Navigate
  • Sobre
  • Materiais
  • Cursos
    • Graduação
    • Pós Graduação
    • Curta duração
    • Educação corporativa
    • EAD
  • Artigos
    • Tecnologia
    • Educação e Cultura Organizacional
    • Comunicação e Marketing
    • Saúde
    • Direito
    • Desenvolvimento do Potencial Humano
    • Engenharia e Arquitetura
    • Gestão e Negócios
IPOG
  • Homepage
  • Saúde
  • Marcelo Polacow Bisson in Saúde

Especialização em Fitoterapia e Nutracêuticos: saiba quais são as possibilidades de atuação na área de Farmácia

Especialização em fitoterapia é opção para farmacêuticosEspecialização em fitoterapia é opção para farmacêuticos

A área de Farmácia possibilita que o profissional trabalhe em diversas frentes. Principalmente nos últimos anos, quando a medicina tradicional deixou de ser a única fonte de cura e abriu espaço para outras possibilidades, como as opções naturais.

A especialização em fitoterapia irá habilitar o farmacêutico a entender tudo o que cerca os medicamentos fitoterápicos, como composição, posologia, nomes científicos, cuidados e ação no corpo. 

Por isso, no MBA Nutrição Clínica, Estética, Esportiva & Prescrição de Fitoterápicos do IPOG, o aluno tem contato com disciplinas voltadas para a farmacologia técnica e fitoterapia aplicada à disfunções e estética.

Essa gama de conhecimento permite que o profissional de Farmácia atue em diversas áreas, como o Sistema Único de Saúde (SUS), que já disponibiliza esse tipo de serviço à pacientes.

Para saber todas as possibilidades que a especialização em fitoterapia pode oferecer, desenvolvemos este artigo! Nele, vamos abordar temas como:

  • mercado de trabalho na área fitoterápica;
  • como essa especialização irá incrementar o currículo;
  • possibilidades de atuação;
  • média salarial;
  • o que o nosso MBA oferece.   

Como está o mercado de trabalho para quem quer trabalhar com fitoterápicos?

Nos últimos anos, a fitoterapia passou a ser valorizada pela população. De acordo com pesquisa divulgada em 2016 pelo Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais (IBMP), desde 2013 o mercado vem crescendo no país. A área de fitoterápicos chega a movimentar cerca de 400 a 500 milhões de dólares a cada ano no país. 

Especialização em fitoterapia é opção para farmacêuticosEspecialização em fitoterapia é opção para farmacêuticos

Essa popularização aconteceu por três fatores fundamentais: o reconhecimento do campo de estudo pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a admissão do curso de fitoterapia clínica pelo Conselho Federal da Saúde e a regulamentação de medicamentos pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Este último ponto, em especial, foi importante para o maior controle desses ativos. O órgão possui uma série de especificações que garantem a autenticidade e qualidade de medicamentos. Fato também que torna importante o consumo e prescrição de fitoterápicos somente com o selo da Anvisa.

Além disso, a conscientização coletiva pela busca por um estilo de vida mais saudável levou à popularizou da medicina alternativa e seus benefícios.

Outro motivo que consolidou o mercado da fitoterapia e nutracêuticos foi a estagnação da indústria de medicamentos, que não produz nada novo há anos. Desse modo, profissionais de Farmácia têm encontrado aí uma chance de entrar no mercado.

Todas essas razões fizeram com que o mercado da fitoterapia expandisse rapidamente, tornando-se um nicho estratégico para profissionais que se interessam por saúde natural e desejam se destacar da concorrência.

Como uma especialização em fitoterapia vai incrementar o meu currículo?

A especialização em fitoterapia dará ao profissional uma visão completa e integral desse campo do estudo. Especialmente ao pensar que existem poucos cursos de pós-graduação na área, por isso, quem possui essa qualificação consegue se diferenciar e sair na frente nas melhores vagas de emprego.

Confira, a seguir, alguns dos aprendizados adquiridos com o curso.

