Estratégia comercial: aprenda a gerir negócios de sucesso com o IPOG

O mundo corporativo exige boas estratégias de negócios. Para se destacar nessa área, é preciso aperfeiçoar sua estratégia comercial, adquirindo conhecimento e se mantendo sempre atualizado.

Afinal, tanto para implementar um processo de fusão entre empresas quanto para empreender e gerir projetos, o foco estratégico será sempre uma questão primordial.

Com o avanço exponencial do e-commerce, a demanda por bons profissionais da área é ainda maior. Por isso, investir em um MBA em Gestão Comercial, Negócios e Inteligência de Mercado é indispensável para quem atua ou deseja atuar com vendas (on e off-line).

Quer saber mais sobre o tema? Neste artigo, contamos as técnicas para impulsionar empresas, alcançar excelentes resultados e gerir negócios de sucesso com o IPOG.

A importância da estratégia comercial para empresas

A transformação digital impactou bastante a relação entre empresas e consumidores. O mercado está cada vez mais competitivo, e, com isso, é necessário aprimorar a estratégia comercial frequentemente.

Nesse novo cenário, o consumidor passa a ser o centro de atenção das empresas, mudando a dinâmica de produção, comercialização e consumo de produtos e serviços.

Para se manter à frente, é preciso contar com profissionais com pensamento estratégico, capazes de planejar ações de marketing, vendas e negociação, acompanhando o mercado e valorizando os seus clientes.

A estratégia é importante para integrar fluxos de trabalho na área de inteligência empresarial ao marketing e vendas. É ela que define um norte, um rumo claro para sair do ponto A para o ponto B dentro de um prazo e investimentos aceitáveis.

Ou seja, ter uma estratégia comercial bem definida é um dos recursos para o aumento do lucro nos negócios, além de uma possibilidade de se destacar perante a concorrência, atingindo novos mercados e clientes.

Principais fases da estratégia de vendas

A estratégia comercial é desenvolvida em fases, com táticas e processos estabelecidos pelos gestores da empresa para gerar vendas e aumentar as receitas. Confira as principais.

Encontrar potenciais clientes

O primeiro passo é encontrar potenciais clientes, e há diversas maneiras de atraí-los para as ofertas da companhia. Uma delas é por meio da mídia, com promoções, concursos e descontos, por exemplo.

É um esforço mais integrado com a área de marketing. Nesse caso, é preciso, primeiramente, gerar leads — entrar em contato com clientes potenciais, conseguir seus dados, contatá-los e então seguir para a próxima etapa.

A melhor maneira para obter essa base de dados é por meio do marketing de conteúdo. Mas lembre-se, também, de pesquisar o mercado e os dados internos das vendas da empresa para criar um perfil de seus potenciais clientes.

Portanto, antes de ligar ou entrar em contato, informe-se melhor sobre cada um e apresente as soluções de sua empresa que melhor podem servi-los.

Conquistar clientes

Depois de entrar em contato com a sua lista de clientes, chega o momento de mostrar que as soluções oferecidas pela empresa podem resolver os problemas deles. Ou seja, que tem produtos e serviços para atendê-los.

Esse momento é crucial para as vendas e envolve uma boa negociação. A melhor dica para essa fase é: sempre se colocar no lugar do cliente. É importante entender as necessidades dele para poder resolvê-las da melhor forma.

Lembre-se: você vai conquistar o cliente escutando o que ele tem para dizer e oferecendo uma solução efetiva.

Fidelizar clientes

Nessa fase, você já vai conhecer bem seu cliente para antecipar as suas necessidades, visando superar suas expectativas e fazendo-o perceber que a empresa se importa com ele.

O objetivo é fidelizar e tornar seus clientes leais. Ou seja, buscar pessoas que admiram a empresa e que, além de comprar, estão dispostas a indicá-la em seu círculo social.

Manter clientes é mais relevante do que conquistar novos compradores. Para fazer isso, é necessário investir no marketing de relacionamento. Sendo assim:

  • ofereça um bom atendimento;
  • solicite feedbacks e escute cada consumidor com atenção;
  • faça pesquisas de satisfação por meio da metodologia NPS (net promoter score);
  • estruture sua área de pós-venda para estar sempre disponível e focada no sucesso do cliente.

