Como os nutricosméticos se relacionam na saúde estética
5 minutos de leitura
05 de maio de 2022

Nutricosméticos: conheça os principais ativos usados no mercado estético

Nutricosméticos: conheça os principais ativos usados no mercado estético

A ingestão de alimentos saudáveis é importante para diversos fins estéticos. Mas, quando o organismo não realiza a absorção correta de vitaminas e minerais ou é necessita de suplementação alimentar, os nutricosméticos entram em ação.

Os nutricosméticos auxiliam a melhorar a saúde da pele, do cabelo e das unhas. Para que os efeitos realmente sejam eficientes, essas substâncias devem ser prescritas por profissionais da saúde especializados.

Neste artigo, você vai entender melhor o que são os nutricosméticos. Além disso, confira a pós-graduação do IPOG para quem deseja atuar na área.

O que são os nutricosméticos e para que servem?

Os nutricosméticos são uma nova geração de produtos de beleza que visam melhorar aspectos estéticos externos, agindo de dentro do organismo para fora. O nome vem da junção dos termos “nutrição” e “cosméticos”.

O princípio dos nutricosméticos é absorver, por via oral, ingredientes ativos, minerais e nutrientes que visam melhorar a nutrição da pele. Além disso, podem ter efeitos fortalecedores para unha e cabelo.

É importante pontuar que os os nutricosméticos não são produtos cosméticos tradicionais aplicados externamente. Essas substâncias são suplementos ricos em vitaminas usadas para diversos fins relacionados à saúde estética.

Princípios ativos mais comuns no mercado de nutricosméticos

Semelhantes aos suplementos alimentares, os nutricosméticos podem ser ingeridos no formato de cápsula, comprimido ou ampola.

Veja, a seguir, os princípios ativos usados nos nutricosméticos.

Peptídeos de colágeno

O colágeno é uma proteína estrutural que atua como um bloco de construção para ossos, dentes, músculos, pele, articulações e tecido conjuntivo, e funciona como uma espécie de cola estrutural.

Como a proteína mais abundante no corpo humano, o colágeno também atua para o reparo de ferimentos. Por causa desses benefícios, é muito usado em nutricosméticos para pele.

Minerais

Os minerais são elementos inorgânicos que atuam como catalisadores de diferentes reações químicas dentro do organismo, sendo que alguns deles são responsáveis ​​pela função natural e pelo desenvolvimento de aspectos das funções do nosso corpo.

Existem 13 minerais essenciais, sendo os principais:

  • Zinco: desempenha papéis vitais na divisão celular, no sistema imunológico e nos antioxidantes do organismo. Como suplemento, o zinco auxilia em processos inflamatórios, ajudando no reparo das células.
  • Selênio: os suplementos com selênio auxiliam na desaceleração do envelhecimento da pele. Esse mineral é um antioxidante natural que ajuda a proteger a pele contra uma série de danos.
  • Manganês: durante o processo de síntese tecidual, que requer um aumento da produção de colágeno, o manganês é necessário para a ativação da prolidase, enzima que fornece aminoácido prolina para a formação de colágeno nas células da pele humana.

Vitaminas

As vitaminas são elementos orgânicos necessários para garantir o funcionamento e o desenvolvimento do organismo, e são divididas em dois tipos: lipossolúveis e hidrossolúveis.

As vitaminas frequentemente usadas em nutricosméticos são a vitamina B5, também conhecida como ácido pantotênico, e a vitamina C.

A vitamina B5 aumenta a coenzima A (CoA), responsável pela diminuição do excesso de sebo, um óleo produzido pelas glândulas sebáceas, que por sua vez reduzirá o entupimento dos poros. Menos entupimento de poros significa menos acnes na pele.

A vitamina C é um importante para a produção de colágeno. Por isso, níveis inadequados dessa podem afetar a qualidade do colágeno, resultando em uma matriz delicada e facilmente destruída.

Extratos de plantas

Certos elementos e compostos extraídos das plantas são importantes para o funcionamento e o desenvolvimento saudável do organismo.

Não é nenhum segredo que as plantas apresentam propriedades únicas que as tornam úteis quando incorporadas à nossa dieta regular.

A cúrcuma, por exemplo, é um potente composto anti-inflamatório. Isso significa que a curcumina retarda o envelhecimento controlando a inflamação da pele.

Prebióticos e probióticos

A ideia de que o intestino e a pele estão conectados não é nova. As formas tradicionais de medicina que existem há milhares de anos têm uma longa história de abordagem centrada na relação do intestino e da pele saudável.

O microbioma intestinal é uma comunidade bacteriana complexa e dinâmica que desempenha um papel importante para o organismo.

Probióticos

Se a comunidade bacteriana vai mal, esse fenômeno é chamado de disbiose. A disbiose do microbioma está ligada a condições inflamatórias da pele, como rosácea, eczema e acne.

A boa notícia é que você pode nutrir sua microbiota com microrganismos vivos chamados probióticos.

