Atualmente, as estratégias de marketing se dividem em duas principais abordagens: marketing clássico ou digital. Ambas possuem características e ferramentas próprias que podem ser usadas para alcançar diferentes objetivos.
Se você busca uma especialização, mas não sabe em qual modalidade investir, este artigo irá ajudar.
Neste conteúdo, o IPOG irá explorar a importância do marketing clássico ou digital para os profissionais e como eles podem tirar proveito de ambas para alcançar os melhores resultados para suas empresas ou clientes. Confira!
Quais os tipos de marketing?
Existem vários tipos de marketing, cada um com suas próprias características e objetivos.
Conheça alguns deles abaixo.
- Marketing de Produto: focado na promoção e venda de um produto. Inclui pesquisas de mercado, desenvolvimento de itens, preços, distribuição e promoção para alcançar o público-alvo;
- Marketing de Serviços: usado para promoção e venda de serviços, focado na estratégia de demonstrar aos clientes a qualidade e a eficácia do serviço oferecido;
- Marketing de Conteúdo: estratégia de criação e distribuição de conteúdo relevante e valioso para o público-alvo, com o objetivo de atrair e engajar o público-alvo e gerar leads;
- Marketing de Influência: utiliza influenciadores digitais para promover produtos e serviços;
- Marketing de Eventos: promove produtos e serviços por meio de eventos ao vivo, como feiras e exposições.
Marketing clássico e sua importância para o mercado
O marketing clássico é um conjunto de estratégias e técnicas desenvolvidas no início do século 1920, que ainda é fundamental para o sucesso das empresas.
Mesmo com a evolução das técnicas, esse modelo fornece as bases sólidas necessárias para a criação de uma estratégia mais eficaz para todos os tipos de marketing.
Conheça mais sobre os objetivos dessa estratégia.
Reconhecimento de marca
As empresas podem usar técnicas de marketing clássicas para aumentar a visibilidade da marca e torná-la mais reconhecida pelos consumidores, ajudando muito em setores competitivos, onde as empresas precisam se destacar em meio à concorrência.
Atingir públicos amplos
As campanhas de publicidade em massa podem atingir milhões de pessoas, criando uma ampla base de clientes em potencial para as empresas.
Estabelecer confiança
Campanhas publicitárias bem-sucedidas podem criar uma imagem positiva da marca na mente dos consumidores, aumentando a confiança e a lealdade à marca.
Quais as ferramentas do marketing tradicional?
O marketing tradicional dispõe de várias ferramentas e técnicas para alcançar o público-alvo e promover produtos ou serviços. Conheça algumas delas:
- anúncios em televisão, rádio e jornais: o uso de anúncios em meios de comunicação de massa é uma das formas mais tradicionais de fazer propaganda;
- material impresso: cartazes, folhetos, panfletos e catálogos são algumas das formas tradicionais de divulgar produtos ou serviços, que são distribuídos em locais estratégicos;
- marketing direto: técnica que envolve o envio de informações sobre produtos ou serviços diretamente para o público-alvo, geralmente por meio de correio, e-mail ou ligação telefônica;
- eventos e patrocínios: a participação em eventos ou causas populares pode ajudar a aumentar a visibilidade da empresa e construir a sua imagem.
Marketing digital: de olho nas tendências de hoje e do futuro
O marketing digital é uma área em constante evolução que se adapta às mudanças tecnológicas e às novas tendências do mercado. Esse modelo oferece uma variedade de canais de comunicação e permite que as empresas se conectem com seus clientes de forma mais direta e personalizada.
Conheça mais sobre as possibilidades dessa estratégia.
Conteúdo em vídeo
Essa tem sido uma tendência crescente nos últimos anos e deve continuar a ser popular no futuro. As empresas podem usar vídeos para promover produtos ou serviços, compartilhar tutoriais, dar depoimentos de clientes etc.
Automação de marketing
Permite que as empresas automatizem várias tarefas de marketing, como o envio de e-mails personalizados, a criação de campanhas de publicidade e a análise de dados. Hoje, existe uma vasta lista de ferramentas que podem ajudar com essa automação.
Inteligência artificial
A IA está se tornando cada vez mais importante no marketing digital. Ela pode ajudar a personalizar o conteúdo, otimizar campanhas de publicidade, prever tendências de mercado e muito mais.
Quais as ferramentas do marketing digital?
