Marketing Estratégico: destaque-se com o MBA remoto do IPOG
4 minutos de leitura

Marketing estratégico: conheça o MBA remoto do IPOG

Marketing Estratégico: destaque-se com o MBA remoto do IPOG

O marketing estratégico foi eleito há muito tempo como um dos pilares essenciais das grandes operações comerciais ao redor do mundo. Um bom exemplo disso é a Coca-Cola, que sempre estruturou campanhas memoráveis e eficientes com base em narrativas que associam felicidade ao consumo da bebida.

Contudo, as mudanças na sociedade após a globalização, em especial na forma como as pessoas se informam, compram e consomem produtos e serviços, tornaram a economia e os mercados dinâmicos, complexos, exigindo das marcas adaptabilidade, resposta ágil e solidez no planejamento estratégico de marketing.

É nesse contexto que cresce a aposta no marketing estratégico que envolve relacionamento, conteúdo e abordagens integradas, como o inbound e outbound

No entanto, no mar de profissionais atuando nesse setor, ainda há pouca maturidade e qualificação para uma gestão estratégica de marketing como um dos pilares de negócios.

Neste artigo, entenda a importância do marketing estratégico nas organizações e como uma pós-graduação é o investimento para ser destaque no mercado. Boa leitura!

O que é e como funciona o marketing estratégico?

O marketing estratégico é um conjunto de diretrizes, processos, ações e recursos a ser mobilizados em médio e longo prazos em uma empresa a fim de alcançar um objetivo de negócio.

Envolve ainda uma parte tática e operacional. A primeira refere-se ao detalhamento por setores e times, como assessoria de imprensa, pesquisa de mercado, marketing online etc. A segunda parte é a execução da estratégia no dia a dia, as tarefas que são direcionadas por metas de curto prazo.

Qual é a importância de adotar o marketing estratégico?

A ascensão dos negócios digitais, bem como os recorrentes cenários de crise, a alta competitividade, a necessidade que muitas operações têm de operar em multicanal, a busca por crescimento e melhores lucros são algumas das razões pelas quais o marketing estratégico é um aliado importante.

Ele permite estar preparado para atuar em diversas frentes e contextos. É um vetor sólido para explorar oportunidades com inteligência e mais assertividade. Também é capaz de gerar diferenciais e vantagem competitiva.

Um case de sucesso recente de marketing estratégico foram os números apresentados pelo McDonald’s em uma ação no BBB 21. Além de ser uma das marcas patrocinadoras do reality show líder de audiência no Brasil, a empresa de fast-food promoveu uma festa na casa com vários de seus produtos.

A festa do Méqui rendeu bons frutos. A marca bateu recorde de vendas via delivery, de acesso nos canais digitais e de downloads do app. No Google, as pesquisas pelo McDonald’s subiram 4.344% e houve um aumento de 39.900% nas procuras por Méqui Box. Fora o sucesso da venda de outros produtos usados no reality.

Apesar de muitas empresas terem entendido a importância de investir estrategicamente no marketing, segundo levantamento recente da McKinsey, quando o assunto é maturidade digital nesse setor, elas ainda têm um longo caminho a percorrer.

Contudo, pode-se afirmar que o aspecto digital não é o único desafio enfrentado pela gestão de empresas no país. Faltam lideranças qualificadas, estrategistas que entendam de marketing em um sentido mais amplo, que saibam gerir pessoas, processos, tecnologia, mensuração e que tenham visão ampla.

Fonte: meio&mensagem

Conheça o MBA em Marketing do IPOG!

Pensando na atual demanda por lideranças e gestores qualificados para conduzir o marketing de forma inovadora, o IPOG desenvolveu o MBA Remoto Marketing: do clássico ao digital.

Trata-se de uma capacitação de nível superior que visa desenvolver o repertório teórico e prático dos profissionais a fim de que eles tenham expertise para elaborar estratégias de marketing eficientes para as organizações.

A cada dia que passa, o ambiente corporativo tem ficado mais complexo, dinâmico e imprevisível – o que tem impulsionado as empresas a procurarem um novo perfil de executivos e fornecedores de serviços de Marketing.