5 dicas para criar uma estratégia comercial de sucesso

Depois de passar pelas fases que explicamos acima, você pode optar por uma estratégia de manter clientes e aumentar o valor das vendas para esses clientes conquistados.

Para que você entenda melhor esse processo, vamos apresentar algumas dicas para criar uma estratégia comercial de sucesso. Confira!

Conheça seu público

É essencial que a empresa tenha um público muito bem definido. Isso otimiza a atuação dos profissionais de vendas, tornando a abordagem mais acertada e precisa.

Isso significa que você deve compreender os hábitos e as demandas de consumo de seus clientes para, então, desenvolver maneiras de suprir as necessidades deles e oferecer aquilo que procuram.

No mundo dos negócios, 80% da receita é proveniente de 20% dos clientes. Portanto, uma empresa que almeja crescer tem que contar com seus clientes, tendo em vista que eles são os principais agentes que fazem o seu negócio existir.

Não ter uma compreensão clara sobre público ou mesmo a respeito da motivação dele é um dos maiores erros que as equipes de vendas cometem. O ideal é se aprofundar no estudo para criar um perfil completo do seu cliente ideal, isto é, quem tem maior probabilidade de converter em vendas rapidamente e por mais vezes.

Conheça sua concorrência

Além do seu público, é primordial conhecer sua concorrência e saber o que ela está oferecendo ao mercado.

Faça a inteligência de mercado para reunir informações necessárias para nortear sua atuação, inclusive no que diz respeito à precificação, ao valor e ao discurso. Agregue valor ao seu negócio, descubra os pontos fracos da concorrência e construa a sua vantagem competitiva.

O mais importante é saber analisar o que eles fazem melhor do que você. Assim, é possível ter uma noção sobre os ajustes necessários na estratégia para qualificar os resultados.

Defina metas

É importante definir metas claras e cujos resultados sejam mensuráveis para sua estratégia comercial. Afinal, é preciso saber aonde ir para escolher o melhor caminho para chegar lá.

Então, estabeleça metas para vender os seus produtos no curto, médio e longo prazos, e não se esqueça de acompanhar os resultados no decorrer do processo.

A abordagem mais comum para realizar essa estratégia é a SMART, em que se definem metas específicas (specific), mensuráveis (measurable), alcançáveis (achievable), relevantes (relevant) e temporais (time-based).

Essa abordagem ajuda você a ser o mais realista possível, estipulando metas em que os resultados sejam mensuráveis. Assim, fica mais fácil de entender se está no caminho certo ou não.

Use a tecnologia a seu favor

Não é novidade que a tecnologia traz inúmeros benefícios no mundo dos negócios – e em uma estratégia comercial não seria diferente. O processo de vendas está cada vez mais automatizado, tornando mais rápida e fácil a conclusão de seus vendedores.

Para usar a tecnologia a seu favor, você deve mapear ferramentas, sistemas e metodologias que podem ajudar na rotina dos times e apoiar na execução da sua estratégia de vendas.

As ferramentas digitais podem agilizar ou otimizar os processos da sua empresa, tornando o negócio mais escalável e em constante crescimento. Um exemplo disso é o uso do CRM, que facilita muito a colaboração e a dificuldade de acompanhar chamadas e clientes.

Integre suas áreas de marketing e vendas

A equipe de marketing é muito importante para ajudar na estratégia comercial. Ela deve ser responsável por gerar leads qualificados, e, assim, o time de vendas pode abordá-los da melhor forma.

Por isso, o ideal é integrar as áreas, criando uma rotina na qual o compartilhamento de informações seja mais ágil e colaborativo.

Afinal, o processo para atrair clientes e convertê-los em vendas é um trabalho em equipe. Se os profissionais não estiverem alinhados, pode ser que esse processo não tenha sucesso.

Aprenda Gestão Comercial, Negociação e Inteligência de Mercado com o IPOG

O MBA em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado é indicado para qualquer profissional com formação superior, independentemente da área do conhecimento que atue ou deseje atuar no mercado comercial.

