente escutando o que ele tem para dizer e oferecendo uma solução efetiva.
Fidelizar clientes
Nessa fase, você já vai conhecer bem seu cliente para antecipar as suas necessidades, visando superar suas expectativas e fazendo-o perceber que a empresa se importa com ele.
O objetivo é fidelizar e tornar seus clientes leais. Ou seja, buscar pessoas que admiram a empresa e que, além de comprar, estão dispostas a indicá-la em seu círculo social.
Manter clientes é mais relevante do que conquistar novos compradores. Para fazer isso, é necessário investir no marketing de relacionamento. Sendo assim:
- ofereça um bom atendimento;
- solicite feedbacks e escute cada consumidor com atenção;
- faça pesquisas de satisfação por meio da metodologia NPS (net promoter score);
- estruture sua área de pós-venda para estar sempre disponível e focada no sucesso do cliente.
5 dicas para criar uma estratégia comercial de sucesso
Depois de passar pelas fases que explicamos acima, você pode optar por uma estratégia de manter clientes e aumentar o valor das vendas para esses clientes conquistados.
Para que você entenda melhor esse processo, vamos apresentar algumas dicas para criar uma estratégia comercial de sucesso. Confira!
Conheça seu público
É essencial que a empresa tenha um público muito bem definido. Isso otimiza a atuação dos profissionais de vendas, tornando a abordagem mais acertada e precisa.
Isso significa que você deve compreender os hábitos e as demandas de consumo de seus clientes para, então, desenvolver maneiras de suprir as necessidades deles e oferecer aquilo que procuram.
No mundo dos negócios, 80% da receita é proveniente de 20% dos clientes. Portanto, uma empresa que almeja crescer tem que contar com seus clientes, tendo em vista que eles são os principais agentes que fazem o seu negócio existir.
Não ter uma compreensão clara sobre público ou mesmo a respeito da motivação dele é um dos maiores erros que as equipes de vendas cometem. O ideal é se aprofundar no estudo para criar um perfil completo do seu cliente ideal, isto é, quem tem maior probabilidade de converter em vendas rapidamente e por mais vezes.
Conheça sua concorrência
Além do seu público, é primordial conhecer sua concorrência e saber o que ela está oferecendo ao mercado.
Faça a inteligência de mercado para reunir informações necessárias para nortear sua atuação, inclusive no que diz respeito à precificação, ao valor e ao discurso. Agregue valor ao seu negócio, descubra os pontos fracos da concorrência e construa a sua vantagem competitiva.
O mais importante é saber analisar o que eles fazem melhor do que você. Assim, é possível ter uma noção sobre os ajustes necessários na estratégia para qualificar os resultados.
Defina metas
É importante definir metas claras e cujos resultados sejam mensuráveis para sua estratégia comercial. Afinal, é preciso saber aonde ir para escolher o melhor caminho para chegar lá.
Então, estabeleça metas para vender os seus produtos no curto, médio e longo prazos, e não se esqueça de acompanhar os resultados no decorrer do processo.
A abordagem mais comum para realizar essa estratégia é a SMART, em que se definem metas específicas (specific), mensuráveis (measurable), alcançáveis (achievable), relevantes (relevant) e temporais (time-based).
Essa abordagem ajuda você a ser o mais realista possível, estipulando metas em que os resultados sejam mensuráveis. Assim, fica mais fácil de entender se está no caminho certo ou não.
Use a tecnologia a seu favor
Não é novidade que a tecnologia traz inúmeros benefícios no mundo dos negócios – e em uma estratégia comercial não seria diferente. O processo de vendas está cada vez mais automatizado, tornando mais rápida e fácil a conclusão de seus vendedores.
Para usar a tecnologia a seu favor, você deve mapear ferramentas, sistemas e metodologias que podem ajudar na rotina dos times e apoiar na execução da sua estratégia de vendas.
As ferramentas digitais podem agilizar ou otimizar os processos da sua empresa, tornando o negócio mais escalável e em constante crescimento. Um exemplo disso é o uso do CRM, que facilita muito a colaboração e a dificuldade de acompanhar chamadas e clientes.
Integre suas áreas de marketing e vendas
A equipe de marketing é muito importante para ajudar na estratégia comercial. Ela deve ser responsável por gerar leads qualificados, e, assim, o time de vendas pode abordá-los da melhor forma.