É preciso fugir do comportamento de manada, isto é, recorrer a fórmulas prontas e pensar o marketing e como ele pode funcionar de forma integrada, guiado por dados, por uma cultura e, sobretudo, pelos objetivos de negócio.

Assim, mais do que dominar ferramentas e tecnologias, faz-se necessário ter uma visão profunda das necessidades de uma organização e competências sólidas para fazer diferença como profissional e nos lucros da empresa.

Além disso, esse é um tipo de pós-graduação que costuma ofertar uma rede de networking interessante pois costuma agregar gestores e empresários com experiência e que atuam em diversos segmentos.

Grade curricular

1. Marketing de Verdade: do clássico ao digital

2. Desenvolvimento de soluções com Design Thinking e Customer Experience (CX)

3. Gestão Integrada da Comunicação

4. Branding: Gestão de marcas e de Experiências

5. Estratégias de Crescimento I – Gestão de tráfego: Google e Website

6. Estratégias de Crescimento II – Growth: Redes Sociais e Landing Pages

7. Criação e Gestão de E-commerce

8. Gestão Estratégica de Serviços na Era Digital

9. Gestão de Projetos em Marketing

10. Planejamento Estratégico de Marketing I – Diagnóstico e Auditorias

11. Planejamento Estratégico de Marketing II – Visão de Futuro e Entregas Táticas

12. Transformação Digital: Inovação, Tecnologias e Tendências

São mais de 400 horas distribuídas em 12 módulos, para que o aluno tenha realmente um nível de especialização. Além disso, o IPOG dispõe de um elenco de professores renomados, atuantes no Brasil e no mundo.

Destaque para a modalidade de ensino com aulas remotas, ou seja, ao vivo pela internet. Dessa forma, o estudante pode ter acesso a formação de qualidade estando em diferentes partes do Brasil, sem gastar com transporte e alimentação fora de casa. Tudo com comodidade, melhor custo-benefício e segurança.

As aulas acontecem em tempo real online, em horários fixos, com professores e estudantes interagindo. A metodologia do IPOG é estruturada com enfoque na prática para que o estudante possa aplicar o que é aprendido rapidamente.

Se você deseja dar um upgrade na carreira, liderando e gerenciando o marketing com estratégia na sua empresa, antes de decidir sobre uma instituição, fale conosco e descubra as vantagens de ser um aluno do IPOG.

Gostou deste artigo sobre marketing estratégico? Confira mais 3 títulos que podem interessar:

Conheça o IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação

Uma instituição de ensino com nome e reconhecimento no mercado, que faz total diferença no currículo.

O IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação – oferece diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro de docentes professores de excelência e renome no mercado. A proposta é um ensino humanizado, que estimula o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno.

O IPOG está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal e conta com quase 20 anos de experiência em formar grandes profissionais.

A satisfação do aluno se tornou a sua marca registrada: o índice chega a 97,14% em todo o país. Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado, o que fez com que a instituição alcançasse o status que tem hoje.

Artigos relacionados

Pós-graduação em Comunicação e Marketing: confira os cargos mais procurados para 2021 Considerando começar uma Pós-graduação em Comunicação e Marketing em 2021? Confira em detalhes as razões pelas quais essa é uma ótima opção de investimento na sua carreira! Com o cenário do novo coronavírus, não somente a saúde, mas a economia, o mundo do ...
Conheça as principais ferramentas de Business Intelligence Você sabe quais são as principais ferramentas de Business Intelligence? A inteligência de mercado ou Business Intelligence (BI), como ficou conhecida no mundo todo, é uma forma de se entender como comportam os prospects de uma empresa, ou mesmo seus concorren...
Facebook: o declínio de uma rede social que tem perdido credibilidade Você tem acessado o Facebook com a mesma frequência do que há três anos atrás? Se sua resposta é não e se você já nem usa mais a rede social, saiba que não está sozinho. Outros 2,8 milhões de usuários com menos de 25 anos deixaram de usar a plataforma no ano p...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br