A inteligência competitiva tem como foco os fatores relacionados ao ambiente externo da organização, tais como concorrentes e ambiente de mercado. Enquanto isso, a inteligência de mercado analisa o hábito de compra do cliente, bem como o contexto e as circunstâncias em que isso ocorre.

No dia a dia de uma corporação, independentemente do porte e do segmento, os dois tipos de inteligência são aplicados para se antecipar no que diz respeito às tendências de mercado e garantir as melhores tomadas de decisão.

Desenvolver essas competências é imprescindível para se destacar no cenário de alta competitividade das empresas atuais, por isso, considere cursar uma especialização em estratégia comercial.

Módulos do curso

O grande diferencial do MBA em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado do IPOG é o foco no potencial humano. Todos os módulos são trabalhados para criar no aluno o espírito empreendedor e de liderança.

A grade do curso foi desenvolvida para obedecer a uma cadeia lógica: primeiro, o aluno é apresentado ao mercado, depois, ao novo marketing para, em seguida, apresentar técnicas de vendas, liderança e gestão comercial.

Assim, você vai aprender:

Além disso, dentro da sala de aula se desenvolve uma excelente rede de relacionamento comercial. Esse ambiente permite aos estudantes compartilhar o melhor de sua experiência  pessoal aliada à expertise dos professores IPOG, que são profissionais atuantes no mercado.

Instituição referência no mercado

Uma instituição com nome e reconhecimento no mercado faz total diferença no currículo, chamando a atenção dos recrutadores e executivos.

Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos que existem no mercado e isso a fez alcançar o status que tem hoje. Além disso, a satisfação dos alunos já se tornou nossa marca registrada: o índice chega a 97,14% em todo o país.

Professores com histórico de sucesso profissional

O IPOG conta com professores de excelência, com ampla experiência acadêmica e grande nome no mercado. Todos com vasto conhecimento teórico e experiência prática para formar profissionais completos.

Nossos profissionais alcançaram reconhecimento pela expressividade de seus projetos e acreditam no potencial transformador da educação como uma importante ferramenta de evolução.

Além disso, com cursos voltados totalmente para a prática, o IPOG  aprimora cada vez mais sua metodologia ativa inspirada nas melhores faculdades norte-americanas.

Seja um especialista em gerir negócios lucrativos

O MBA em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado foi planejado para dar uma visão ampla dos mais diversos modelos de negócios, permitindo que você seja capaz de aumentar o potencial de lucratividade atuando no operacional, gerencial, estratégico ou ainda, como consultor.

Com esse MBA, você estará apto a:

  • usar os conceitos da Indústria 4.0 e do marketing digital a favor do crescimento e da modernização da empresa;
  • gerenciar dados;
  • se relacionar melhor com os clientes internos e externos;
  • construir e melhorar as estratégias de atuação;
  • melhorar a vantagem competitiva da empresa no mercado;
  • liderar equipes e pessoas.

Tornar-se um especialista em Gestão Comercial, Negociação e Inteligência de Mercado pode ser o que faltava para sua ascensão na carreira comercial.

Para saber mais sobre o curso e tirar suas dúvidas, acesse a página do curso!

Gostou deste conteúdo sobre estratégia comercial? Estes outros artigos podem interessar:

Artigos relacionados

Gestão de pessoas e RH: entenda as diferenças entre as funções A gestão de pessoas e o RH são funções complementares em uma empresa, e engana-se quem pensa que os dois termos são sinônimos. Há diferenças nas responsabilidades que cabem a cada um desses profissionais. O objetivo é que as empresas tenham pessoas qualifi...
Como a Especialização em Meio Ambiente Pode Impulsionar sua Carreira no Agronegócio Segundo estudo da McKinsey realizado em 2023, o Brasil lidera no ranking de países que mais utilizam produtos biológicos para controle de pragas. Com esse dado, fica o questionamento: quantos avanços teríamos com mais profissionais da área investindo em uma e...
5 motivos para investir em uma loja colaborativa. Vem ver! Está em desenvolvimento no Brasil um tipo de gestão que já se encontra bastante aprimorada em outros continentes: a gestão colaborativa. Durante o período em que vivi na África do Sul, entre 2013 e 2015, me deparei com inúmeros tipos de comércio que se estrutu...
Assessoria de Comunicação: Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br