O marketing digital oferece uma ampla gama de ferramentas e técnicas para promover produtos e serviços na era on-line. Algumas das suas principais ferramentas incluem:
- site e SEO: ter um site é essencial para empresas em qualquer segmento, pois é o local onde as pessoas podem encontrar informações sobre a empresa, seus produtos ou serviços. Contudo, a otimização para SEO é a estratégia ideal para posicionar a marca nos buscadores;
- marketing de conteúdo: envolve a criação de conteúdo relevante e útil para o público-alvo, como blogs, artigos, vídeos e infográficos;
- redes sociais: as empresas podem usar plataformas como Facebook, Instagram e Twitter para promover seus produtos e serviços, criar engajamento com o público e fortalecer a imagem da marca;
- e-mail marketing: forma eficaz de se comunicar com clientes em potencial e atuais, fornecendo informações sobre produtos, promoções e outros conteúdos relevantes.
- marketing de busca paga (SEM): o SEM envolve a criação de anúncios pagos para aparecer nos resultados de pesquisa.
Por que o profissional de marketing deve entender do modelo clássico e do digital?
O profissional de marketing deve entender tanto do modelo clássico quanto do digital, porque cada abordagem tem suas próprias características e vantagens. Dessa forma, as empresas e marcas podem se beneficiar de ambas para alcançar seus objetivos de maneira mais eficaz e eficiente.
O marketing clássico é uma abordagem tradicional que se concentra em mídias off-line, como TV, rádio e jornais, e é eficaz para alcançar uma audiência ampla e diversificada.
Já o marketing digital é uma abordagem moderna que utiliza a internet e as redes sociais como principais canais de comunicação. Assim, é essencial para atingir públicos específicos e para medir com precisão o impacto das campanhas.
Juntas, as duas abordagens garantem vantagens e formam um profissional completo e pronto para atuar em todas as frentes.
A importância de uma pós-graduação na área
Uma pós-graduação na área de marketing é fundamental para quem deseja se destacar no mercado atual. Com a concorrência cada vez mais acirrada, é preciso estar preparado para enfrentar desafios e desenvolver estratégias eficientes.
Além disso, a especialização em marketing proporciona um conhecimento mais aprofundado sobre o comportamento do consumidor, tendências do mercado e técnicas de vendas, o que pode resultar em vantagem competitiva para o profissional e a empresa em que atua.
Potencialize suas ações com o MBA em Marketing: do clássico ao digital
O ambiente corporativo está cada vez mais complexo, dinâmico e imprevisível. Com isso, as empresas passam a demandar e a valorizar um perfil mais completo de executivos e fornecedores de serviços de marketing.
Você, como profissional da área, precisa ter um rol amplo de ferramentas e metodologias, bem como robustez prática e conceitual para saber qual o melhor caminho mediante as constantes mudanças do mercado.
Não há mais espaço para as mesmas soluções de sempre, muito menos para profissionais só on ou só off-line. Por isso, foque em uma formação completa como o MBA em Marketing: do clássico ao digital.
Módulos do curso
- Marketing de Verdade: do clássico ao digital
- Desenvolvimento de soluções com Design Thinking e Customer Experience (CX)
- Gestão Integrada da Comunicação
- Branding: Gestão de marcas e de Experiências
- Estratégias de Crescimento I – Gestão de tráfego: Google e Website
- Estratégias de Crescimento II – Growth: Redes Sociais e Landing Pages
- Criação e Gestão de E-commerce
- Gestão Estratégica de Serviços na Era Digital
- Gestão de Projetos em Marketing
- Planejamento Estratégico de Marketing I – Diagnóstico e Auditorias
- Planejamento Estratégico de Marketing II – Visão de Futuro e Entregas Táticas
- Transformação Digital: Inovação, Tecnologias e Tendências
Aulas on-line e ao vivo
No IPOG, os alunos têm a oportunidade de aprender por meio de aulas remotas (on-line e ao vivo), o que proporciona maior flexibilidade e facilidade de acesso à formação de alta qualidade oferecida pela instituição. Isso permite que os estudantes conciliem sua rotina de estudos com a jornada de trabalho de forma mais adequada.
Professores de renome do mercado
O MBA conta com um corpo docente formado por mestres e doutores altamente capacitados, que possuem vasto conhecimento teórico e experiência prática para oferecer uma formação completa.
Assim, o estudante tem a oportunidade de conhecer tanto teórica quanto prática, garantindo maior segurança na atuação profissional.
Metodologia voltada para a prática
O curso é focado na prática e investe na metodologia ativa, inspirada nas melhores faculdades norte-americanas. O objetivo é proporcionar uma experiência de ensino mais eficaz e dinâmica aos estudantes.
Invista em uma formação completa com o IPOG
Toda organização é, em primeiro lugar, uma organização de marketing. Então, capacitar-se neste contexto torna-se ainda mais importante!
O IPOG traz para você um curso único, extremamente moderno e adaptado às necessidades atuais, bem como às perspectivas futuras do mercado. Seja você esse profissional do futuro!
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