Alguns dos benefícios que você pode obter por meio dos probióticos incluem melhorias nos folículos capilares, melhor elasticidade da pele e teor de umidade, bem como uma barreira cutânea mais resistente.

Prebióticos

Os prebióticos são o que você consome para alimentar os micróbios probióticos. Assim, a suplementação com prebióticos pode aumentar a ação dos probióticos, como a hidratação da pele.

Agora que você conhece os principais ativos usados nos nutricosméticos, entenda, a seguir, como eles agem no organismo.

Para quais fins os nutricosméticos podem ser utilizados?

Ao obter a ingestão nutricional correta por meio dos nutricosméticos, várias funções biológicas podem ser melhoradas:

Pele

Entre os nutricosméticos mais vendidos, uma grande preocupação dos consumidores é a aparência da pele. Nesse sentido, essas substâncias podem ser usadas para tratar problemas de pele causados ​​por desidratação, imperfeições, falta de nutrição e falta de elasticidade.

Alguns dos melhores nutricosméticos para a pele são colágeno, ácido hialurônico, antioxidantes e probióticos. Eles ajudam a restaurar a flexibilidade e a firmeza da pele, além de complementar a hidratação.

Cabelo e unhas

Há uma gama de produtos que fortalecem e proporcionam volume, brilho e/ou comprimento dos cabelos e das unhas. Alguns nutricosméticos são usados para tratar queda de cabelo.

Uma ótima opção para melhorar a condição geral do cabelo são: zinco, selênio e manganês. Já para problemas relacionados ao crescimento das unhas, o zinco, o selênio, a vitamina C e o ácido fólico são os mais indicados.

Emagrecimento

A perda de peso é um dos principais fins dos nutricosméticos na estética. Nesse sentido, o extrato de grão de café verde é comumente utilizado para esse fim.

A substância é feita com grãos de café que não foram torrados, sendo rico em ácido clorogênico, que podem contribuir para a redução de peso.

Solares

O mercado estético estendeu a proteção solar para além dos tradicionais protetores tópicos. A crescente pesquisa científica apoia a proteção contra os raios solares de dentro para fora do corpo humano, por meio de nutricosméticos e outras substâncias.

Sendo assim, o licopeno (encontrado no tomate), polifenóis (no chá verde e romã), resveratrol (no vinho tinto, uvas e amendoim) e flavonoides (cacau) podem prevenir danos causados ​​pelos raios UV na pele.

Como a legislação da Anvisa determina a prescrição desses suplementos?

Os nutricosméticos se encaixam, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na categoria de alimentos funcionais devido aos efeitos metabólicos e fisiológicos causados pelos nutrientes.

Vale ressaltar novamente que os nutricosméticos devem ser prescritos por um profissional de saúde devidamente capacitado para a prescrição desse tipo de substância. Dessa forma, essas substâncias devem ser ingeridas em dosagens recomendadas de acordo com as necessidades e histórico de saúde do paciente.

Especialização em prescrição de fitoterápicos

Para quem deseja atuar com prescrição de fitoterápicos, o IPOG oferece a pós-graduação remota em Nutrição Clínica, Esportiva e Prescrição de Fitoterápicos.

Por meio da especialização, o profissional adquire conhecimento técnico-científico e competências nos tratamentos nutricionais para a promoção e manutenção da saúde.

Ficou interessado? Preencha o formulário da página do curso, que um dos nossos consultores vai entrar em contato para tirar suas dúvidas sobre o curso.

Conheça o IPOG

Uma instituição de ensino com nome e reconhecimento no mercado faz a total diferença no currículo.

O IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação – oferece diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro de docentes professores de excelência e renome no mercado. A proposta é um ensino humanizado que estimule o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno.

O IPOG está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal e conta com quase 20 anos de experiência em formar grandes profissionais.

A satisfação do aluno se tornou a sua marca registrada: o índice chega a 97,14% em todo o país. Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado, o que fez com que a instituição alcançasse o status que tem hoje.

Para mais informações sobre os cursos da instituição, entre em contato conosco agora mesmo.

Gostou deste conteúdo sobre nutricosméticos? Veja estes também: 

Artigos relacionados

Conheça 15 direitos que todo paciente com câncer deveria saber O câncer é uma doença difícil de enfrentar e exige muita determinação do paciente e apoio de familiares, amigos e profissionais da saúde envolvidos no tratamento. Diante das dificuldades encontradas com a doença, é muito importante que os pacientes com câncer ...
Marketing em saúde: seja destaque on-line e transforme o seu negócio Você já ouviu falar em marketing em saúde? A jornada das pessoas na busca por informações, produtos e serviços no setor de saúde mudou muito ao longo das últimas décadas. Quem está empreendendo ou faz gestão de um negócio no setor pode encontrar no marketi...
7 cuidados diários para manter a sua pele saudável no verão A chegada do verão, datas especiais de fim de ano, férias, carnaval e outras programações da estação é um super convite para curtir esse período de muito sol.  Porém, devido às altas temperaturas, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. O sol é ...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo.

Comentários