Psicologia Escolar e Educacional: por que se especializar
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Especialização em Psicologia Escolar: o que levar em consideração ao escolher

Especialização em Psicologia Escolar: o que levar em consideração ao escolher

Ter um profissional para atuar com Psicologia Escolar é cada vez mais comum nas escolas brasileiras. Uma realidade já tradicional nos melhores sistemas educacionais do mundo, no Brasil a presença do profissional nas escolas seguiu um ritmo lento, apesar de a relação entre Psicologia e Educação ser antiga.

Ao longo do tempo, especialmente as unidades de ensino particulares passaram a investir na área de Psicologia – em muitos casos, como um diferencial, mas também cientes das contribuições que o psicólogo pode trazer ao contexto educacional como um todo.

No contexto da escola pública, a presença de um profissional da Psicologia foi regulada apenas em 2019, por meio da Lei nº 13.935. No texto aprovado pelo governo federal, fica estabelecida a criação de equipes multidisciplinares para ofertar serviços de Psicologia e Serviço Social abrangendo toda a educação básica.

Se antes a atuação do profissional de Psicologia já era fundamental no contexto escolar, amparando todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem – criança/adolescente, família e escola – agora, no cenário desenhado pela pandemia, com novas dinâmicas (aulas remotas, home office e outros efeitos), é ainda mais importante.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com alguns pontos importantes para quem está buscando curso de especialização na área de Psicologia Escolar. Afinal, o contexto de atuação é bem dinâmico e demanda as melhores capacitações.

O que é Psicologia Escolar?

A Psicologia Escolar é um campo de atuação do psicólogo, que se ampara nos saberes da Psicologia da Educação, da Psicologia Clínica e de outros ramos, tendo como foco o processo educativo, os sujeitos e as relações envolvidas nesse contexto.

A atuação do psicólogo escolar está regulamentada na Resolução nº 13/2007, do Conselho Federal de Psicologia, que traz diretrizes sobre o trabalho a ser realizado na educação formal e no campo administrativo dos estabelecimentos escolares.

Qual a importância da Psicologia Escolar?

Da sala de aula à comunidade escolar como um todo, a Psicologia Escolar é fundamental para a mediação das relações sociais e institucionais, a fim de promover integração entre as partes do processo educacional.

Mais do que isso, é um campo que vai se ocupar do desenvolvimento integral do ser, da busca por qualidade de vida, da realização de avaliações psicológicas e da identificação de dificuldades de aprendizagem, problemas comportamentais, entre outros.

Em momentos como o atual, em que a saúde mental está em evidência, tanto pela quantidade de pessoas que padecem de transtornos quanto pelos contextos em que isso ocorre (trabalho, família etc.), a Psicologia na escola também oferece amparo nesse sentido.

Conheça a atuação do psicólogo em escolas

Por ser uma área ampla e complexa, também são muitos os desafios do psicólogo escolar. Algumas das principais atividades desse profissional são:

A importância da especialização para o profissional de Psicologia

Além de ser um diferencial no currículo, fazer uma pós-graduação permite ao profissional de Psicologia desenvolver um arsenal teórico-prático para atuar com mais assertividade e/ou expandir as possibilidades de carreira.

A formação geral da graduação não é mais suficiente para adquirir o perfil profissional desejado pelo mercado, sempre tão competitivo e desafiador, em qualquer área. Por essa razão, cada vez mais psicólogos têm investido em especializações como forma de avançar em busca das melhores oportunidades.

Desafios da pesquisa em Psicologia Escolar

A falta de formação especializada para demandas reais do complexo ambiente escolar é um impedimento não somente à atuação do psicólogo como também ao desenvolvimento de pesquisas nesse campo. Pesam ainda sobre esse contexto as novas realidades socioeducativas do país e a falta de suporte das escolas.

Na educação pública, a presença de psicólogos não era amparada por política de âmbito federal até a lei de 2019. Assim, os profissionais que se envolvem com o ambiente escolar estão, normalmente, fora desse contexto e, portanto, têm uma visão parcial da realidade, afetando também as pesquisas.

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