Reconhecimento no mercado de Saúde Estética e Farmácia Clínica
6 minutos de leitura

Como ganhar reconhecimento no mercado de Saúde Estética e Farmácia Clínica?

Saúde Estética e Farmácia Clínica

Ser reconhecido no mercado de Saúde Estética e Farmácia Clínica é uma necessidade e um desafio para muitos profissionais de saúde e empreendedores. Ser valorizado está intimamente relacionado a habilidades profissionais diferenciadas, a proposta de valor que oferece ao paciente e pelos resultados alcançados.

Você já parou para pensar o que os profissionais de Saúde Estética e Farmácia Clínica devem fazer para ser reconhecido e estar no Top of Mind dos consumidores? Então continue a leitura desse artigo e descubra.

Mercado de Saúde Estética

A área estética cresce em ritmo acelerado. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), em 2016 o Brasil ocupou a terceira posição no ranking mundial com o maior mercado consumidor de produtos e equipamentos de beleza e estética e são faturados anualmente cerca de R$ 42,6 bilhões de reais no mercado de beleza.  Nessa colocação, o país fica atrás somente dos Estados Unidos e China.

A Pesquisa de Beleza e Cuidados Pessoais realizada pela Euromonitor identificou que em 2016 o mercado de estética no Brasil aumentou 4,6% em relação ao ano de 2015. Isso só reforça que o setor crescer e andou na contramão da crise econômica do país.

E esse cenário resulta em grandes oportunidades para o Farmacêutico Esteta, profissão regulamentada pelas resoluções nº 573/13, nº 616/15 e nº 645/17 do Conselho Federal de Farmácia, e para outros profissionais de saúde que atuem ou estejam interessados em atuar no mercado da Saúde Estética, como: Biomédicos, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Odontólogos, Esteticistas e Cosmetólogos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define que saúde não é apenas ausência de doença, mas sim um estado integral de bem-estar físico, mental e social. Dessa forma, os profissionais de saúde que realizam procedimentos estéticos têm a grande missão de promover a saúde por meio da beleza e do equilíbrio físico e emocional.

O que está causando a disfunção estética no paciente? Isso deve ser muito bem avaliado, pois da mesma forma que pode ser um problema de saúde, pode ser também um problema emocional. Você precisa entender de forma técnica e emocional o que está gerando o descontentamento estético do seu cliente.

Além de ser especialista nos procedimentos estéticos que o profissional atua, é preciso ter inteligência emocional e boas habilidades de comunicação e relacionamento para lidar com os problemas do paciente.

Na Saúde Estética o resultado positivo do paciente está associado com o seu sucesso e reconhecimento profissional.

Importância de se especializar em Saúde Estética

Para trabalhar com estética o profissional deve ser plenamente habilitado, ter as competências adequadas para os procedimentos que realiza e exercer a profissão de acordo com os atributos legais, éticos e científicos exigidos para a execução desse serviço da saúde, e não deve ser feito por uma pessoa sem a devida capacitação.

Isso é um assunto muito sério, pois um procedimento mal feito pode ocasionar graves riscos à vida de uma pessoa. Lamentavelmente, vemos muitos casos na mídia de pacientes que tiveram a saúde prejudicada ou até mesmo faleceram por se submeterem à procedimentos estéticos realizados de forma indevida.

Um caso recente, que provocou muita repercussão na mídia, foi o caso do DR. Bumbum.  Em julho, a bancária Lilian Quézia Calixto faleceu após ter complicações graves decorrentes de um procedimento estético, que supostamente, foi realizado de forma inadequada, pelo médico Denis Cesar Barros Furtado, popularmente conhecido como “Dr. Bumbum”, referência em Bioplastia – técnica de preenchimento para modelar partes do corpo.

A reportagem veiculada no programa Fantástico, da Rede Globo, e informações publicadas no site G1, mostraram que o médico não tinha os cuidados necessários com os materiais utilizados e também utilizava uma substância não indicada em grandes quantidades para procedimentos estéticos, o PMMA (polimetilmetacrilato), que pode trazer sérios prejuízos à saúde caso entre contato com o sangue.

