Criminalística e aplicabilidade nas diversas áreas de atuação
< 1 minuto de leitura

Criminalística e aplicabilidade nas diversas áreas de atuação

IPOG, Criminalística

Incluída no âmbito das ciências forenses, a criminalística tem como principal finalidade a produção de prova pericial que possa elucidar um determinado fato de interesse jurídico, organizacional ou até mesmo de pessoa física.

De acordo com o professor do curso de MBA Ciências Forenses e Perícia Digital do IPOG, Fernando Jesus, essa prova serve para decidir como determinado fato ocorreu, a partir de uma análise científica, sempre em busca da verdade.

Como bem destaca o especialista, o que chama atenção nesta área é que os métodos da criminalística podem ser aplicados nas mais variadas ciências, como contabilidade, química, biologia, engenharia, psiquiatria, antropologia, biomedicina, medicina, psicologia, entre outras.

“Sempre que houver uma decisão importante a ser tomada para determinado caso de interesse cível, penal ou administrativo, a criminalística e as ciências forenses serão necessárias”, garante Fernando.

Ele acrescenta ainda que as provas produzidas servirão de fundamento e discussão para a análise dos fatos. Nesse processo, os profissionais que se interessam por investigação, gostam de pesquisar e são atentos aos pequenos detalhes saem em vantagem e conseguem alcançar resultados mais efetivos ao desvendar crimes.

Perito Criminal

Na condição de perito criminal (área considerada muito promissora), é possível atuar no diagnóstico dos mais diversos casos, como um acidente de trânsito com vítimas, homicídios, roubos, análise de documentos e até mesmo averiguar ocorrências de explosões ou acidentes de trabalho.

O grande propósito daqueles que se dedicam a esse setor é esclarecer a verdade e, desta forma, fazer justiça baseada em fatos que possam ser comprovados. Muitas áreas são úteis para serem aplicadas pela criminalística e ciências forenses, reforça Fernando, basta se identificar com a produção de informações de forma inteligente.

 

Artigos relacionados

A judicialização pelo direito à saúde: por que os processos podem demorar tanto? Para garantir o direito à saúde, a solução para milhares de pessoas é recorrer à justiça. A chamada judicialização da saúde ganhou destaque a partir de 2003 nos debates relacionados à negação de tratamentos e medicamentos no Brasil. É uma questão que envolve o...
9 dicas incríveis para ter sucesso profissional na área de Direito Médico O Direito Médico é uma área em expansão e extremamente importante para atender as demandas judiciais relacionadas à saúde. O profissional especializado em Direito Médico entende os direitos e os deveres, vinculados às questões jurídico-legais, dos profissionai...
Reforma Trabalhista acaba com o pagamento de horas in itinere Promulgada em 13 de julho de 2017, a Reforma Trabalhista (Lei nº 13.467) é um marco na ordem trabalhista brasileira, tendo provocado alterações significativas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Apesar de mais de 20 direitos dos trabalhadores não tere...

Sobre Fernando de Jesus Souza

Professor do curso de MBA Ciências Forenses e Perícia Digital do IPOG