Qualidade e segurança sempre foram pilares nos processos de produção e distribuição de alimentos no Brasil. Afinal, é prezando por esses aspectos que a indústria constrói a sua reputação positiva interna e externamente e eleva a confiança do consumidor, que busca ao máximo alimentos livres de contaminações diversas.
Por isso, quando o assunto é food safety, o conhecimento aprofundado de um MBA é crucial para o profissional do setor de alimentos e bebidas.
Pensando em entender melhor esse universo, conversamos com Cíntia Rodrigues, especialista e aluna egressa do MBA Engenharia de Sistemas de Gestão da Segurança dos Alimentos.
Ampla experiência com alimentos
Cíntia graduou-se em gastronomia, e um dos objetivos que a fizeram escolher por este curso foi a vontade de profissionalizar os serviços de buffet que oferecia junto à sua mãe.
Contudo, pensando ampliar sua carreira, ela percebeu que essa graduação direcionava os profissionais mais para o segmento de restaurantes e não oferecia muitas chances para mulheres.
Sem atuar no setor de que gostava, pois nesse momento ela trabalhava em um escritório, Cíntia resolveu investir em um curso de tecnologia de alimentos. Pouco antes de concluir, ela começou a trabalhar em uma fábrica de biscoitos.
Foi aí que a área de segurança de alimentos chamou a sua atenção.
“Há uma importância em comer um alimento seguro, e me senti envolvida porque é algo feito não só para outro, é para você também.”
Cíntia atuou na área de qualidade e, após um ano, foi contratada para atuar em uma fábrica de sorvetes que estava buscando melhorar seus processos e implementar normas mais atualizadas.
“Na fábrica, percebi que fazer apenas graduação não é suficiente, é raso; você precisa de afunilar o seu conhecimento, ter expertise e direcionar a sua formação. Quando você entra em um MBA, é possível entender melhor onde você pode atuar com mais propriedade.”
MBA como divisor de águas na carreira em segurança dos alimentos
Com a fábrica buscando crescimento, de olho nos requisitos de exportação, Cíntia viu a necessidade de aprimorar os conhecimentos adquiridos até então.
Além disso, ela ressalta que a decisão de fazer uma Pós-graduação também estava atrelada a algumas percepções “o mercado é muito competitivo, o engenheiro de alimentos é mais valorizado do que o tecnólogo, e as oportunidades de trabalho para mulheres negras são mais escassas, o negro precisa se preparar ainda mais.
Queria poder dizer: tenho uma Pós-graduação também, tenho capacidade para assumir esse cargo.”
Para Cíntia, o MBA Engenharia de Sistemas de Gestão da Segurança dos Alimentos foi um divisor de águas na sua trajetória profissional, pois ampliou e aprimorou os conhecimentos já adquiridos, trazendo maior confiança e servindo como um norte no plano de carreira.
Em recente entrevista para o Estadão, Cíntia falou como a pós impactou a sua rotina, permitindo que ela enxergasse carências e falhas nos processos da fábrica onde trabalhava e implementasse medidas que aumentaram a eficiência e a qualidade das encomendas.
Destaque especial para a implementação do programa de controle de alérgenos, que, após a adoção de uma nova série de práticas, resultou em mais transparência e informação para o consumidor sobre as substâncias presentes nos produtos.
Por que fazer o MBA Engenharia de Sistemas de Gestão da Segurança dos Alimentos no IPOG
Cíntia ressalta que, além de aprofundar o conhecimento para a realidade do mercado de trabalho, com o curso de MBA, ela percebeu, por meio do compartilhamento de cases nas aulas, que todo mundo enfrentava desafios semelhantes no dia a dia da profissão. Isso enriqueceu a experiência.
Além disso, durante a sua pesquisa, ela percebeu que a grade curricular da especialização no IPOG continha todas as ferramentas que ela estava procurando, a exemplo das disciplinas Análise de Perigos em Pontos Críticos de Controle (APPCC), Manejo Integrado de Pragas (MIP), normas ISO, entre outras.
“Com o MBA, adquiri mais confiança e as pessoas passaram a confiar mais no meu trabalho, do CEO ao chão de fábrica. Você aprende a se colocar melhor naturalmente, porque você tem domínio das práticas. Além disso, com o networking que fizemos com colegas e principalmente com os professores, muitos deixaram o contato para um eventual auxílio.
“No momento em que precisei, por exemplo, implementar a APPCC na fábrica para receber a certificação, o professor Marco Túlio entrou com a sua aula sobre o tema e eu já tinha estudado APPCC antes, mas nunca tinha visto daquela maneira, e é um assunto complexo.”
“Recentemente, me inscrevi para uma vaga em uma empresa reconhecida mundialmente e eles perguntaram sobre a APPCC; consegui mostrar domínio, porque no IPOG você aprende e já consegue aplicar.”
Cíntia também destaca como o IPOG se preocupa de maneira ampla com seus alunos, fornecendo uma capacitação que tem foco no potencial humano e não apenas em habilidades específicas.
De olho no futuro
Concluído o MBA, Cíntia segue motivada e em busca de novas oportunidades no mercado. Foi aprovada em um vestibular para a área de gestão da produção industrial e se sente mais confiante na hora de buscar colocação no mercado de trabalho.
“Nunca estive tão tranquila ao procurar trabalho, agora estou ousando nas vagas, olhando estrategicamente onde me coloco, porque sei quem sou e o que sou capaz de oferecer enquanto profissional. Ganhei confiança, assertividade.”
E para quem quer seguir na área ou deseja começar esse MBA, ela deixa algumas dicas!
“Colha o máximo de cada momento de aula: explore cada instante, pois cada docente é um universo de informação e conteúdo. A experiência do MBA no IPOG nos conecta à graduação. Amplia totalmente o nosso conhecimento. Deixa-nos totalmente preparados para os passos que decidirmos dar mais adiante. Faça networking, aproveite o ambiente que incentiva a parceria. Essa é uma experiência que levamos para a vida toda.”
Gostou deste artigo sobre a trajetória de Cíntia Rodrigues em engenharia da segurança de alimentos? Confira mais 3 títulos que podem interessar e, se quiser saber mais, fale conosco!
- Tecnologia agrícola: as melhores formas de adaptar o seu negócio
- MBA EAD: chance para crescer profissionalmente com maior comodidade
- Logística internacional e comércio exterior: como driblar desafios empresariais
IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação
Instituição de ensino com nome e reconhecimento de excelência no mercado, o IPOG fará total diferença no seu currículo.
O IPOG conta com diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro docentes de excelência. A proposta do IPOG é de um ensino humanizado, que estimule o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno e otimize o seu plano de carreira e de vida.
O Instituto está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal. Conta quase 20 anos de experiência na formação de grandes especialistas.
Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado. Isso fez com que alcançássemos o status que temos hoje.
Não deixe de investir no seu futuro e se tornar o profissional com que sempre sonhou!