O profissional deve ter a responsabilidade e a obrigatoriedade de realizar procedimentos estéticos da forma adequada. Um método que tem um papel fundamental para a execução de qualquer serviço relacionado com a saúde estética é a técnica asséptica.

Para saber como realizá-la de forma correta, leia o artigo: Você realiza a técnica asséptica de forma adequada na execução de procedimentos estéticos?

Mercado de Farmácia Clínica

De acordo com dados do Guia 2018 da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), o Brasil está entre 20 maiores mercados farmacêuticos do mundo, ocupou a 6ª posição no ranking global. A expectativa é que em 2022 o país alcance a marca de 5º maior mercado. E esse é um cenário muito favorável para a Farmácia Clínica.

A Farmácia Clínica tem sido cada vez mais valorizada no mercado da saúde. É uma área que está em desenvolvimento e ganhando mais força no Brasil. A Resolução nº 585/2013 do Conselho Federal de Farmácia regulamenta as atribuições clínicas do farmacêutico para a promoção, proteção e recuperação da saúde, além da prevenção de doenças e de outros problemas de saúde.

Bônus: Conheça as principais áreas de atuação do profissional especializado em Farmácia Clínica

Os serviços prestados na Farmácia Clínica devem ser integrados com o tratamento realizado por médicos e outros profissionais da saúde para o acompanhamento de pacientes idosos, diabéticos, em processo de emagrecimento, doenças crônicas, entre outros. O objetivo será sempre cuidar do paciente, promover a saúde, orientá-lo quanto ao uso correto do medicamento e aparelhos de medições.

A implantação da Farmácia Clínica reforça a importância e a preocupação de instituições de saúde com a saúde, segurança e bem-estar do paciente, e isso gera muito valor. A atenção farmacêutica também tem grande importância para auxiliar o paciente no tratamento de doenças crônicas e no acompanhamento farmacoterapêutico adequado para garantir o uso seguro de medicamentos e obter eficácia no tratamento.

Dessa forma, é imprescindível seguir os parâmetros da legislação e ter profissionais plenamente capacitados para tal função, que exige muito além de conhecimentos técnicos e científicos.

Exige também habilidades de comunicação e relacionamento para o farmacêutico interagir e conectar com o paciente. Por exemplo, se você tem um paciente que está em um tratamento contra obesidade, você tem que trabalhar técnicas para motivá-lo a seguir a dieta prescrita pelo nutricionista e empoderá-lo para ele mesmo ter domínio da situação. Se o paciente conseguir emagrecer e atingir os objetivos, ele vai falar bem de você, vai te indicar para outras pessoas.

O seu sucesso profissional e reconhecimento nesse mercado está totalmente ligado com resultado positivo do seu paciente.

Case de Sucesso em Farmácia Clínica

Muitos farmacêuticos estão aproveitando as oportunidades desse mercado e sendo referência em Farmácia Clínica. Te convido a conhecer a história de Marinette Borges, farmacêutica especializada em Atenção Farmacêutica & Farmácia Clínica pelo IPOG, empresária e educadora em diabetes mellitus, que se tornou a primeira farmacêutica clínica de Mato Grosso a possuir um consultório farmacêutico e a primeira Farmacêutica de Cuiabá com o alvará sanitário para vacinação, e o melhor, implantou tudo isso na sua própria drogaria.

Prepare-se: você vai conhecer um case de sucesso profissional fantástico. Leia o artigo e inspire-se com essa leitura: A pós-graduação que incentivou Marinette Borges a abrir o seu próprio consultório farmacêutico.

Como se destacar e ganhar reconhecimento no mercado de Saúde Estética e Farmácia Clínica?

Fazer a diferença na vida e na saúde das pessoas é o propósito de valor da Saúde Estética e Farmácia Clínica. É um mercado muito concorrente e por isso você precisa saber como crescer, ser reconhecido e gerar ainda mais valor para seus clientes.

Além do gerenciamento eficaz do negócio, você precisa se preocupar com a saúde do paciente através de ferramentas e técnicas de empoderamento para que ele mesmo crie consciência, autoconfiança e tenha motivação para alcançar o objetivo.

Além disso, é de extrema importância que você crie uma conexão de confiança com o cliente, estabeleça um relacionamento por meio de uma comunicação eficaz que vai além de falar bem, mas também de ouvir bem, olhar no olho e prestar atenção nos anseios do paciente para que ele tenha uma proximidade maior com você e seja mais comprometido com o tratamento.