Conhecimento técnico 

Um dos maiores benefícios ao realizar uma especialização em fitoterapia é o conhecimento técnico desse campo de estudo e na nutraceutica. São diversos termos técnicos, composições e cuidados necessários no trato de fitoterápicos.

O conhecimento técnico é especialmente importante para o entendimento de cada planta. Afinal de contas, é comum a confusão entre vegetais fisicamente similares ou até mesmo nomes diferentes para um mesmo componente.

Outro ponto importante se refere a combinação de elementos. É importante que o profissional saiba os efeitos de cada fitoterápico, ainda mais quando pensamos que não é incomum a combinação com medicação alopática.

Aplicação em diferentes modalidades

A fitoterapia é um campo bastante diverso, por isso, pode ser utilizado em variadas especialidades da saúde. Alguns exemplos de aplicação são doenças cardiovasculares, envelhecimento, desordens neurológicas, estética (cabelo, pele e unhas), compulsão alimentar etc.

No entanto, cada um desses nichos possuem suas próprias especificidades, fato que faz com que seja necessário ter o entendimento devido de cada aplicação. Nesse sentido, a especialização em fitoterapia possui módulos completos para dar o arcabouço necessário.

Entendimento empresarial

A modalidade de especialização através de um MBA se diferencia em alguns pontos de uma pós-graduação lato sensu comum. É um tipo de curso voltado para o mundo dos negócios.

Por esse motivo, disciplinas voltadas para a regulamentação, administração e marketing para o gerenciamento de negócios próprios ou cargos de diretoria são diferenciais.

Ainda mais quando o MBA é feito em uma instituição de ensino renomada e conhecida em todo o Brasil. Assim, ainda que o curso seja feito na própria cidade, o profissional será reconhecido em toda extensão nacional.

Portanto, o profissional que optar por um MBA nesse segmento, sairá com conhecimento suficiente para a abertura de clínicas ou uma carreira autônoma de sucesso em qualquer lugar do país. 

Por isso, o título de especialização agrega maior valor ao profissional e pode ser o diferencial necessário para conseguir determinada vaga. 

Quais são as possibilidades de atuação para quem possui uma especialização em fitoterapia?

Como mencionado no início deste artigo, o mercado da fitoterapia e nutracêuticos tem expandido cada vez mais. Esse fator influencia na maior variedade de atuações desse profissional.

O fato de diversas doenças serem tratáveis com fisioterapia e nutracêuticos ampliam a área de atuação. Os profissionais podem trabalhar com longevidade, reumatismo, envelhecimento precoce, ansiedade, depressão e outros.

Qual é a média salarial de um farmacêutico especializado em fitoterapia?

De acordo com o site Salário, um farmacêutico especializado em fitoterapia e plantas medicinais recebe, em média, R$ 3.818 mil, em uma jornada de trabalho de 44 horas semanais.

Esses dados foram obtidos a partir de uma pesquisa realizada pelo site entre novembro de 2018 e junho de 2019. Foram avaliados um total de 12 salários.

Contudo, é importante deixar claro que a média salarial de profissões irá variar a partir de diversos fatores, tais como: porte da empresa, nível de formação e experiência e localidade geográfica.

Além do mais, é uma possibilidades para o profissional especializado o trabalho autônomo com a cobrança a partir de consultas individuais. Nesse caso, a escalabilidade salarial pode ser grande, chegando até a R$ 15 mil, a depender do valor da consulta.

Conheça a especialização em Nutrição Clínica, Estética, Esportiva & Prescrição de Fitoterápicos do IPOG

O IPOG dispõe de uma especialização completíssima acerca da manipulação e prescrição de fitoterápicos aliado à nutrição clínica, estética e esportiva.

Entendendo que a suplementação é a chave do sucesso para a manutenção e prevenção da saúde e qualidade de vida, foi desenvolvido uma especialização onde o profissional possui o conhecimento técnico-científico na competência de tratamentos para a promoção da saúde.   

Nele, serão aprendidas técnicas para agir na redução do risco de doenças crônicas, aumento da performance nos exercícios físicos e embelezamento e melhoria da qualidade de vida e longevidade.