Por isso, o ideal é integrar as áreas, criando uma rotina na qual o compartilhamento de informações seja mais ágil e colaborativo.
Afinal, o processo para atrair clientes e convertê-los em vendas é um trabalho em equipe. Se os profissionais não estiverem alinhados, pode ser que esse processo não tenha sucesso.
Aprenda Gestão Comercial, Negociação e Inteligência de Mercado com o IPOG
O MBA em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado é indicado para qualquer profissional com formação superior, independentemente da área do conhecimento que atue ou deseje atuar no mercado comercial.
A inteligência competitiva tem como foco os fatores relacionados ao ambiente externo da organização, tais como concorrentes e ambiente de mercado. Enquanto isso, a inteligência de mercado analisa o hábito de compra do cliente, bem como o contexto e as circunstâncias em que isso ocorre.
No dia a dia de uma corporação, independentemente do porte e do segmento, os dois tipos de inteligência são aplicados para se antecipar no que diz respeito às tendências de mercado e garantir as melhores tomadas de decisão.
Desenvolver essas competências é imprescindível para se destacar no cenário de alta competitividade das empresas atuais, por isso, considere cursar uma especialização em estratégia comercial.
Módulos do curso
O grande diferencial do MBA em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado do IPOG é o foco no potencial humano. Todos os módulos são trabalhados para criar no aluno o espírito empreendedor e de liderança.
A grade do curso foi desenvolvida para obedecer a uma cadeia lógica: primeiro, o aluno é apresentado ao mercado, depois, ao novo marketing para, em seguida, apresentar técnicas de vendas, liderança e gestão comercial.
Assim, você vai aprender:
- Vendas em Ambientes Competitivos;
- Inteligência de Mercado, Estratégia e Empreendedorismo;
- Gestão e Treinamentos de Equipes de Alta Performance;
- Negociação: Modelo Harvard em Ação;
- E-commerce;
- Comportamento do Consumidor, NPS e Jornada do Cliente: Customer Experience;
- Direito do Consumidor;
- Vendas de Serviços e Endomarketing;
- Gestão do Key Account Management;
- Formação de Preços e Política Comercial;
- Supply Chain e Canais de Distribuição;
- Marketing em Ambiente Digital.
Além disso, dentro da sala de aula se desenvolve uma excelente rede de relacionamento comercial. Esse ambiente permite aos estudantes compartilhar o melhor de sua experiência pessoal aliada à expertise dos professores IPOG, que são profissionais atuantes no mercado.
Instituição referência no mercado
Uma instituição com nome e reconhecimento no mercado faz total diferença no currículo, chamando a atenção dos recrutadores e executivos.
Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos que existem no mercado e isso a fez alcançar o status que tem hoje. Além disso, a satisfação dos alunos já se tornou nossa marca registrada: o índice chega a 97,14% em todo o país.
Professores com histórico de sucesso profissional
O IPOG conta com professores de excelência, com ampla experiência acadêmica e grande nome no mercado. Todos com vasto conhecimento teórico e experiência prática para formar profissionais completos.
Nossos profissionais alcançaram reconhecimento pela expressividade de seus projetos e acreditam no potencial transformador da educação como uma importante ferramenta de evolução.
Além disso, com cursos voltados totalmente para a prática, o IPOG aprimora cada vez mais sua metodologia ativa inspirada nas melhores faculdades norte-americanas.
Seja um especialista em gerir negócios lucrativos
O MBA em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado foi planejado para dar uma visão ampla dos mais diversos modelos de negócios, permitindo que você seja capaz de aumentar o potencial de lucratividade atuando no operacional, gerencial, estratégico ou ainda, como consultor.
Com esse MBA, você estará apto a:
- usar os conceitos da Indústria 4.0 e do marketing digital a favor do crescimento e da modernização da empresa;
- gerenciar dados;
- se relacionar melhor com os clientes internos e externos;
- construir e melhorar as estratégias de atuação;
- melhorar a vantagem competitiva da empresa no mercado;
- liderar equipes e pessoas.
Tornar-se um especialista em Gestão Comercial, Negociação e Inteligência de Mercado pode ser o que faltava para sua ascensão na carreira comercial.
Para saber mais sobre o curso e tirar suas dúvidas, acesse a página do curso!