O paciente precisa sentir confortável e ter confiança com o seu atendimento, pois ele está entregando o corpo dele nas suas mãos para conseguir o resultado que almeja. E se o resultado for favorável, ele vai falar bem de você e te indicar para outras pessoas. E isso é a grande chance para o reconhecimento profissional.

Outra dica profissional que faz muita diferença é ser autoridade em uma área. Seja especialista e foque para você ser o melhor profissional de determinado segmento. A busca pela capacitação contribui para alavancar sua posição no mercado. O seu conhecimento é fator determinante nos resultados do paciente, busque a alta performance em tudo que realizar.

Ter segurança na atuação clínica para oferecer o cuidado adequado para o paciente e proporcionar a sua integridade da saúde física, mental e social também é parte fundamental nesse processo de reconhecimento profissional. Qualifique em instituições de qualidade, invista em produtos e equipamentos de referência no mercado, ofereça um serviço com excelência.

Você já parou para pensar como deve agir para se destacar profissionalmente? As respostas para as perguntas abaixo podem te orientar a ser um profissional de destaque no mercado de Saúde Estética e Farmácia Clínica, um diferencial da concorrência. Então, reflita e responda para si mesmo:

  • Qual problema você resolve?
  • O que você faz de maneira especial, extraordinária?
  • Você é muito bom em que? Você é especialista em que?
  • Quando o cliente está perto de você, o que ele sente?
  • Você se conecta com seu paciente? Ele se sente acolhido por você? Ele se sente entendido?
  • Você oferece os melhores serviços?
  • Você utiliza materiais e produtos de qualidade?
  • A sua equipe está treinada e  conectada com a proposta de valor que quer passar para seus clientes?
  • Em que área você precisa se especializar mais? Já planejou quando começar?
  • Qual a realidade que você quer? Só você pode criar o seu mundo.

Para conquistar esse espaço e ser um profissional reconhecido depende muito da sua personalidade, seu otimismo, seu propósito, valor e habilidades profissionais que fazem a diferença.

Lembre-se: a sua persistência vai levar você onde quer e a congruência vai fazer você permanecer.

Com a leitura desse artigo você percebeu que para ingressar nesse mercado e ter sucesso profissional é preciso se capacitar. Se você procura uma instituição de ensino de qualidade, conheça os cursos de Saúde e Atenção Farmacêutica & Farmácia Clínica do IPOG e se especialize. Faça a diferença nessa área e seja um profissional de alta performance.

Artigos relacionados

Quais procedimentos estéticos invasivos não-cirúrgicos o Farmacêutico Esteta pode realizar? A saúde estética tem a função de promover a saúde por meio do equilíbrio entre corpo, mente e saúde com a realização de recursos e procedimentos estéticos. É uma área crescente no mercado, que atinge um grande público e a cada vez mais conquista novos adeptos....
Farmácia clínica: o que você precisa saber para se tornar um profissional de excelência na área A farmácia clínica é uma área de muita importância e de plena ascensão no mercado de saúde. A atividade clínica do farmacêutico é uma política do Governo Federal e as legislações contribuem para consolidar essa profissão no Brasil.  A Lei Federal 13.021, de ag...
Pós-graduação em Cosmetologia: formação avançada para se destacar no mercado O mercado de estética e cosméticos é um dos poucos setores da economia que mantém uma certa estabilidade, independentemente das influências externas. Isso se deve, é claro, à sua grande demanda: todo mundo, em algum grau, cuida da pele, mesmo que passe apenas...

Sobre Marcelo Cristian

Especialista em Business, empreendedorismo no mercado de saúde. Farmacêutico, atuou mais de 15 anos no mercado farmacêutico, sendo 6 só de indústria farmacêutica. Diretor da DESENVOLVA CONSULTORIA, empresa que já capacitou indústrias como PFIZER, MEDLEY, EMS. Redes de Farmácias e Distribuidoras Farmacêuticas. Como Professor de Gestão Estratégica, Planejamento e Liderança tem difundido seus conhecimentos através de Universidades e Redes renomadas de ensino.