O curso é uma pós-graduação lato sensu composto por 18 disciplinas e uma carga horária total de 432 horas/aula.

Apesar do nome, o público-alvo é diverso! Pode ser feito feito por farmacêuticos, nutricionistas, educadores físicos, biomédicos, enfermeiros e todas as categorias que desejam atuar no segmento de fitoterápicos.

Se você deseja investir no futuro e para isso procura uma instituição de ensino com qualidade atestada, o IPOG é a escolha que mais se adequa aos seus requisitos!

O curso é formado por professores mestres e doutores com experiência comprovada de mercado, tornando o conteúdo alinhado com o que será encontrado no dia a dia da profissão.

Para mais informações, entre em contato conosco!

Aproveite também para conferir o nosso infográfico gratuito sobre como se planejar financeiramente para uma pós-graduação.

Até a próxima!

Gostou do artigo? Esse e muitos outros assuntos, você pode conferir no blog do IPOG!

IPOG – Instituto de Pós-Graduação e Graduação

Instituição de ensino com nome e reconhecimento de excelência no mercado e por seus alunos, o IPOG fará total diferença no seu currículo. Afinal, de que vale ter uma certificação se o local não é valorizado por recrutadores e executivos?

O IPOG conta com diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro de docentes professores de excelência e renome no mercado. A proposta do IPOG é de um ensino humanizado, que estimule o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno e otimize o seu plano de carreira e de vida.  

O Instituto está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal. Já possui quase 20 anos de experiência na formação de grandes especialistas.

Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado. Isso fez com que alcançássemos o status que temos hoje.

Não deixe de investir no seu futuro e se tornar o profissional que sempre sonhou!

Artigos relacionados

Carreira em Genética Médica: conheça o que faz esse profissional Você já imaginou prever doenças antes mesmo de elas aparecerem? Ou ajudar pacientes a tomarem decisões que podem salvar suas vidas? É exatamente isso que um especialista em Genética Médica faz. Esse profissional, utilizando tecnologias avançadas, com o sequ...
Mente psicopata ou criminosa? A importância de uma Avaliação Psicológica Em setembro de 2018, a justiça de Taubaté (SP) negou o pedido de cumprimento de pena em liberdade para Suzane Richthofen. A decisão acompanha parecer do Ministério Público que se manifestou contrário à progressão do regime, após análise de teste de personalida...
5 dicas para se destacar na área da Indústria Farmacêutica: um mercado sem crise! O medicamento é um bem de primeira necessidade nos mais diversos segmentos terapêuticos. Desta forma, mesmo considerando-se a crise política e econômica brasileira, observamos a expansão das empresas farmacêuticas e investimentos em inovação. O Brasil tem a qu...
Next Read: Desenvolva competências e visão estratégica com o MBA em Gestão de Projetos »
Marcelo Polacow Bisson: Doutorado e Mestrado em Farmacologia e Terapêutica pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (UNICAMP). Farmacêutico pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP. Especialista em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar - SBRAFH. Membro da SBRAFH e membro da International Society for Pharmacoeconomics and Outcome Research (Brazilian Chapter). Ganhador de menção honrosa no Prêmio Nacional de Incentivo à Promoção do Uso Racional de Medicamentos (edição 2010). Presidente Nacional da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (gestão 2014/2015) e atual Diretor Técnico-científico da SBRAFH (gestão 2016/2017). Consultor de empresas de insumos para o ramo da Nutrição Clínica, Estética e Esportiva. Coordenador da pós-graduação Nutrição Clínica, Estética, Esportiva & Prescrição de Fitoterápicos do IPOG.
Leave a Comment
Related Post
  1. A desextinção do ‘Dire Wolf’ (lobo terrível) e o poder da genética
  2. Entenda como funciona a entrevista forense, técnica mostrada na série ‘Adolescência’
  3. “O farmacêutico não quer ser médico – ele quer ser um ator importante no cuidado do paciente”, afirma especialista

All Rights Reserved | View Non-AMP Version

Powered by AMPforWP

whatsapp