A performance digital das empresas ganha cada vez mais importância em um cenário de alta competitividade, em que as companhias precisam se destacar no mercado para atrair e manter clientes.
Por isso, uma formação em marketing digital com foco na análise da performance digital é capaz de atender às principais demandas dos negócios e garantir que o profissional se destaque com uma formação analítica e completa.
Neste artigo, explicamos a importância de avaliar a performance digital e citamos os principais recursos disponíveis para análise. Além disso, você vai conhecer a formação do IPOG que é voltada para desenvolver habilidades nessa área e os diferenciais do curso e por que se matricular na instituição.
Confira!
A importância da performance digital para marcas e empresas
A performance digital pode ser definida como o resultado obtido por meio de estratégias de marketing de performance. Esse último conceito, por sua vez, se trata de uma estratégia baseada no desempenho. Assim, os profissionais fazem testes e utilizam os dados alcançados para a criação e a otimização de campanhas.
Por isso, a performance digital se refere a fatores como cliques na página, conversões de venda e quantidade de leads que foi gerada. Dessa forma, a ideia do marketing de performance é oferecer maior precisão para atingir um público determinado, por meio do conteúdo certo.
Nesse sentido, as empresas se beneficiam ao obter uma análise em tempo real do desempenho de anúncios, a fim de adaptar e propor soluções ainda durante a campanha.
Além disso, o marketing de performance permite aumentar o alcance do público e diminuir o risco, devido à precisão das estratégias.
Como melhorar resultados de campanhas com marketing de performance?
Algumas iniciativas são essenciais para impulsionar os resultados de campanhas com marketing de performance. Entre elas, estão a definição de indicadores e metas, o acompanhamento do funil de vendas e a avaliação dos rendimentos dos canais digitais.
Entenda, a seguir, como melhorar os resultados da empresa por meio da performance digital.
Defina indicadores
Já que os resultados são o principal foco desse tipo de estratégia, é fundamental que o planejamento das ações inclua o acompanhamento de indicadores de desempenho.
Sendo assim, delimita quais serão os KPIs (Key Performance Indicator) que serão analisados para a sua estratégia, conforme os objetivos da campanha.
Um KPI é um número que deve ser superado e pode ser usado com qualquer métrica, a exemplo do ticket médio e do Retorno sobre Investimento (ROI). Após essa definição, devem ser listadas as ações que devem ser executadas para atingir as metas, como melhorar as imagens e o conteúdo da página.
Tenha metas em curto, médio e longo prazos
Com isso, também é indicado que o acompanhamento seja feito de forma periódica. Você pode definir metas em curto, médio e longo prazos para que o processo seja mais assertivo.
Além do mais, a depender dos resultados, as metas podem ser alteradas para se adequar à realidade do negócio.
Acompanhe o funil de vendas
Depois, é importante fazer o acompanhamento do lead pelo funil de vendas desde o momento em que teve o primeiro contato com a empresa até o fechamento do negócio. Assim, é possível elaborar as estratégias apropriadas para cada fase, a partir da descoberta, passando pelo reconhecimento do problema, até a decisão de compra.
Analise os resultados dos canais digitais
O marketing de performance também depende da avaliação dos resultados de canais digitais. Assim, a partir da avaliação dos benefícios de cada um deles, você pode alternar entre os canais em busca de um melhor retorno.
Conheça ferramentas que ajudam a melhorar a performance digital
As equipes que atuam com performance digital podem contar com algumas ferramentas que auxiliam no acompanhamento de resultados, impulsionando o desempenho.
Confira os principais recursos disponíveis no mercado e que podem gerar ótimos insights para o negócio.
Plataforma Ads
As plataformas Ads permitem que você crie e publique as suas campanhas de anúncios. Isso acontece com sites famosos, como o Google Ads e o Yahoo Ads, assim como redes sociais, a exemplo do LinkedIn Ads, Facebook Ads e Twitter Ads.
Esses anúncios são essenciais para a construção do gerenciamento de mídia paga e atração de público de forma segmentada.
Google Analytics
O Google Analytics, por sua vez, possibilita a visualização de dados demográficos de quem está visitando o site de uma empresa depois de clicar em um anúncio. Dessa forma, é possível conhecer as origens do tráfego e entender o fluxo do usuário dentro do site.
Google Optimize
Já o Google Optimize faz testes em páginas de sites para melhorar a usabilidade e o acesso. Essa é uma ferramenta necessária para o marketing de performance, porque os resultados também podem depender desse tipo de resposta.
O Optimize promove testes A/B que são ideais para comparação de páginas com design diferente e com o mesmo conteúdo. Dessa forma, dá para saber qual das páginas gera os melhores resultados.
Hotjar
Uma ferramenta útil para saber o comportamento de visitantes encaminhados por anúncios na sua página de vendas é o Hotjar. O recurso tem funções como o Mapa de Calor, que mostra as áreas da sua página que recebem mais cliques, toques, interações e rolagens.
WooRank
Já o WooRank é uma ferramenta para monitoramento avançado de SEO, auditoria e revisão de sites. Esse recurso permite que você faça uma análise competitiva e o rastreamento do site, por meio de insights que podem otimizar a sua página.
Conheça a formação em Marketing Digital do IPOG
Gostou de entender o que é performance digital e por que esse conceito é importante para a estratégia de marketing de empresas? O IPOG oferece a formação em Marketing Digital, um curso remoto de curta duração para garantir a sua qualificação de acordo com as últimas tendências de mercado.
Essa formação é inovadora porque explora, além das ferramentas convencionais de marketing digital, a tecnologia aplicada a negócios. Assim, os profissionais matriculados podem obter conhecimento sobre áreas como Inteligência de Dados e Branding.
Curso remoto e de curta duração
A principal vantagem de um curso remoto é a flexibilidade para estudar de onde você preferir. Em comparação com a modalidade presencial, é possível encaixar melhor o curso em sua rotina, com menos horas de deslocamento.
As aulas são on-line e ao vivo, promovendo uma formação completa em curto prazo.
Módulos do curso
- Máquina de Resultados (14 horas)
- Google e seu Negócio (14 horas)
- Redes Sociais e Negócios Digitais (14 horas)
- Branding e Design para Redes Sociais (14 horas)
- Performance Digital: Mensurando e Crescendo (14 horas)
Aprenda com os melhores profissionais do mercado
A formação em Marketing Digital conta com professores com experiência prática no mercado. O corpo docente também apresenta uma carreira acadêmica consolidada, sendo eles mestres e doutores nas áreas que lecionam.
Além disso, os professores têm projetos bem-sucedidos, ajudando a apresentar soluções reais para os problemas do setor de marketing e performance digital.
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