Como fazer sua própria gestão de escritório de advocacia
5 minutos de leitura
19 de janeiro de 2022

Tudo o que você precisa saber para fazer a gestão de escritório de advocacia

Tudo o que você precisa saber para fazer a gestão de escritório de advocacia

Fazer a gestão de escritório de advocacia é um desafio em constante evolução, principalmente em meio a um cenário jurídico tão mutável.

Para gerenciar com sucesso um grande ou pequeno escritório de advocacia, os advogados devem cultivar uma mentalidade construtiva e estar dispostos a aprender cada vez mais, além, é claro, de se manterem atualizados com as principais tendências da área.

Neste artigo, mostraremos tudo o que você precisa saber sobre como fazer a gestão estratégica do escritório de advocacia para uma prática bem-sucedida. Continue a leitura e confira!

Qual é a importância de uma boa gestão de escritório de advocacia?

A gestão de escritórios de advocacia é uma atividade fundamental, especialmente por impactar os resultados da organização. Sem uma boa gestão, as tarefas e responsabilidades dos colaboradores podem não ser cumpridas, levando a empresa a problemas financeiros e éticos.

A gestão bem-sucedida de um escritório de advocacia é caracterizada por alguns traços específicos. Embora cada um desses atributos seja importante por si só, são necessários todos eles para cultivar uma prática jurídica próspera. Conheça-os abaixo:

  1. Liderança efetiva
  2. Suporte administrativo
  3. Planejamento adequado
  4. Serviço para clientes
  5. Plano de marketing proficiente
  6. Revisão regular

Essa é uma atividade que pode ser perfeitamente exercida por um administrador, contador, profissional da área de marketing, bem como o próprio advogado, uma vez que ao se ter o conhecimento jurídico na gestão é um diferencial para se destacar no mercado.

Logo, é absolutamente indispensável que se busque uma especialização que habilite esse profissional a entender as particularidades de uma composição societária entre advogados.

Quais são os conhecimentos necessários para se fazer uma boa gestão de escritório de advocacia?

Em 2020, o Fórum Econômico Mundial trouxe 15 habilidades e conhecimentos que estarão em alta no mercado até 2025. São eles:

  1. Pensamento analítico e inovação
  2. Aprendizado ativo e estratégias de aprendizado
  3. Resolução de problemas complexos
  4. Pensamento crítico e análise
  5. Criatividade, originalidade e iniciativa
  6. Liderança e influência
  7. Uso, monitoramento e controle de tecnologia
  8. Programação e design de tecnologia
  9. Resiliência, tolerância a estresse e flexibilidade
  10. Raciocínio, resolução de problemas e ideação
  11. Inteligência emocional
  12. Teste e experiência de usuário
  13. Orientação a serviços
  14. Avaliação e análise de sistemas
  15. Persuasão e negociação

Para se fazer uma boa gestão de escritório de advocacia em 2021, foi preciso ter algumas dessas habilidades e, certamente, continuará sendo necessário tê-las nos próximos anos.  

Observe a lista acima  e identifique quaisquer lacunas que possa ter em seus processos de gerenciamento atuais.

Em seguida, procure adquirir as habilidades que faltam a você para que possa trabalhar proativamente para melhorar a saúde de sua prática jurídica e, por fim, aumentar os lucros de seu escritório de advocacia.

5 dicas de como gerenciar um escritório de advocacia

Aqui estão algumas dicas básicas a serem seguidas para gerenciar um escritório de advocacia. As etapas a seguir se aplicam se você é um sócio-gerente sozinho ou se está em uma firma de 50 advogados. Confira!

  • Crie um plano de negócios para o escritório de advocacia

Em primeiro lugar, se você já gerencia ou deseja fazer a gestão de um escritório de advocacia, precisa de um plano de negócios formal que estabeleça seus objetivos, plano de lucros financeiros, no que você difere da concorrência e como planeja comercializar essa diferença.

  • Crie um manual de procedimentos

Um manual de procedimentos de escritório de advocacia informa claramente como as coisas devem ser feitas em seu escritório, mantendo tudo consistente e eficiente.

Os manuais de procedimentos também simplificam o processo de integração para novos funcionários. Isso pode ajudar seu escritório a crescer mais rapidamente se esse for seu objetivo.

  • Invista em marketing e branding no seu escritório de advocacia

O marketing é uma parte essencial da gestão de escritório de advocacia. Mesmo que você queira passar a maior parte do tempo cuidando de processos, a sua marca é o seu forte competidor, pois ela desempenha o importante papel de aumentar a percepção de valor do seu escritório e, ao trabalhar sua imagem, você se destaca no mercado e se diferencia em comparação aos concorrentes.

O que você oferece aos clientes que ninguém mais pode oferecer? Certifique-se de que isso transpareça em sua marca.

  • Saiba como está o desempenho de seu escritório

O gerenciamento de boas práticas jurídicas significa ser capaz de ver objetivamente onde seu escritório está tendo sucesso e onde precisa melhorar.

Receita, horas faturáveis, impostos, novos casos etc. são exemplos de indicadores-chave de desempenho (KPIs) que você pode acompanhar.

  • Defina um alto padrão de atendimento ao cliente

No mundo de hoje, o atendimento ao cliente é mais importante do que nunca. Empresas como Uber, Netflix e Amazon aumentaram as expectativas dos clientes em todos os setores, incluindo o jurídico.

Isso significa que o atendimento ao cliente deve ser uma consideração-chave na gestão do seu escritório de advocacia.

Você não necessariamente precisa impressionar seus clientes, mas é importante estar ciente de sua jornada (ou seja, de toda a sua experiência jurídica), saber exatamente o que eles querem e fornecer isso de uma maneira que facilite a vida deles e gere experiências positivas..

Afinal, como se desenvolver para se tornar um gestor nesse setor?

Para se tornar um gestor de escritório de advocacia, você deve ter habilidades e atributos específicos a fim de realizar um gerenciamento eficaz. Abaixo, conheça quais são essas competências.

Habilidades de gerenciamento de projetos

Em primeiro lugar, um gestor deve ser um grande gerente de projeto que pode gerenciar programas complexos sob pressão dentro das equipes.

Fortes habilidades e atributos de gerenciamento de projetos – incluindo liderança, solução de problemas, pensamento crítico e estratégico – são essenciais para o bom funcionamento das atividades.

Comunicação excepcional

Grandes habilidades de comunicação – seja comunicar-se efetivamente com uma equipe interna, seja o domínio da comunicação com o cliente – são fundamentais para o gerenciamento de escritórios jurídicos.

Além disso, os gestores devem ser claros ao transmitir os planos de trabalho para as suas equipes.

Organização e atenção aos detalhes

Um alto nível de organização é essencial para todos os advogados que querem gerenciar um escritório de advocacia. Afinal, são muitas as demandas que exigem processos burocráticos e cheios de detalhes.

Habilidades analíticas

Monitorar, avaliar e analisar os resultados dos esforços de trabalho é essencial no gerenciamento eficaz de escritórios de advocacia, o que muitas vezes significa examinar os dados e medir os indicadores-chave de desempenho.

Conheça o MBA em Gestão de Escritório de Advocacia do IPOG

Se você tem o objetivo de desenvolver ainda mais habilidades profissionais nesse segmento e se tornar o gestor de um escritório de advocacia que o mercado tanto necessita e valoriza, o MBA em Gestão Jurídica pode ser uma ótima oportunidade para alavancar ainda mais a sua carreira.

O que você vai aprender:

  • Gestão Estratégica – Planejamento Estratégico Jurídico.
  • Controladoria Jurídica – Técnicas Avançadas no Operacional Jurídico.
  • Gestão de Pessoas e Recursos Humanos nas Organizações Jurídicas.
  • Gestão Financeira Jurídica – Estruturação e Formação de Preços.
  • Desenvolvimento Integral do Potencial Humano I.
  • Marketing Jurídico.
  • Inovação, Criatividade, e Cultura do Empreendedorismo Jurídico.
  • Comunicação Estratégica – Oratória e Redação.
  • Liderança nas Organizações Jurídicas.
  • Tecnologia nas Organizações Jurídicas.
  • Técnicas Avançadas de Negociação e Gestão de Conflito.
  • Psicodinâmica e Equipes de Alta Performance nas Organizações Jurídicas.

Conheça o IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação

Uma instituição de ensino com nome e reconhecimento no mercado que faz total diferença no currículo.

O IPOGInstituto de Pós-graduação e Graduação – oferece diversos cursos de ensino superior e tem, em seu quadro de docentes, professores de excelência e renome no mercado. A proposta é um ensino humanizado que estimula o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno.

O IPOG está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal e conta com quase 20 anos de experiência em formar grandes profissionais.

A satisfação do aluno se tornou a sua marca registrada: o índice chega a 97,14% em todo o país. Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado, o que fez com que a instituição alcançasse o status que tem hoje.

Para mais informações sobre o MBA em Gestão Jurídica do IPOG ou os demais cursos, fale com um de nossos consultores.

Gostou deste artigo? Então, confira outros títulos em nosso blog:

Artigos relacionados

Curso Gestão de projetos digitais: conheça o MBA Digital Strategy Leadership Você está procurando um curso de gestão de projetos digitais? Avançar na maturidade digital é um desafio que há tempos vem sendo considerado em maior ou menor grau nas empresas nacionais. No entanto, a falta de capacitação e estratégia nessa área criou um ...
Gestão de Pessoas: Eduardo Teixeira conta como alcançou suas metas profissionais após especialização... Para trabalhar na área de gestão de pessoas na indústria farmacêutica - ou em qualquer outro segmento de mercado - é preciso possuir habilidades sociais, além de muitos conhecimentos técnicos. O executivo e ex-aluno do curso de MBA Gestão de Pessoas por Compe...
Logística comercial e gestão de negócios: a importância da operação omnichannel A área comercial e a logística foram, durante muito tempo, tratadas como departamentos com pouca relação entre si, mas, aos poucos, a gestão de negócios inteligente compreendeu que a integração e o alinhamento de ambos gera melhores resultados. Em um ambie...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo.

Comentários